Vencendo a timidez

3,982 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
3,982
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
56
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Vencendo a timidez

  1. 1. Palestrante: Douglas FerreiraVENCENDO A TIMIDEZ
  2. 2. Aqueles que nunca foram tímidos são incapazes de compreender quanto a timidez pode arruinar as nossas vidas e tornar-nos infelizes. DEFININDO SEU TIPO DE TIMIDEZ
  3. 3. QUAL O SEU TIPO DE TIMIDEZ?Existem vários graus e inúmeros tipos de timidez. Vamosconhecer três destes graus: Leve: Sofre de pequenos acessos de timidez, mas não frequentes eaprendeu a fazer o esforço necessário para vencer os acessos quepossam causar-lhe problemas. Moderada: É certamente tímido, mas consegue escondê-lo. Tem muitaconsciência dos seus atos e esforça-se por se exprimir e obter o respeitodos outros. Extrema: É profunda e obsessivamente tímido. Naturalmente, desistiude tentar vencer a sua timidez, que lhe arruinou a vida e o impediu de serealizar, já há muito tempo.
  4. 4. AS CAUSAS COMUNS DA TIMIDEZ:A timidez pode ter diversas causas ouorigens, abaixo, listamos quatro das principais causas: Vergonha da nossa aparência física, ou do nosso corpo, ou das nossas roupas. Medo da agressividade de pessoas desconhecidas, a fazer troça de nós ou a brigar. Medo de ser rejeitado por pessoas que consideramos importantes (na vida privada ou profissional). Um sentido de superioridade que nos leva a aprisionarmo-nos dentro de nós próprios como numa “torre de marfim”.
  5. 5. Aqueles que nunca foram tímidos são incapazes de compreender quanto a timidez pode arruinar as nossas vidas e tornar-nos infelizes. EXERCÍCIOS: VENCENDO A TIMIDEZ
  6. 6. 1º - IDENTIFIQUE SEU INIMIGO:Para lutar contra um inimigo, tem de saber primeiro quemou o que é. Portanto, o objetivo do primeiro exercício é ode estudar a sua timidez. Durante 2 semanas, observe asua timidez em ação, fria e clinicamente, como se fosseum especialista a examinar uma espécie pré-históricaextinta a milhares de anos.Duração: 2 SemanasObjetivo: Determinar as causas da sua timidez e os tipos de situação emque se torna mais tímido.Feedback: Enquanto a sua timidez se manteve como uma forma deinimigo, vago mas onipresente, era um pesadelo. Mas, assim queconseguiu determinar a raiz do problema, através de respostas objetivas aperguntas que aprendeu a fazer, já caminhou muito em direção à vitória.
  7. 7. BALANÇO DO EXERCÍCIO:É sempre muito importante fazer o balanço ao final desteexercício. Abaixo, é possível encontrar algumas questõesque podem avaliar os resultados: Acha que se conhece melhor? Acha que controla melhor a sua imaginação? As suas faculdades de observação melhoraram? Acha que será menos desastrado nas suas atividades diárias? Acha que conseguiu chegar à raiz da sua timidez? Sente-se tão assustado com as pessoas como antes? Tem uma maior compreensão daquilo que motiva os outros?
  8. 8. 2º - ANÁLISE CUSTO/BENEFÍCIO:Também conhecido como análise Swot, é um exercício degrande importância para ajudar a eliminar imagensnegativas e valorizar as imagens positivas que temos denós mesmos.Duração: IndeterminadoObjetivo: Realizar um balanço sobre a forma como a timidez influência asua vida, através do levantamento de pontos positivos e negativos, e amaneira de lidar com estas informações.Feedback: Mais uma vez aqui, clareza e objetividade são os melhoresaliados. Analisando com frieza as vantagens e desvantagens da imagemque tem de você próprio, pode exorcizar o demônio que o tem assombradodurante tanto tempo. Mas deve lembrar-se de que a completa honestidadeé essencial para ter esperança de ser bem sucedido.
  9. 9. 3º - DIÁLOGO INTERIOR:O próximo exercício também foi concebido para o ajudar acombater a imagem negativa que tem enraizada em você.Irá, mais uma vez, utilizar a técnica da personalidadedividida, uma vez que vai fazer perguntas e também darrespostas.Duração: 2 semanasObjetivo: Trabalhar através de perguntas e respostas e transformar asimagens negativas em imagens positivas.Feedback: Trabalhando com 3 frases diariamente, é possível identificar emelhorar os seus argumentos positivos para vencer a timidez.
  10. 10. 4º - LEVANTAMENTO:Este exercício ira expandir os seus horizontes. Vai fazerum levantamento entre os seus amigos e conhecidos.Diga-lhes que está interessado no assunto e que gostariaque eles o ajudassem a fazer um levantamento sobre atimidez.Duração: IndeterminadoObjetivo: Pesquisar e descobrir que outras pessoas também sofrem com atimidez.Feedback: Este exercício irá provar que um grande número de pessoas,mesmo aquelas que parecem ter mais confiança em você próprias, umavez ou outra durante as suas vidas tiveram sintomas de timidez idênticosaos seus. Esta descoberta deve tranquilizá-lo e ajudar a erradicar asensação terrível de solidão que frequentemente perturba as pessoastímidas.
  11. 11. Aqueles que nunca foram tímidos são incapazes de compreender quanto a timidez pode arruinar as nossas vidas e tornar-nos infelizes. VOCÊ NÃO ESTÁ SÓ
  12. 12. CONSIDERAÇÕES:Lembre-se dos dias em que era um jovem estudante. Alguma vezchegou à escola de manhã com os seus trabalhos de casaincompletos por não saber a resposta a um problema de matemáticaou de física? Provavelmente o seu coração batia ansiosamente.Timidamente, começava a perguntar aos seus colegas se eles sabiama resposta. Para seu grande alívio, descobria que os seus colegastambém não sabiam a resposta. Ninguém tinha conseguido encontrara solução. “Eba, não fui o único!” pensava, e de repente as suasansiedades desapareciam.É exatamente o que lhe irá acontecer quando se aperceber de quenão é a única pessoa à face da terra que sofre de timidez.
  13. 13. CONCLUSÃO:O método extremamente simples que aprendeu neste curso baseia-seem três princípios. O primeiro, consiste em analisar objetivamente asua timidez e os pensamentos negativos que tem sobre você próprio.Isto permite-lhe ver o seu inimigo tal como é.Em seguida, irá lutar contra as idéias adquiridas que são a causa deraiz da sua timidez. Através da análise das vantagens e desvantagensdestas idéias adquiridas, perceberá de que é mais lucrativo livrar-sedelas do que arrastá-las consigo, como se fossem pesosacorrentados aos pés.Não é a única pessoa que desenvolve sintomas psicológicos e físicosdesagradáveis quando se encontra em determinadas situações. Pelocontrário – todos os têm até certo ponto. Junte-se à raça humana, edeixe de se esconder na torre de marfim da timidez.
  14. 14. CONTINUIDADE E COMPROMISSOA partir de hoje, faça um compromisso com você mesmo e dêcontinuidade a este simples programa.Caso encontre dificuldades em prosseguir sem um acompanhamento,entre em contato com nossa equipe, através de e-mail, ou pelo nossosite, para verificar a possibilidade de acompanhamento de seu caso.Através de programas e ferramentas como o Coaching, é possívelrealizar um trabalho efetivo e com resultados permanentes em suavida.Você pode mais!
  15. 15. LIFE COACHING EM AÇÃO http://coachingsp.wordpress.com douglas.coach@gmail.com vencertimidez@gmail.com Contato: (15) 3013-4770

×