Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Docência do ensino superior

123 views

Published on

o slide fala sobre a docencia do ensino superior e sua pratica

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Docência do ensino superior

  1. 1. Docência do Ensino Superior1. Profissão professor: exigências atuais. De que modo os professores do Ensino Superior se identificam profissionalmente? Como um médico, um advogado que trabalham no Ensino superior se identificam profIssionalmente?
  2. 2.  O titulo de professor sozinho sugere uma identidade menor, pois socialmente parece referir se aos professores secundários e primários.  O que identifica um professor? E um professor universitário?  O ensinar? O estimulo a pesquisa? O titulo?..  O professor universitário aprende com a pratica?
  3. 3.  Há consenso de que a docência do ensino superior não requer formação no campo de Ensinar.  Seria suficiente o domínio do conhecimento.?  Quem sabe faz e quem não sabe ensina?  O professor é aquele que ensina? Se os alunos aprendem ou não é problemas deles?
  4. 4.  Na maioria das Intituições do Ensino Superior, predomina um despreparo e ate um desconhecimento cientifico do que seja o processo de ensino aprendizagem.  Geralmente os professores em departamento que atuam em cursos aprovados, que já estão estabelecidas as disciplinas que ministrarão.
  5. 5.  Não recebem qualquer orientação sobre processos de planejamentos, metodologias e avaliações, não tem que prestar contas..  A questão da docência na universidade ultrapassa o domínio de sala de aula, pondo em discussão o ensino de graduação.  Nos países mais avançados há um crescimento com a formação e o desenvolvimento profissional dos professores universitários. E com a inovaçao no campo da didática
  6. 6.  Um dos fatores é o aumento no numero de docentes.  Dados da UNESCO – de 1950 a 1992 saltou de 25 mil para 1 milhão.( professores improvisados).  Nota-se também uma preocupação com a qualidade do ensino.  A preocupação com a qualificação do professor universitário( novas tecnologias ).
  7. 7.  A sociedade tecnológica está mudando o papel dos professores.  A expansão das ofertas dos cursos de graduação e de pós- graduação.  A LDB 9393-96 exige uma parcela de seus quadros professores com pós –graduação.
  8. 8.  O decreto 2.207/97 determina que no segundo ano de sua vigências as instituiçoes devem ter 15% de seus professores pós-graduados, com stricto senso, dos quais 5% de doutores.  5º com 25% dos quais 10% doutores;  8º 1/3 dos quais 15/% doutores..
  9. 9.  Esta lei não entende a educação universitária como um processo de formação, mas sim, como uma preparação para a docência superior, que será realizada prioritariamente a nivel de mestrado ou doutorado.

×