Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Webinar como se tornar um comunicador eficiente

290 views

Published on

Detalhes sobre este webinar http://goo.gl/3LmMHl

Published in: Education
  • Be the first to comment

Webinar como se tornar um comunicador eficiente

  1. 1. Maria Angélica Castellani – 14-02-2017 Como se tornar um Comunicador Eficiente
  2. 2. Paradigma Um paradigma é a maneira como percebemos, compreendemos e interpretamos o mundo à nossa volta. É uma maneira de olhar as pessoas e as coisas.
  3. 3. O Poder de um Paradigma Palavra de origem grego. Na origem foi um termo científico, mas hoje é usada para definir um modelo, teoria, percepção, pressuposto ou modelo de referência. É a maneira como “vemos” o mundo. Não no sentido visual, mas sim em termos de percepção, compreensão e interpretação.
  4. 4. O Poder de um Paradigma Vemos o mundo, não como ele é, mas como nós somos - ou seja, como fomos condicionados a vê-lo. Quando as outras pessoas discordam de nós, imediatamente achamos que há algo de errado com elas. No entanto, as pessoas podem ver as coisas de modo diferente, cada uma delas olhando o mundo através das lentes específicas de sua própria experiência.
  5. 5. O Poder de um Paradigma Quanto mais nos conscientizamos de nossos paradigmas, mapas ou pressupostos básicos, e do quanto somos influenciados por nossas experiências, mais responsabilidade podemos assumir por estes paradigmas, mais podemos examiná-los, testá-los em confronto com a realidade, ouvir a opinião dos outros e nos abrirmos para os conceitos alheios, obtendo deste modo um quadro mais amplo e uma visão mais objetiva.
  6. 6. A Mudança de Paradigma Nossos paradigmas, corretos ou incorretos, são a fonte dos comportamentos e atitudes e, portanto, de nosso relacionamento com os outros. Muita gente passa por uma experiência fundamental de mudança no pensamento quando enfrenta novas situações, quando assume novos papéis como marido, esposa, gerente ou líder.
  7. 7. Quebra de Paradigmas Para sermos eficazes necessitamos fazer uma mudança de paradigmas. A maioria das descobertas científicas é resultado de quebras de paradigmas, tais como quando Copérnico considerou o Sol como o centro do universo e não a Terra.
  8. 8. Quebra de Paradigmas Quebras de paradigmas são mudanças quantificáveis, mesmo que lentas e deliberadas ou instantâneas. O problema não é o problema, e sim a forma como vemos o problema.
  9. 9. Como se tornar um Comunicador Eficiente Ser eficiente? Ser eficaz?
  10. 10. Como se tornar um Comunicador Eficiente "A eficiência consiste em fazer certo as coisas: geralmente está ligada ao nível operacional, como realizar as operações com menos recursos – menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc…" "Já a eficácia consiste em fazer as coisas certas: geralmente está relacionada ao nível gerencial". Peter Drucker
  11. 11. Como se tornar um Comunicador Eficiente 1.  Como você aprendeu a se comunicar? 2.  Alguma vez recebeu uma resposta da sua comunicação que não esperava? 3.  Analisou alguma vez sua eficiência na comunicação?
  12. 12. Como se tornar um Comunicador Eficiente A eficiência da comunicação é a resposta que você recebe.
  13. 13. Como se tornar um Comunicador Eficiente Comunicação responsável é ser 100% responsável pelo efeito de suas palavras nas pessoas.
  14. 14. Como se tornar um Comunicador Eficiente Você é o responsável de mudar como as pessoas respondem às suas mensagens. Eles não tem que ouvir melhor, você precisa se comunicar mais efetivamente.
  15. 15. Como se tornar um Comunicador Eficiente 100% de responsabilidade é ... a.  Escolher ser um “orientador” em tudo o que você faz. b.  Aceitar a responsabilidade, e não a culpa, por seu impacto nos resultados e nas pessoas. c.  Focar no que você pode fazer, em vez de esperar que os outros façam.
  16. 16. Como se tornar um Comunicador Eficiente Sua comunicação é responsável quando: a.  As pessoas estão inspiradas b.  As pessoas sabem o que é importante c.  As pessoas estão emocional e intelectualmente envolvidas
  17. 17. Como se tornar um Comunicador Eficiente Competências, habilidades e comprometimento como líder não superarão habilidades de comunicação deficientes.
  18. 18. Como se tornar um Comunicador Eficiente Toda mensagem contém duas partes: O que você pretende dizer e o que as pessoas ouvem. Acrescentando uma simples frase, é possível transformar uma mensagem informativa em uma mensagem inspiradora.
  19. 19. Como se tornar um Comunicador Eficiente Que mensagem eu quero enviar? Como eu quero que as pessoas se sintam? O que você diz e como você diz são os principais instrumentos para fazer as coisas acontecerem.
