Arte Barroca

1,220 views

Published on

Um trabalho realizado para a disciplina de História sobre a arte barroca.

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,220
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
23
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Arte Barroca

  1. 1. Trabalho realizado no âmbito da disciplina de História por:Diogo Gonçalves Nº10 8ºBFlávia Costa Nº12 8ºBEscola Básica de CanideloAno letivo 2011/2012
  2. 2. A mentalidade e a arte barrocasA arte barroca surgiu no início do século XVII, noâmbito da Reforma Católica, em Roma.Abandonando assim a simplicidade das linhashorizontais e a simetria que marcaram a ArteRenascentista.
  3. 3. A mentalidade e a arte barrocas• Arquitetura:- Edificação de igrejas e palácios com fachadasmonumentais onde predominavam linhas curvas econtracurvas que transmitem a ideia demovimento interiores ricamente decorados.Os arquitetos mais famosos foram os italianosBernini e Borromini.
  4. 4. A mentalidade e a arte barrocas• Escultura:- Exploração do dramatismo das figurasrepresentadas, procurando comover o observador.O escultor que mais se destacou foi Bernini.
  5. 5. A mentalidade e a arte barrocas• Pintura:- Expressou-se a exuberância e a ostentação,características da época.- Pintura de tetos e paredes (com figurasreligiosas), como forma de combater oProtestantismo e educar os fiéis, e quadros onde asfamílias da nobreza se fizeram retratar.- Exploração dos contrastes de luz e sombra eos jogos de cores.Os principais representantes da pintura barrocaforam Velásquez, Rubens e Rembrandt.
  6. 6. A mentalidade e a arte barrocasO Barroco caracterizou-se, essencialmente pelaausência de espaços vazios, pela ideia demovimento e pela teatralidade.Era uma arte que apelava para os sentidos,visando emocionar, deslumbrar e seduzir os fiéis.
  7. 7. O Barroco em PortugalEm Portugal, a grande quantidade de ouro quechegava do Brasil permitiu a proliferação deconstruções barrocas.A marca dos artistas portugueses fez-se sentirprincipalmente nos altares de talha dourada e nospainéis de azulejo que embelezavam igrejas,salões, escadarias e jardins.
  8. 8. O Barroco em PortugalA construção de coches revestidos de talhadourada, o mobiliário e a ourivesaria eram sinaisda riqueza que caracterizava a corte. Esta era umaarte espetacular, rica e faustosa, servia quer aIgreja Católica, para atrair um maior número defiéis, quer dos Reis Absolutos, que assimimpressionavam os seus súbditos.

×