Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Universidade do estado de mato grosso

147 views

Published on

Produçao textual

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Universidade do estado de mato grosso

  1. 1. UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO VALE DO TELES PIRES DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA DA INFORMÁTICA Discente: Flaviana Coelho Produção Textual sobre o filme Tempos Moderno O Filme “Tempos Modernos” mostra a vida de Charles Chaplin, no filme se chama Carlitos como funcionário de uma linha de produção de uma grande indústria, nos mostra que na sociedade capitalista por volta de 1936, o funcionário tem apenas sua força de trabalho, e que seus direitos básicos de trabalho não são respeitados, deixa bem claro o uso da administração cientifica de Frederick W. Taylor, onde se buscava o maior desempenho dos trabalhadores, os funcionários eram escolhidos pra exercer a função que mais tinham aptidão, sem pensar na carga horaria, sempre exigindo mais de cada um. Conforme podemos constatar o filme nos mostra a implantação dos sistemas de esteiras móveis nas fabricas, onde os funcionários tinham que aumenta cada vez mais sua produtividade nas indústrias e assim eram cada vez mais explorados, pois não tinham seus direitos trabalhistas respeitados e eram obrigados a produzirem cada vez mais. As empresas tinham uma grande organização, pondo em pratica a teoria da administração clássica, onde uma boa estrutura também leva a uma grande produtividade. Com o exercício do trabalho repetitivo os trabalhadores ficavam cansados e neuróticos, pois não usavam sua criatividade e faziam apenas o mesmo trabalho, como o trabalhador Carlitos representado por Charles Chaplin, que apertava parafusos, e de tanto fazer esse trabalho acaba contraindo uma obsessão, que o faz aperta tudo como se fosse um parafuso. Não só Carlitos, como muitos outros operários viviam a exploração dentro das fábricas devido à busca do lucro pelos proprietários, fazendo com que eles fizessem suas atividades muito mais rápidas para obter um produto final em menos tempo, fazendo seu trabalho de acordo com a máquina. Devido á insatisfação dos operários surge os primeiros movimentos grevistas que reivindicam melhores condições de salário e trabalho. Esses movimentos grevistas foram reprimidos pelos patrões que tinham receito de perde o controle sobre seus funcionários e perda de produção, com
  2. 2. isso os patrões acionavam as autoridades que usavam de força para acabar com esses movimentos para que os funcionários retornassem logo ao trabalho. Na realização de sempre a mesma atividade, Carlitos teve um problema dos nervos, não conseguindo mais parar de fazer os movimentos que fazia muito rapidamente dentro da fabrica, sendo levado a um hospital. Após Carlitos sair do hospital curado, encontra a fábrica fechada, e ao buscar outro emprego é confundido com líder comunista e vai para cadeia. Na cadeia ele evita uma tentativa de fuga de outros presos e é liberado da prisão conseguindo uma carta de recomendação por uma autoridade. Porém, mesmo com uma boa recomendação, Carlitos não consegue se manter em outro emprego, pois na fábrica em que trabalhava, era alienado fazendo sempre o mesmo trabalho, desta forma não sabia fazer mais nada além de apertar parafusos. Carlitos ao conseguir outro emprego, ao realizar uma tarefa fácil de encontrar um pedaço de madeira parecido com o que possuía em mãos, tarefa tão fácil quanto apertar parafusos, mas não usando raciocínio, essa tarefa trouxe consequências desastrosas. Não conseguindo assim outro emprego, Carlitos fazia de tudo para voltar para a prisão. Como mostra o filme, uma sociedade em caos, Carlitos conheceu uma moça que vivia grande miséria, roubando comida para sobreviver, não tinha mãe e seu pai estava desempregado, seu pai foi morto, mostrando também a violência nas ruas na época. Para não ir para um abrigo, ou adoção ela foge. O operário, Carlitos, procura emprego e consegue um como segurança em uma loja de departamentos. Logo é despedido por não ter conseguido evitar um assalto e por dormir no serviço. No entanto, consegue emprego numa outra fábrica, consertando máquinas. Durante uma greve na fábrica, Carlitos é preso mais uma vez, agora por desacato à autoridade policial. Alguns dias depois, ele é liberado e a jovem o espera na saída da prisão para levá-lo a nova casa, um barraco de madeira perto de um lago. A jovem havia conseguido emprego como dançarina em um restaurante mostrando o trabalho infantil até mesmo noturno em que hoje existem leis a serem seguidas mediante contratação de menor. Retratando também nessa parte do filme a inserção da mulher no mercado de trabalho. A jovem consegue também um emprego no restaurante para Carlitos, porém a jovem estava sendo procurada pela policia, mas os dois conseguiram fugir e seguiram em frente para começar uma nova jornada.
  3. 3. As greves e manifestações dos empregados eram agressivamente reprimidas pelas autoridades, defendendo dessa forma os interesses capitalistas. Mas a partir de greves hoje existem melhores remunerações, diminuição da jornada de trabalho e melhores condições para o trabalhador, melhores salários etc.

×