Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Ao longo de vários anos, a mulher foi impedida de construir a sua
própria identidade, o que se tornou num grande obstáculo...
Imagina que….
…. tinhas que casar com o homem
que te violou
◘ A violação é o crime em maior expansão neste país;
◘ Grande parte destes casos as vítimas conhecem o violador;
◘ O siste...
Imagina que….

…. a tua própria família te
decretava pena de morte
…. o teu marido tinha o “direito”
de te agredir
PAQUISTÃO/AFEGANISTÃO
◘ País onde ainda existe a desigualdade entre géneros;
◘ Recentemente a violência doméstica foi legalmente proibida;
◘ Mui...
◘ Com a queda do Regime Talibã, as mulheres passaram a ter alguns
direitos;
◘ Os violadores e praticantes de violência dom...
Imagina que….
…. estavas proibida de conduzir
ARÁBIA SAUDITA
◘ Homens e mulheres estão extremamente segregados neste país do Médio Oriente;

◘ As mulheres têm várias limitações, como ...
Imagina que….
…. a violação infantil era algo
normal e quotidiano
ÁFRICA DO SUL
◘ Neste país, estima-se que, atualmente, apenas uma em cada três bebés
do sexo feminino vai conseguir terminar os estudos ...
Imagina que….
…. eras chicoteada por usares
calças
◘ No Sudão foi aprovada uma lei que prevê que uma que vista roupas
“obscenas” ou cometa atos “indecentes” em público possa...
Imagina que….
…. estavas proibida de usar
preservativo
◘ País considerado como “a capital mundial da violação”;
◘ A esperança média de vida para o sexo feminino neste país é de ...
1. República Democrática do Congo
2. China
3. Nepal
4. Mali
5. Arábia Saudita
6. Afeganistão
7. Iraque
8. Índia
9. Paquist...
Patrícia Pires
Filipa Fonseca
12º A
Psicologia B - As mulheres nas diferentes sociedades do Mundo
Psicologia B - As mulheres nas diferentes sociedades do Mundo
Psicologia B - As mulheres nas diferentes sociedades do Mundo
Psicologia B - As mulheres nas diferentes sociedades do Mundo
Psicologia B - As mulheres nas diferentes sociedades do Mundo
Psicologia B - As mulheres nas diferentes sociedades do Mundo
Psicologia B - As mulheres nas diferentes sociedades do Mundo
Psicologia B - As mulheres nas diferentes sociedades do Mundo
Psicologia B - As mulheres nas diferentes sociedades do Mundo
Psicologia B - As mulheres nas diferentes sociedades do Mundo
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Psicologia B - As mulheres nas diferentes sociedades do Mundo

