Evolução dos computadores 2 pronto

5,401 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
5,401
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
161
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Evolução dos computadores 2 pronto

  1. 1. EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES
  2. 2. GERAÇÃO ZERO Ábaco ( 2000 AC) Foi inventado pelos Chineses sendo usado até hoje. Instrumento que auxilia nos cálculos.
  3. 3. GERAÇÃO ZERO  Maquina de Calcular Pascal  O próximo passo no desenvolvimento de máquinas de calcular foi a invenção da primeira "engenhoca" capaz de somar ou diminuir números muito rapidamente. A Pascalina, como foi apelidada a primeira calculadora mecânica, foi criada quando Pascal tinha apenas dezoito anos.
  4. 4. PRIMEIRA GERAÇÃO (1943-1959) VÁLVULAS Computadores construídos de válvulas eletrônicas. Tinha dispositivos de entrada e saída. Baixa Velocidade e um alto custo. Collussus: Construído pelo governo Britânico com objetivo de descobri códigos secretos. Considerado o Primeiro computador eletrônico digital construído no mundo.
  5. 5. PRIMEIRA GERAÇÃO (1943-1959) VÁLVULAS  ENIAC (1946) Construído com objetivo de auxiliar o exercito americano no processo de mira de sua artilharia pesada. Pesada 30.000Kg, consumia 140.000W e tinha 18.000 válvulas. Para programas o Eniac era necessário programar 6000 Chaves e conectar um numero imenso de cabos. A válvula é um tubo de vidro do qual praticamente todo o gás foi retirado, criando um ambiente de vácuo, contendo eletrodos e grades metálicas, cuja finalidade é controlar o fluxo de elétrons.
  6. 6. PRIMEIRA GERAÇÃO (1943-1959) VÁLVULAS Inventada pelo gênio John von Neumann. Ele imaginou que os programas poderiam ser representados em forma digital na memória do computador, juntos com os dados. Considerado o primeiro computador com programa armazenado, e ainda é a base de praticamente todas as máquinas atuais. Máquina ISA
  7. 7. SEGUNDA GERAÇÃO (1965 – 1969) TRANSISTOR Com uso dos transistor os TRADIC (1955) computadores ficaram O primeiro computador transistorizado, menores, e reduziu feito pela Bell Laboratories. drasticamente o número de o TRADIC, o qual possuia 800 falhas e a dissipação de transistores, sendo cada um em seu calor. próprio recipiente.
  8. 8. TERCEIRA GERAÇÃO (1964 – 1971) CIRCUITO INTEGRADO Os engenheiros do TexasInstrumentos desenvolveram o CI (Circuito Integrado), também IBM SYSTEM/360 (1964) conhecidos como pastilhas e Construído com ICS,chips. Esses chips incorporavam, projeto tanto para numa única peça de dimensões computação cientifica reduzidas, várias dezenas de quanto para rodar transistores já aplicações comerciais. interligados,formando circuitos eletrônicos complexos.
  9. 9. TERCEIRA GERAÇÃO (1964 – 1971) CIRCUITO INTEGRADO 1975 - Lançamento do primeiro microcomputador: Altair 8080. O primeiro microprocessador no mundo foi o Intel 4004.1976 - Steve Wozniak e Steve Jobs lançam o computadorApple. No ano seguinte, o Apple II é lançado. Mouse foi inventando em 1964 se tornando um dos dispositivos mais importantes para interface do homem.
  10. 10. QUARTA GERAÇÃO – (1971 – 1981) 1980 - Surge o MS-DOS (sistema operacional) da Microsoft e também o computador IBM PC tinha microprocessador Intel 8800 e sistema operacional MS-DOS tornando-se o computador mais vendido de toda a história. O Osborne I Primeiro computador Portatil. Compac Clone PC introduziu o 1° clone de PC que usava os mesmo softwares do IBM PC.
  11. 11. QUINTA GERAÇÃO – 1981 ATÉ HOJE  Supercomputadores  Automação de escritórios  Automação comercial e industrial  Robótica  Imagem virtual  Multimídia  Era on-line (comunicação através da Internet)
  12. 12. CLASSIFICAÇÃO DOS COMPUTADORES
  13. 13.  Hardware  É a parte mecânica e física da máquina, com seus componentes eletrônicos e peças  Software São conjuntos de procedimentos básicos, os quais fazem com que o computador seja útil, executando alguma função. A estas ordens preestabelecidas chamamos também de programas.
