Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Introdução a computação 01

1,675 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Introdução a computação 01

  1. 1. Capítulo 1Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Professor: Valdinei Duarte E-mail: prf.valdinei@gmail.com Site: https://sites.google.com/site/prfvaldinei/ Blog: www.vwduarte.blogspot.com
  2. 2. Assiduidade e pontualidade no início etermino das aulas;Nem professor, nem aluno atendem telefonecelular na sala de aula;Manter clima de respeito e aprendizagem emsala de aula
  3. 3. Procure entender os conceitosProcure fazer os exercícios com totalconsciência;Pergunte Sempre!Esqueça a prova (por enquanto!)Aproveite ao máximo o tempo de aula!Seja Cortês com o colega que tiverdificuldade
  4. 4. Atividade Peso DataProva 50%Trabalho em equipe 50% Atividades Complementares • Exercícios em sala de aula • Testes rápidos
  5. 5. Descrever as três característicasfundamentais dos computadores. Descrever pelo menos quatro áreas da sociedade em que se usam computadores. Identificar os componentes básicos de umsistema de computador: entrada,processamento, saída e armazenamento.
  6. 6. Relacionar algumas mídias comuns deentrada, saída e armazenamento. Estabelecer a distinção entredados e informação. Descrever a importância das redes decomputadores. Explicar a importância da Internet. Explicar as diversas classificações doscomputadores.
  7. 7. Bases tradicionais daeconomia:◦ Terra◦ Trabalho◦ Capital Novo elementoeconômico:◦ Informação
  8. 8. ConsciênciaConhecimentoInteração
  9. 9. Tornar-se consciente da importância,versatilidade e difusão dos computadores emnossa sociedade.
  10. 10. Aprender o que são computadores e comoeles funcionam. Aprender certos jargões técnicos.
  11. 11. Saber como usar os computadores paraalgumas aplicações simples.
  12. 12. VelocidadeConfiabilidadeCapacidade de armazenamentoSubprodutos
  13. 13. Produtividade - Funcionários usam seus computadores paraexecutar suas tarefas mais rápido e melhor. - Muitos processos podem ser controlados maiseficientemente por meio dos computadores.Tomada de decisões - Ajuda os tomadores de decisões a identificarfatores financeiros, geográficos e logísticos.Redução de custos - Ajuda a reduzir os custos de mão-de-obra,energia e papelada.
  14. 14. Hardware◦ Equipamento associado ao sistema.Software◦ Instruções que dizem o que o computador deve fazer.Pessoas (peapleware)◦ Programador de computador: escreve software.◦ Usuário: adquire e usa software. - Freqüentemente chamado de usuário final.
  15. 15. Quatro componentesprincipais:◦ Dispositivos de entrada◦ Processamento◦ Dispositivos de saída◦ Armazenamento
  16. 16. Uma máquina que pode ser programada parareceber dados, processá-los em informaçãoútil e armazená-los.◦ Dados: fatos não processados representando pessoas e eventos.◦ Informação: dados que estão organizados e são significativos e úteis.
  17. 17. Entrada: são os dados colocados nocomputador para ser processados. Dispositivos de entrada comuns:◦ Teclado◦ Mouse◦ Scanner 17
  18. 18. O dispositivo deentrada maiscomum.◦ Gera sinais elétricos que são convertidos em caracteres.
  19. 19. Move-se sobre uma superfície plana.◦ O movimento da esfera do mouse provoca o movimento correspondente de um ponteiro na tela.
  20. 20. Lê letras, númerose símbolosespeciais◦ Caneta óptica, leitora de código de barras – freqüentemente usada em lojas.◦ Scanners de mesa e de folhas soltas escaneiam imagens ou documentos impressos.
  21. 21. Processador◦ Também chamado de unidade central de processamento (CPU). Memória(armazenamentoprimário)◦ Estreitamente relacionada com o processador, mas distinta dele.◦ Provê armazenamento temporário.
  22. 22. Usado para guardar dadostemporariamente:◦ Depois que eles são recebidos do dispositivo de entrada e antes de serem processados.◦ Depois que eles são processados e antes de serem liberados para o dispositivo de saída.Armazenamento temporário (volátil):◦ Os dados contidos na memória se perdem se a energia cair ou se o programa for fechado.
  23. 23. Centro de atividade do computador◦ Consiste em circuitos elétricos: Interpreta e executa instruções de programa. Comunica-se com os dispositivos de entrada, saída e armazenamento.Transforma dados, de fato, em informação.
  24. 24. Saída: o resultado produzido pela CPU. Formas comuns de saída: texto, números, gráficose sons. Dispositivos comuns de saída:◦ Tela (monitor): pode exibir texto, números, fotografias e até mesmo vídeo, totalmente em cores.◦ Impressora: produz relatórios impressos conforme as instruções de um programa.
  25. 25. Provê armazenamento em longo prazo:◦ Separado da memória.Mídias comuns:◦ Discos magnéticos (Obsoleto)◦ Discos ópticos◦ Fita magnética
