Geoloteria migrações

7,577 views

Published on

Treze questões de vestibular sobre a dinâmica migratória que possibilita um jogo rápido em sala.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
7,577
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
135
Actions
Shares
0
Downloads
102
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Geoloteria migrações

  1. 1. QUESTÕES SOCIAIS – MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS Prof. Fernando A. M. Knapik
  2. 2. Na segunda metade do século XIX, o Brasil recebeu um grande contingente imigratório. Um dos grupos de imigrantes se destaca por ter participado da fundação de várias cidades, tais como: Blumenau, Joinville, São Leopoldo e Novo Hamburgo. O texto refere-se aos imigrantes: ALEMÃES ITALIANOS PORTUGUESES
  3. 3. Com base nas informações do texto e na interpretação do mapa, é possível concluir que, nos EUA, as migrações internas se associam ao Incremento populacional que se manifesta pelo deslocamento de trabalhadores mexicanos. novo reordenamento espacial que não comporta um único polo industrial. crescimento acelerado do setor industrial, que é maior do que o de serviços.
  4. 4. A reduzida entrada de imigrantes no primeiro período pode ser melhor explicada: devido à pela suspensão de estabilidade financiamentos política da Europa, para o imigrante devido à que estimulava a em 1830 e a abundância de fixação do homem exigência de que mão-de-obra ao solo europeu, 25% deles se escrava no período pois este não iria se destinassem à aventurar em novas agricultura terras
  5. 5. Assinale a alternativa incorreta, sobre o processo de imigração no Brasil, nos séculos XIX e XX. Pressionados pelos Depois de 1822 o novo O processo de vários relatos de maus governo imperial imigração no Brasil foi tratos sofridos pelos procurou trazer bastante uniforme, imigrantes no imigrantes europeus principalmente se território brasileiro, para colonizar o vasto compararmos os governos europeus, território brasileiro. A imigrantes instalados como o italiano e o imigração de alemães, em Santa Catarina espanhol – no início suíços e de outros com aqueles do século XX -, germânicos dominaria instalados em São restringiriam a a primeira metade do Paulo, no final do emigração para o século XIX. século XIX. Brasil.
  6. 6. Com base no mapa e nos seus conhecimentos sobre as migrações internacionais, assinale a alternativa INCORRETA: Alguns países A União Européia e os Os países americanos, europeus e os EUA EUA têm estabelecido em particular os EUA, apresentam um rigorosos controles de receberam um significativo número imigração, sobretudo número significativo de cidades com em relação aos de imigrantes grandes contingentes imigrantes ilegais europeus até meados de população vindos do Canadá. do século passado. imigrante.
  7. 7. O Globo, 25/04/2010 Nas duas últimas décadas, o governo federal vem propondo ações no sentido de oferecer uma resposta às transformações na composição etária da população brasileira. Essas ações têm seguido uma tendência que se manifesta mais diretamente na seguinte iniciativa: revisão das bases da alteração das regras expansão das legislação sindical da previdência verbas para o social ensino fundamental
  8. 8. (PUCRS) Aproximadamente 300.000 brasileiros vivem fora do país, produzindo em terras estrangeiras. São agricultores que saíram para trabalhar além da fronteira, provocando tensão geopolítica entre o Brasil e o país vizinho. O país vizinho referido e os estados brasileiros que se limitam com esse país são Paraguai – Santa Argentina – Santa Paraguai – Paraná e Catarina, Paraná e Catarina, Rio Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul Grande do Sul e Paraná
  9. 9. (MACKENZIE) Neste país, aproximadamente 30% dos filhos de estrangeiros são descendentes de um determinado grupo de imigrantes, somando mais de sete milhões de pessoas. Eles já são a metade de todos os imigrantes constantes deste país e também a maior parcela dos imigrantes ilegais. Talvez por isso, a violência, o abandono e a perseguição aguardam os que ainda tentam entrar pelos quase 4 mil quilômetros de fronteiras. (www.adital.com.br. Adaptado.) O texto aborda a situação atual dos imigrantes turcos na mexicanos nos brasileiros em Alemanha. Estados Unidos. Portugal.
  10. 10. (UFSJ) A Grande Imigração de trabalhadores europeus para o Brasil, a partir da década de 1880, caracterizou-se por sua destinação distribuição destinação prioritária para a homogênea pelo prioritária para a lavoura cafeeira, território nacional, região amazônica, sob a forma de sob a forma da sob relações de trabalho semi- pequena dependência por assalariado do propriedade, e dívidas no colonato, e parcial parcial em "barracão", e parcial para o nascente atividades na construção de trabalho fabril nas artesanais nos estradas de ferro. cidades. pequenos municípios.
  11. 11. (UFG) Um dos principais traços da dinâmica demográfica mundial é a migração internacional, que recria conflitos espaciais de diferentes ordens. Esse tipo de migração é explicado pela aprendizagem pelo livre acesso pelo aumento de idiomas dos dos indivíduos no global do países ricos como interior dos países desemprego, que forma de signatários de gera miséria nas incorporação às acordos de livre nações de baixo novas demandas da comércio e índice de indústria. cooperação. desenvolvimento humano.
  12. 12. (FGV) Nos cadernos internacionais dos principais jornais, já se tornou rotina a leitura de notícias sobre a travessia, em barcos toscos e frágeis, de africanos que tentam vencer o Mediterrâneo e chegar às terras europeias. Os que sobrevivem, em geral, são presos e obrigados a fazer o caminho de volta. A Europa não quer mais imigrantes. Refletindo sobre o conteúdo do texto, é correto afirmar que: a globalização os países europeus, o ciclo migratório neoliberal promove em processo de africano e mundial a livre circulação de transição está em fase de capitais e demográfica e em esgotamento, pois a mercadorias, mas plena fase de 3ª automação fecha as fronteiras Revolução crescente das para a força de Industrial, já não atividades trabalho. admitem a entrada econômicas não de imigrantes. prevê mão de obra pouco qualificada.
  13. 13. new (UERJ) Adaptado de SANTANA, Fabio Tadeu e DUARTE, Ronaldo Goulart. Rio de Janeiro: Estado e Metrópole. São Paulo: Editora do Brasil, 2009. A dinâmica interna de uma região metropolitana é extremamente complexa, dada a variedade das interações que se estabelecem entre os aglomerados que a compõem. Na tabela acima, evidencia-se o tipo de interação denominado de: movimento migração de repulsão pendular retorno urbana
  14. 14. (FURG) As migrações são movimentos de grupos populacionais de um lugar para outro, e possuem caráter variado em duração, em distâncias percorridas e em objetivos dos migrantes. Com referência aos movimentos migratórios e imigratórios no Brasil, é INCORRETO afirmar que: Nas décadas de Os italianos Na década de sessenta e setenta, formaram o grupo quarenta, grandes houve fluxos mais expressivo contingentes migratórios numericamente e populacionais se significativos de destacaram-se nas dirigiram do Norte sulistas em direção plantações de café para o Nordeste, em ao Centro-Oeste e do Sudeste e na busca de emprego Norte do país. produção vinícola nas áreas urbanas do Rio Grande do do litoral Sul. nordestino.
  15. 15. Para corrigir vamos RECOLHER as folhas de RESPOSTAS. Não esqueça de colocar o nome na sua folha de resposta
  16. 16. Vamos ao Gabarito
  17. 17. GABARITO 01 – 01 06 – X 11 – 01 02 – X 07 – 02 12 – 01 03 – 02 08 – X 13 – 02 04 – 02 09 – 01 05 – X 10 – 02

×