Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Apresentação Educação Nutricional Infantil

23,181 views

Published on

  • Be the first to comment

Apresentação Educação Nutricional Infantil

  1. 1. Educação Nutricional Infantil
  2. 2. Público alvo: Profissionais da área de nutrição,pedagogia e educadores.
  3. 3. Justificativa: Nos últimos anos a obesidade infantil vem aumentando em diversos países. No Brasil a prevalência da obesidade em menores de 5 anos varia de 2.5% entre crianças de menor renda e 10.6% entre crianças de maior renda. A etiologia da obesidade é multifatorial, estando envolvido a baixa freqüência do consumo de leite, hortaliças e frutas, omissão do café da manhã, a excessiva comercialização de variedades de alimentos ricos em energia e gorduras, redução das fibras alimentares e a falta de exercícios físicos. As consequências da obesidades na infância podem ser notadas a curto prazo com as desordens ortopédicas, distúrbios respiratórios, diabetes, hipertensão arterial, dislepidemias; e a longo prazo tem sido relatada mortalidade por doença coronariana nos adultos que foram obesos durante a infância e adolescência. Diante de todos esses fatores este curso trará novo sentido e significado para o ato de comer, conhecimento sobre os alimentos necessários para o crescimento e desenvolvimento humano e suas respectivas quantidades e a promoção da saúde e qualidade de vida.
  4. 4. Pré-requisitos: Ser graduado Habilidades: navegação na internet, participação em chats e fóruns, downloads de arquivos e pesquisa/busca Computador com: acesso à internet banda larga, possuir endereço eletrônico, plug in dos aplicativos: Acrobat Reader e Media Player, placa de som, caixas de áudio e fones de ouvido
  5. 5. Recursos tecnológicos,humanos e materiais: Tecnológicos: computador, internet, produtor de mídia e pen drive; Humanos: um tutor e um monitor on line e um profissional de nutrição; Materiais: apostilas disponibilizadas por e-mail e para download no blog.
  6. 6. Objetivo Geral: O curso tem como objetivo capacitar os profissionais a desenvolver estratégias de Educação Nutricional, conscientizar e motivar os profissionais da importância dos hábitos alimentares desde à infância.
  7. 7. Objetivos Específicos: Agregar conhecimentos específicos sobre o crescimento e desenvolvimento humano; Promover recursos para o incentivo de aprendizagem e mudança de comportamento; Informar as quantidades necessárias a serem ingeridas nas diferentes idades; Transmitir que a alimentação é um ato prazeroso e que sua prática irá promover o crescimento saudável.
  8. 8. Metodologia: Aulas 60% presencial e 40% à distância. Carga horária: 40 horas
  9. 9. Aula 1: A História da Alimentação Atividade: Dinâmica de grupo para integração dos alunos e troca de conhecimentos. Apresentação do curso. Discussão do tema em data show. Material: Será disponibilizado no blog e a discussão em sala será disponibilizada no grupo do Yahoo.
  10. 10. Aula 2: O que é Nutrição e sua importância Atividade: Discussão do texto em sala de aula. Material: Texto sobre o assunto disponibilizado no blog e a discussão será disponibilizada no grupo do Yahoo.
  11. 11. Aula 3 (EAD): Pirâmide dos alimentos, os nutrientes, suas fontes e funções Atividade: Discussão do texto em sala de aula. Material: Texto sobre o assunto disponibilizado no blog e a discussão será disponibilizada no grupo do Yahoo. Vídeo do tema no blog.
  12. 12. Aula 4: Amamentação e introdução dos alimentos Atividade: Dividir a sala em grupos, entregar revistas, cola, papel e tesoura para que cada grupo defina o que eles acham importante destacar na amamentação e na introdução dos alimentos Material: Discussão será disponibilizada no grupo do Yahoo.
  13. 13. Aula 5 (EAD): Alimentação nas fases da vida Atividade: No blog do curso estará disponível temas do assunto recomendações de sites para pesquisas e uma enquete a ser respondida no próprio blog Material: Enquete disponibilizada no blog.
  14. 14. Aula 6: Os dez passos para uma alimentação saudável Atividade: Apresentação em data show com uma aula explicativa interagindo com os alunos e no final será aplicada uma atividade de verdadeiro ou falso Material: Resumo da discussão em sala de aula disponível no Yahoo. Atividade aplicada disponível no blog.
  15. 15. Aula 7 (EAD): A importância da higienização na manipulação dos alimentos Atividade: Assistir programas culinários, leitura de texto, assistir o filme no blog e discutir no chat on line. Material: Texto enviado por e-mail e disponível no grupo do Yahoo. No blog será disponibilizado um vídeo sobre o tema.
  16. 16. Aula 8: Obesidade a atividade física Atividade: Assistir o filme e discutir em sala de aula Material: Discussão disponível no grupo do Yahoo, no blog textos sobre o assunto.
  17. 17. Aula 9 (EAD): Aspectos psicológicos da alimentação Atividade: Fórum de discussão Material: No blog estará disponível sites relacionados e textos sobre o assunto.Discussão do fórum disponível no grupo do Yahoo.
  18. 18. Aula 10: A influência da mídia na alimentação Atividade: Entrega de um trabalho conclusivo com recursos áudio visuais com comparativo entre o que a mídia expõe e o que é correto. Assistir um filme em sala de aula. Material: um vídeo sobre o assunto no blog, sites relacionados e discussão disponibilizada no Yahoo.
  19. 19. Aula 10: A influência da mídia na alimentação Atividade: Entrega de um trabalho conclusivo com recursos áudio visuais com comparativo entre o que a mídia expõe e o que é correto. Assistir um filme em sala de aula. Material: um vídeo sobre o assunto no blog, sites relacionados e discussão disponibilizada no Yahoo.
  20. 20. Componentes do grupo: Fabiana de Melo Serrano Gabriela Wojakevicz Barbosa Viviane Del Rey Mantovani

×