Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Física lei de lenz e indução eletromagnética

5,648 views

Published on

Trabalho

  • Be the first to comment

Física lei de lenz e indução eletromagnética

  1. 1. Willian Wallace dos Santos Vieira,Thalita Evelin,Nelson Felipe Bueno,Karin Luiza Dammskie Renata Brizola
  2. 2. Faraday , com suas pesquisas não conseguiu chegar a uma lei que indicasse como determinar osentido da corrente induzida. Somente no ano de 1834 que o russo Heinrich Friedrich Emil Lenzapresentou uma regra, hoje em dia conhecida como Lei de Lenz, que completa os estudos deFaraday, no qual permite indicar o sentido da corrente induzida.Lenz concluiu que o sentido da corrente é o oposto da variação do campo magnético que lhedeu origem. Assim sendo, Lenz formulou uma lei que ficou conhecida como a Lei de Lenz e podeser enunciada da seguinte forma:
  3. 3. A corrente induzida em um circuitoaparece sempre com um sentidotal que o campo magnético que elecria tende a contrariar a variaçãodo fluxo magnético através daespira.
  4. 4. Motores elétricos, transformadores, eletroímãs e outros equipamentos eletrônicos, são dispositivos queutilizam uma bobina de fio enrolado que cria um campo magnético com determinada finalidade. Umabobina é formada por várias espiras.No caso da espira circular, o campo magnético associado a ela apresenta as seguintes características no seucentro :Direção: Perpendicular aoplano da espira.Sentido: Utilizando-sea Lei de Ampère, regrada mão direita.Intensidade: Dadapela expressão:Polegar: sentido dacorrente elétrica.Dedos: direção e sentidodo campo magnético.
  5. 5. Resultado: 5.10^-6
  6. 6. • O que é?Chama-se indução eletromagnética ao fenômenopelo qual aparece corrente elétrica num condutor,quando ele é colocado num campo magnético e ofluxo que o atravessa varia.• Quando ocorre?A indução eletromagnética existe todas as vezesque varia o fluxo magnético que atravessa umcondutor.
  7. 7. • Processos da indução eletromagnética;A variação do fluxo é obtida por váriosprocessos. 1º - Indução numa bobina comdeslocamento de imã 2º - Indução numa bobinaproduzida por outra bobina 3º - Indução numcondutor retilíneo movendo-se em campouniforme.
  8. 8. • Leis fundamentais de indução eletromagnética;As leis de Lenz e de Faraday-Neumann tratam deindução eletromagnética e seus princípios.Imagem de um exemplo:
  9. 9. A figura abaixo mostra um ímã AB se deslocando, no sentido indicado pela seta, sobreum trilho horizontal envolvido por uma bobina metálica fixa.Nessas condições, é correto afirmar que, durante a aproximação do ímã, a bobinaa) sempre o atrairá.b) sempre o repelirá.c) somente o atrairá se o polo A for o Norte.
  10. 10. • TORRES, Carlos Magno; NICOLAU, Gilberto Ferraro; PENTEADO, PauloCésar; SOARES, Paulo Toledo. Física Ciência e Tecnologia. Volumeúnico. Editora Moderna (2001).• Alberto Gaspar. Física. Volume único. Editora Ática (2009).• Fernando Cabral e Alexandre Lago. Física 3. Editora Harbra (2002).• Alberto Gaspar. Física. Volume único. Editora Ática (2008).

×