Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Fração geratriz voltadas ao 7º ano

491 views

Published on

Frações do 7º ano

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Fração geratriz voltadas ao 7º ano

  1. 1. Fração geratriz Como achar a fração geratriz de uma dízima periódica? Michele Viana Debus de França* Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação A fração geratriz é aquela que dá origem a uma dízima periódica. Aqui, vamos dar dicas de como achar as frações geratrizes de dízimas periódicas simples e compostas, de uma forma bem prática. Dízimas periódicas simples a) 0,2222... Período: 2 Coloca-se o período no numerador da fração e, para cada algarismo dele, coloca-se um algarismo 9 no denominador. <="" td="">
  2. 2. <="" td=""> Nesse caso, temos uma dízima simples e a parte inteira diferente de zero. Uma estratégia é separar parte inteira e parte decimal:
  3. 3. <="" td=""> Dízimas periódicas compostas a) 0,27777... Aqui, a dica é um pouco diferente: para cada algarismo do período ainda se coloca um algarismo 9 no denominador. Mas, agora, para cada algarismo do antiperíodo se coloca um algarismo zero, também no denominador. No caso do numerador, faz-se a seguinte conta: (parte inteira com antiperíodo e período) - (parte inteira com antiperíodo) Assim:
  4. 4. <="" td=""> b) 1,64444...
  5. 5. <="" td=""> c) 21,308888... (o período tem 1 algarismo e o antiperíodo tem 2 algarismos) <="" td=""> d) 2,4732121212... (o período tem 2 algarismos e o antiperíodo tem 3 algarismos)
  6. 6. <="" td=""> Por que dá certo? Veja a explicação na forma como geralmente se aprende a achar a fração geratriz na escola: Chama-se a fração geratriz de x: <="" td=""> Para achar o valor de x, encontram-se múltiplos dele com apenas o período na parte decimal
  7. 7. <="" td=""> E subtraem-se as duas igualdades <="" td=""> Assim, cria-se uma equação e elimina-se a parte infinita dos números envolvidos, achando-se a fração geratriz. Note que, no método mais prático, a conta sugerida é a mesma que aparece na equação: 164 - 16, e o denominador fica exatamente com os mesmos algarismos.
  8. 8. No caso do exemplo D, deve-se multiplicar x por números ainda maiores, para se achar a mesma parte decimal nos dois números a serem subtraídos: <="" td=""> *Michele Viana Debus de França é licenciada em matemática pela USP e mestre em educação matemática pela PUC-SP. ÍNDICE DE MATEMÁTICA IMPRIMIR ENVIAR

×