Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
FRANCISCO FÉLIX DE LIMA      Francisco Félix de Lima (Chico Santeiro do Seridó), nasceu no dia08 de agosto de 1927, natura...
A fase mais difícil de sua vida foi nos últimos 15 anos até a suamorte, levou uma vida de restrições absolutas, ficou cade...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Francisco félix de lima

723 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Francisco félix de lima

  1. 1. FRANCISCO FÉLIX DE LIMA Francisco Félix de Lima (Chico Santeiro do Seridó), nasceu no dia08 de agosto de 1927, natural de Bulhões, município de Acarí, Rio Grandedo Norte. Filho de Tomaz Ferreira de Lima e Águida Maria da Conceição.Desde criança foi fazedor de imagens, com simples argila, revelando umavocação artística. Conheceu as primeiras letras com professores volantes nacasa da fazenda. Casou-se em 1962 com Ana de Medeiros Lima, natural de CurraisNovos/RN, filha de José Galvão de Medeiros e Maria Rosa de Medeiros.Dessa união nasceram quatro filhas Eufrásia, Francinete, Aurinete eAurineide. Após o casamento mudou-se para cidade de Currais Novos/RN paratrabalhar como funcionário na empresa da Mineração Brejuí como soldadorelétrico até os dias de sua aposentadoria. Aposentado, Chico Santeiro realizou-se na arte, fez-se homem feliz,de canivete em punho, foi fazedor de diversas esculturas em madeira deumburana. Sua arte possuiu tal força, que, mesmo sem ter estudado emescolas de belas artes, foi solicitado por encomendas dos vários recantos dopaís, e até do estrangeiro. Entre as muitas peças de seu trabalho, se faznecessário destacar algumas obras sacras - o Cristo do Salão Nobre daPrefeitura Muncipal de Currais Novos RN, a orquestra e imagens sacras noespaço de cultura popular em Natal/RN, Cristo da Matriz de Carnaúba dosDantas, imagens de Santas no Monte do Galo de Carnaúba dos Dantas, OSão Joaquim na Catedral de Caicó, imagem de Santana sobre a encomendaMons. Ausônio Araújo na Matriz de Santana de Currais Novos/RN,diversas peças no acervo particular do Pe. Antenor Cabral em Caicó. Suasobras tem vida, expressão e movimento.
  2. 2. A fase mais difícil de sua vida foi nos últimos 15 anos até a suamorte, levou uma vida de restrições absolutas, ficou cadeirante, mais nãodesistiu de se realizar na arte, o dom da arte marcou-o como tal – prazer eadmiração pelo que sempre foi capaz de fazer, esculturas, restaurações degesso e pinturas. Faleceu no dia 31 de agosto de 2009 às dez horas e trinta minutos noHospital Regional Padre João Maria, o velório foi realizado na capela SãoLucas Tadeu e o sepultamento no cemitério Nossa Senhora de Fátima nodia seguinte.

×