Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Recursos expressivos com exercícios

11,482 views

Published on

Recursos expressivos com exerccios

Published in: Education
  • Be the first to comment

Recursos expressivos com exercícios

  1. 1. Personificação 1 Hipérbole 2 Onomatopeia 3 Antítese 4 Anáfora 5 É uma repetição de uma palavra. Ex: A vida é … A vida é … Uso de uma palavra para imitar sons. Ex: gri gri gri (som do grilo) É uma oposição entre realidades. Ex: A mãe conhece o bem e o mal. Exagero de uma determinada realidade. Ex: Só sei que estavam muito tristes, e rebentavam se não gritassem. Está presente quando se atribuem características humanas a animais ou seres inanimados. Ex: Rua triste.
  2. 2. 5. Enumeração 7. Metáfora 6. Comparação 8. Perífrase Apresentação sucessiva de vários elementos. Ex: Professor, médico, comerciante, todos se vendiam. Apresentação de duas realidades distintas postas em paralelo para realçar a sua semelhança, ligadas pela conjunção “como” ou por outra expressão equivalente. Está ausente a palavra (expressão comparativa) que estabelece a relação entre os dois termos comparados. Ex: Livro um abraço para além do tempo e do espaço. Quando se diz por várias palavras o que se podia dizer numa só. Ex: Astro rei (= Sol)
  3. 3. Identifica os recursos expressivos nas frases sublinhadas:
  4. 4. Personificação Comparação Metáfora Enumeração Anáfora “E o mar imenso solitário e antigo Parece bater palmas”. Sophia de Mello Breyner, Poesia I “E dizia-se que o vinho daquelas encostas, como um bom poema, nunca envelhecia.” Sophia de Mello Breyner Andresen, Contos Exemplares “Santarém é um livro de pedra em que a mais interessante e a mais poética parte das nossas crónicas está escrita.” GARRETT, Almeida, Viagens Na Minha Terra E a seguir chegaram os malmequeres, os narcisos, os lírios, as papoilas … E se eu continuasse, continuasse, continuasse?
  5. 5. Hipérbole Antítese Perífrase Onomatopeia O desgraçado estava reduzido a pele e osso. Ele é anjo e demónio. Que eu canto o peito ilustre Lusitano, Luís de Camões, Os Lusíadas Passou um cão e respondeu: - Quero eu! - Como te chamas? - Ão, ão, ão.
  6. 6. 1. Identifica os recursos expressivos presentes nos exemplos seguintes: a. Havia tres rios irmãos, o Tejo, o Guadiana e o Douro. b. Parece uma criancinha! ... – disse a minha mãe. c. Água barrenta, Água que molhe, Água que mata a sede. d. No desalinho dos seus mil braços. e. Recordava o trem resfolegando ... TPC

×