Indicadores de Desempenho na Conferência de Recebimento e Expedição

6,088 views

Published on

O custo de medir e o custo de perdas.
Sempre afirmo que se você puder medir aquilo de que estiver falando e conseguir expressá-los em números, você conhece alguma coisa sobre o assunto. Mas quando você não pode expressá-lo em números, seu conhecimento é pobre e insatisfatório... (Lord Kelvin)
Para haver mudanças na gestão empresarial o primeiro passo é reconhecer que o problema existe. No caso, as empresas precisam reconhecer que existem danos provocados pela incompatibilidade da quantidade informada e da quantidade física.
A resistência em medir incompatibilidades se dá pelo custo da medição, o qual pode ser maior que as perdas. Isto acontece pela ineficiência da área de conferência, muitas vezes mal planejada, ausência de treinamento e ferramentas que facilitariam a operação. O mau planejamento acontece pela falta de análise dos processos. São os improvisos que se tornam definitivos e ausência de competências dentro da área empresarial. As ferramentas são faltas de sistemas de gestão de armazéns (WMS), coletores de dados, check outs com bancadas improvisadas, sistemas de embalagens e acondicionamentos pouco desenvolvidos.
Por outro lado, sabemos que muito do erro de conferência se dá ainda no processo de compra, no momento do cadastro do produto. A informação do que foi comprado não confere com o que está sendo entregue, e os procedimentos de conferência se torna moroso e dispendioso.
Diante deste quadro surge o debate:
 Como você avalia a qualidade das ferramentas existentes na área de conferência de sua empresa?
 Qual é a principal dificuldade de aplicação dos indicadores de desempenho na conferência?
 Até quanto de perda é aceitável para abarcar os custos da medição sistemática?
 Você considera sua equipe de conferência bem preparada?
Ficamos no aguardo do seu parecer. Nosso telefone de contato é 11 3862 5670 ou pelo móvel 11 9 9978 7529.
Atenciosamente,
Fernando Sobral

Published in: Business

Indicadores de Desempenho na Conferência de Recebimento e Expedição

  1. 1. Sempre afirmo que se você puder medir aquilo de que estiver falando e conseguir expressá-los em números, você conhece alguma coisa sobre o assunto; Mas quando você não pode expressá-lo em números, seu conhecimento é pobre e insatisfatório...
  2. 2. RECEBIMENTO As atividades de recebimento abrangem: desde a =recepção do material até a = entrada nos estoques. A função de recebimento de materiais é um sistema global integrado com as áreas de contabilidade, compras e transportes e é caracterizada como uma interface entre o atendimento do pedido pelo fornecedor e os estoques físico e contábil. FASES DO FLUXO DE RECEBIMENTO 1a fase – entrada de materiais ; 2a fase – conferência quantitativa; 3a fase – conferência qualitativa; 4a fase – regularização;
  3. 3. quantidade declarada corresponde à recebida contagem cega recebido faturado
  4. 4. S e l e c i o n a r n o r m a o u r e g u l a m e n t o ; R e a l i z a r e n s a i o s e I n s p e ç õ e s : R e a l i z a r a u d i t o r i a s n o s i s t e m a d e g e s t ã o d a q u a l i d a d e : A v a l i a r e a c o m p a n h a r o p r o d u t o n o m e r c a d o .
  5. 5.  Coordenar e controlar as atividades de recebimento e devolução de materiais; Analisar a documentação recebida, verificando se a compra está autorizada; Controlar os volumes declarados na NF e no Manifesto com os volumes a serem efetivamente recebidos; Proceder a conferência visual, verificando as condições de embalagem quanto a possíveis avarias; Proceder a conferência quantitativa e qualitativa dos materiais recebidos; Decidir pela recusa, aceite ou devolução, conforme o caso; Providenciar a regularização da recusa, devolução ou da liberação de pagamento ao fornecedor; Liberar o material desembaraçado para estoque no almoxarifado;
  6. 6. Quanto Custa contar por item? Quanto Custa contar por a peça? Quanto Custa contar por m3? Medir a relação = do custo de conferência x R$ comprado?
  7. 7. Medir a Produtividade
  8. 8. Fernando Henrique de Almeida Sobral Consultor Fone: (0xx11) 3862 5670 Móvel: (0xx11) 9 9978 7529 Email: interlogis@interlogis.com.br

×