  14. 14. COMPONENTES DE UM COMPUTADOR  Componentes Físicos (Hardware)  Processador  Memória  Dispositivos de Entrada/Saída  Armazenamento em Disco  Processador O processador é o cérebro do computador, a parte que interpreta e executa instruções  O termo CPU (Central Processing Unit – Unidade Central de Processamento) é usado genericamente para se referir ao processador de um computador
  15. 15. Dados na informática, referem-se a tudo aquilo que é fornecido ao computador de forma bruta. Ex. letra. Informações; são conjuntos de dados ordenados de maneira lógica e racional que podem ser impressos ouficarem armazenados em meio magnético. Ex.: Receita de bolo.
  16. 16.  Bios Quando o computador é ligado processa uma série de rotinas de diagnóstico para garantir que todo o hardware do computador está funcionando corretamente antes que se comece a trabalhar nele  Memória Dispositivo onde são armazenadas informações de forma codificada  Quanto mais memória um computador possuir, mais ele poderá fazer  A unidade de medição da memória é o byte  O byte é a quantidade de memória necessária para armazenar um caracter
  17. 17. MEMÓRIA Bit –A menor Unidade de informação - Abreviatura de BInary DigiT.  Byte – Conjunto de oito bits.  1 Byte = 8 bits  1 Kilobyte ou Kbyte ou KB = 1024 bytes  1 Megabyte ou Mbyte ou MB = 1024 Kilobytes  1 Gigabyte ou Gbyte ou GB = 1024 Megabytes  1 Terabyte ou Tbyte ou TB = 1024 Gigabytes É também através dos bytes que se determina o comprimento da palavra de um computador, ou seja, a quantidade de bits que ele utiliza na composição das instruções internas, como por exemplo:  8 bits - palavra de 1 byte  16 bits - palavra de 2 bytes  32 bits - palavra de 4 bytes  1 Kilobit ou Kb = 1024 bits  1 Megabit ou Mb = 1024 Kilobits  1 Gigabit ou Gb = 1024 Megabits
  18. 18. TIPOS DE MEMÓRIA ROM (Read Only Memory)  Memória fixa, de acesso seqüencial, que só pode ser lida, mas não modificada  Contém um conjunto de instruções de inicialização do computador (ex.: verificação do SO) RAM (Random Access Memory )  Memória volátil que só guarda dados enquanto o computador estiver ativo  Armazena programas e dados  quantidade de RAM em um computador tem efeito sobre a velocidade do equipamento
  19. 19. DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA  Entrada e saída compreende todas as maneira como o computador se comunica com os usuários e outras máquinas ou dispositivos Dispositivos de entrada aceitam dados e instruções do usuário Dispositivos de saída retornam os dados processados (informações) ao usuário.
  20. 20. DISPOSITIVO DE ENTRADA E SAIDA ENTRADA: SAIDA:
  21. 21. ARMAZENAMENTO DE INFORMAÇÕES  CD CD-R - os dados podem ser copiados para o CD em mais de uma vez, apesar de não ser possível apagar os dados do CD);  CD-RW - os dados podem ser copiados para o CD mais de uma vez e podem ser apagados);  DVD  Disco digital versátil (tipo de disco de face dupla que utiliza meio óptico regravável de grande densidade).
  22. 22. PRINCIPAIS COMPONENTES FÍSICOS CPU Monitor Teclado Caixa de Som Mouse Estabilizad or
  23. 23. LIGANDO O SEU COMPUTADOR
  24. 24. CPU
  25. 25. MONITOR ALGUNS LIGAM AUTOMATICO, OUTROS É PRECISO PRECIONAR O BOTÃO.
  26. 26. INICIALIZANDO WINDOWS XP Para carregar o sistema operacional. Ligue o computador. Após alguns segundos o Windows XPestará completamente carregado e prontopara ser utilizado.
  27. 27. ENCERRAR O WINDOWS XP Antes de desligar o computador, o Windows deve ser desligado corretamente. Para encerrar o Windows com segurança.
  28. 28. Clique em Desativar para desligar o Windows com segurança. Clique em Reiniciar para desligar o Windows com segurança e após Reiniciar o Windows. Clique em Hibernar para entrar em modo de descanso do Windows para sai varia de acordo com a Configuração. (notebooks) Clique em Cancelar se você não quer nenhuma das opções e deseja retornar ao Windows.

×