  26. 26. As mídias de armazenamento maiscomuns:◦ Disquete: disquete flexível de 3,5” em invólucro plástico.◦ Disco Rígido: mais capacidade de armazenamento e acesso mais rápido do que os disquetes.
  27. 27. Usam raios laser para ler grandesvolumes de dados a baixo custo:◦ CD-ROMs◦ DVD-ROMs
  28. 28. Armazena grandes quantidades de dados abaixo custo. Freqüentemente usada para fazer backup dosistema.
  29. 29. Rede: um sistema que usa equipamentos decomunicações para conectar computadores eseus recursos.Ferramentas de rede comuns:◦ WWW (Browser)◦ Intranets◦ Correio eletrônico (e-mail)
  30. 30. Os computadores pessoais de um escritóriosão interligados a fim de que os usuáriospossam se comunicar uns com os outros.◦ Os usuários podem operar computadores independentemente.◦ Eles podem compartilhar recursos e intercambiar dados.
  31. 31. Envia e recebe mensagens eletronicamente:◦ Pode enviar texto, imagens e links para sites Web.◦ Pode anexar arquivos para colaboração. As mensagens são armazenadas na “caixa deentrada” (mailbox) do computador.
  32. 32. O maior e mais bem desenvolvido sistema derede.◦ Conecta usuários do mundo inteiro.◦ Não é realmente uma rede, mas, sim, uma coleção de milhares de redes.
  33. 33. Para acessar a Internet, é necessárioconectar-se a um computador servidor.◦ O servidor recebe, processa e transmite informações. Os computadores usam um padrão para secomunicarem. É necessário um provedor de serviços daInternet – Internet Service Provider (ISP).
  34. 34. O proprietário de um computador servidor:◦ Cobra uma taxa de acesso à Internet. A taxa pode garantir acesso ilimitado ou basear-se na utilização do serviço. Constitui um meio para o usuárioconectar-se ao servidor.◦ Uma vez conectado, você pode conectar-se à Internet e a todos os outros computadores servidores.
  35. 35. Constitui uma forma-padrão de secomunicar com outros computadores.◦ Transmission Control Protocol/Internet Protocol (TCP/IP) usados na Internet.◦ Permite a diferentes tipos de computadores compartilharem dados.
  36. 36. Iniciou-se pelo Departamento de Defesa esuas instituições de pesquisa como ummeio de compartilhar informações.◦ As informações no começo eram somente texto.◦ Os comandos para navegar eram obscuros.Agora, a Internet tem uma base muitomais visual.◦ Use o navegador (browser) para explorar a Internet.◦ A World Wide Web.
  37. 37. Software que lhe permite usar ummouse para explorar a Internet.◦ Dê um clique no texto da tela e/ou no elemento gráfico para mover-se para diferentes localizações.◦ É o software mais comumente usado para explorar a World Wide Web.
  38. 38. Um subconjuntoda Internet.◦ De fato, um padrão para exibir e transmitir informações. Site Web: umalocalização naWeb.◦ Home page: a página principal de um site Web.
  39. 39. Computadores pessoaisComputadores de redeComputadores manuaisMainframes
  40. 40. Computadores de mesa:◦ Também conhecidos como PCs, microcomputadores, ou computadores domésticos.Divididos em três categorias:◦ Computadores de segunda linha (low-end).◦ Computadores pessoais com plena capacidade.◦ Estações de trabalho.Computador de rede:◦ Unidade central de processamento e memória mínima.◦ Projetado para ser usado em uma rede.
  41. 41. Computadores de segunda linha (low-end)◦ Adequados para usuários domésticos, para processamento de texto, jogos simples e acesso à Internet.Computadores com plena capacidade◦ Bons para acentuado uso de gráficos, programação ou jogos baseados em ação.Estações de trabalho◦ Computadores de primeiríssima linha usados por engenheiros, operadores financeiros e designers gráficos.
  42. 42. Computadores pequenose leves. Suas capacidades secomparam às doscomputadores de mesa:◦ Processamento e memória similares.◦ A maioria tem disco rígido e uma unidade de disquete ou CD-ROM. Tipicamente, mais carosdo que um computador demesa equivalente.
  43. 43. Assistente Digital Pessoal –Personal Digital Assistant(PDA):◦ Controla a agenda de compromissos, contatos etc.◦ Aceita entrada por meio de um estilo manual.PC de Bolso (Pocket PC):◦ Oferece as capacidades existentes nos PDAs, além da capacidade de rodar versões reduzidas de software, como, por exemplo, processador de texto e planilhas eletrônicas.
  44. 44. Computadores muito grandes e potentes:◦ Capazes de processar bilhões de instruções por segundo.◦ Capazes de manipular bilhões de caracteres de dados.Freqüentemente usados para aplicações commuitos usuários:◦ Sistemas de reservas de passagens aéreas.◦ Grandes estabelecimentos de vendas por encomenda postal.◦ Servidores de e-mail.
  45. 45. Os computadores maisrápidos e mais poderosos:◦ Capazes de processar bilhões de instruções por segundo.Usados para aplicaçõesmuito sofisticadas querequerem gigantescasmanipulações de dados:◦ Previsão do tempo.◦ Pesquisa de armamentos.◦ Efeitos especiais para cinema.

×