6,578 views

Published on

Psicologia B 12º Ano

Published in: Education
  • Be the first to comment

Psicologia B - As mulheres nas diferentes sociedades do Mundo

  1. 1. Ao longo de vários anos, a mulher foi impedida de construir a sua própria identidade, o que se tornou num grande obstáculo na integração desta na sociedade e cultura. Desde sempre a mulher foi vista como um ser frágil, digno de pena e proteção e considerada como um ser de inferioridade física e intelectual relativamente aos homens. O século XX foi um marco importante na perspetiva dos Direitos das Mulheres. Com a criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, as mulheres passaram a usufruir de variados direitos que no passado nunca haviam pensado conquistar. Assim, passaram a ter direito ao voto, à entrada no mundo do mercado de trabalho, acesso a vários níveis de ensino, à saúde sexual e reprodutiva, ascensão a cargos de elevada importância, entre outros. Contudo, e em pleno século XXI, nem todas as mulheres das diversas culturas do mundo parecem ter conquistado a liberdade.
  2. 2. Imagina que…. …. tinhas que casar com o homem que te violou
  3. 3. ◘ A violação é o crime em maior expansão neste país; ◘ Grande parte destes casos as vítimas conhecem o violador; ◘ O sistema judicial indiano desencoraja as mulheres a apresentarem queixa contra os seus agressores; ◘ As vítimas deste crime são estigmatizadas e, muitas vezes, até mesmo forçadas a casar com o violador para evitar a “vergonha social”; ◘ Apenas uma minoria dos cidadãos considera que as mulheres devem ter direito a escolher os seus maridos.
  4. 4. Imagina que…. …. a tua própria família te decretava pena de morte …. o teu marido tinha o “direito” de te agredir
  5. 5. PAQUISTÃO/AFEGANISTÃO
  6. 6. ◘ País onde ainda existe a desigualdade entre géneros; ◘ Recentemente a violência doméstica foi legalmente proibida; ◘ Muitas mulheres são assassinadas nos chamados “crimes de honra”, levados a cabo pelos próprios familiares como pena por estas terem cometido “crimes morais”, como o adultério, e de forma a “limpar” a honra da família; ◘ É muito costume as mulheres serem agredidas com ácido; ◘ Aumento das violações e dos casamentos forçados.
  7. 7. ◘ Com a queda do Regime Talibã, as mulheres passaram a ter alguns direitos; ◘ Os violadores e praticantes de violência doméstica passaram a ser punidos; ◘ Mais de metade das jovens casa antes dos 16 anos, geralmente com homens muito mais velhos; ◘ Em 2011, o Afeganistão foi considerado como o país mais perigoso para as mulheres viverem.
  8. 8. Imagina que…. …. estavas proibida de conduzir
  9. 9. ARÁBIA SAUDITA
  10. 10. ◘ Homens e mulheres estão extremamente segregados neste país do Médio Oriente; ◘ As mulheres têm várias limitações, como o acesso a museus, livrarias e até a algumas zonas públicas, e tem que usar a burka ; ◘ Precisam de ter autorização de familiares masculinos para quase tudo, como, por exemplo, para receberem assistência médica ou até para saírem de casa, e estão totalmente proibidas de conduzir; ◘ Não existe idade mínima legal para o casamento; ◘ O tráfico humano para a prostituição e trabalhos forçados é generalizado; ◘ A violência doméstica e a violação são práticas comuns; ◘ São poucos os casos acima referidos que são reportados às autoridades por medo da “vergonha pública” que isso traz às famílias das vítimas.
  11. 11. Imagina que…. …. a violação infantil era algo normal e quotidiano
  12. 12. ÁFRICA DO SUL
  13. 13. ◘ Neste país, estima-se que, atualmente, apenas uma em cada três bebés do sexo feminino vai conseguir terminar os estudos e que uma grande parte será violada; ◘ Num inquérito local, menos de metade dos homens admitiu já ter cometido violação, mas muito poucos ataques foram reportados às autoridades; ◘ Alguns destes homens acreditam no mito de que o sexo com uma virgem é a cura para a SIDA; ◘ Contudo, esta prática é responsável pela prevalência de casos de violação infantil e consequente propagação da doença.
  14. 14. Imagina que…. …. eras chicoteada por usares calças
  15. 15. ◘ No Sudão foi aprovada uma lei que prevê que uma que vista roupas “obscenas” ou cometa atos “indecentes” em público possa ser punida com uma coima e até 40 chicotadas; ◘ Os termos “obsceno” e “indecente” não foram definidos e a lei tem sido usada abusivamente para condenar mulheres por usarem calças e por conviverem com amigos do sexo masculino; ◘ A poligamia é legal para os homens, já as mulheres são apedrejadas até à morte se cometerem adultério; ◘ Não existem leis contra a violência doméstica; ◘ Os problemas mais recorrentes neste país africano são os casamentos impostos, tráfico de mulheres, sexo e serviços domésticos.
  16. 16. Imagina que…. …. estavas proibida de usar preservativo
  17. 17. ◘ País considerado como “a capital mundial da violação”; ◘ A esperança média de vida para o sexo feminino neste país é de apenas 46 anos; ◘ Não existem leis contra a violência doméstica; ◘ O uso de métodos contracetivos, como o preservativo, só é possível com a autorização do marido, o que raramente acontece, contribuindo deste modo para a epidemia da SIDA neste país.
  18. 18. 1. República Democrática do Congo 2. China 3. Nepal 4. Mali 5. Arábia Saudita 6. Afeganistão 7. Iraque 8. Índia 9. Paquistão 10.Somália
  19. 19. Patrícia Pires Filipa Fonseca 12º A

×