  20. 20. Como se tornar um Comunicador Eficiente Grande parte do sucesso de um gerente de projetos depende fundamentalmente da sua habilidade em se comunicar, em se fazer entender, em motivar a sua equipe, em conseguir que o relacionamento interpessoal seja bem sucedido. A comunicação é a ferramenta que os líderes usam para motivar pessoas a chegarem mais alto.
  21. 21. Ambientes Corporativos Racional Emocional “Sentir o que a empresa sente” Liderança Comunicação
  22. 22. A PNL na Comunicação Racional Emocional Programação Neurolinguistica Técnicas para a Felicidade Pessoal e no Trabalho
  23. 23. A PNL na Comunicação Racional Emocional Alcançar o receptor e gerar a resposta desejada Atividades dos Líderes à Comunicação Eficiente
  24. 24. A PNL na Comunicação •  PNL é uma atitude frente a um mundo onde as formas de comunicação são cada vez mais complexas e dinâmicas. Um modelo que ajuda você a entender melhor como o ser humano pensa, age e se comunica. A partir desse conhecimento você utiliza melhor seu cérebro para alcançar os resultados que deseja. •  Podemos dizer que PNL é uma ciência, na qual suas experiências internas oferecem um meio de auto-conhecimento, para você desenvolver seu potencial criativo. •  Sua abordagem é prática, dá resultados e é cada vez mais utilizada em muitas disciplinas no mundo inteiro.
  25. 25. A PNL na Comunicação “Manual do Cérebro Humano” Estuda o funcionamento subjetivo do cérebro e da mente, como estruturamos o pensamento, a emoção e a comunicação.
  26. 26. Benefícios da PNL •  Mais capacidade para desenvolver relacionamentos de alta qualidade com as pessoas que estão ao seu redor. •  Aumento da sua sensibilidade em relação a si mesmo e aos outros, com uma maior consciência das mudanças sutis de comportamento, atitude e dos efeitos da sua maneira de comunicar. •  Desenvolvimento da flexibilidade comportamental, para que tenha mais opções e, conseqüentemente, mais influência sobre as situações da sua vida. •  Melhor capacidade de gerar compromisso, cooperação e entusiasmo nas pessoas à sua volta.
  27. 27. Benefícios da PNL •  Gerir os seus pensamentos e sentimentos, a fim de controlar as suas emoções e o seu destino, além de reconhecer e entender as emoções dos outros. •  Desenvolvimento da sua capacidade de extrair o máximo de seu inconsciente, aproveitando o seu potencial máximo. •  Desenvolvimento da capacidade de utilizar ainda melhor os seus próprios recursos internos. •  Transformar os seus sonhos em objetivos, aprendendo a formular melhor e programar-se para alcançá-los.
  28. 28. Benefícios da PNL •  Maior desenvolvimento e ampliação da sua criatividade. •  Compreensão e desenvolvimento da auto-estima, mantendo um estado de excelência permanente na sua vida cotidiana. •  Aumento das perspectivas de liderança, ampliando o seu poder de influência com as pessoas. •  Aumento da sua capacidade de comunicação, influenciando as pessoas com sutileza, ética e elegância. •  Facilidade para gerir objeções e conflitos.
  29. 29. A PNL na Comunicação Mudanças Programadas Melhorar a Comunicação Empatia Equilíbrio Emocional Conquistar Metas “Manual do Cérebro Humano” Vencer Barreiras Resistências Interferências
  30. 30. A PNL na Comunicação Combate ao Estresse Fobias Depressão Problemas de Relacionamento Ansiedade “Manual do Cérebro Humano” Auto-estimaAutoconfiança Obesidade Comportamentos Obsessivos Aprendizagem
  31. 31. A PNL na Comunicação Técnicas de Persuasão Formação de Equipes Motivação Tomada de Decisões Conflito de Interesses “Manual do Cérebro Humano” Comunicação Compras e Vendas Desenvolvimento de Carreira Negociação
  32. 32. A PNL na Comunicação
  33. 33. Linguagem do corpo 55% Tom de voz 38% Palavras 7% A PNL na Comunicação Palavras Qualidade de Voz Corporal: Postura, gestos, expressões. Metamensagens Conforme os percentuais, não é tanto o que falamos, se não, como falamos que marcará a diferença.
  34. 34. Metamensagens •  O poder das metamensagens é amplamente utilizado, de forma consciente, em discursos políticos, no marketing e na publicidade; de modo a influenciar o seu entendimento e percepção. •  É importante entender o quanto as metamensagens podem ficar fora da consciência dos comunicadores e podem acabar por criar grandes impactos, sem as pessoas se darem conta disso. •  Tomar consciência das metamensagens ajuda o comunicador a reconhecê-las e a utilizá-las.
  35. 35. Metamensagens
  36. 36. Sintonia Para criar essa sintonia deverá utilizar a mesma intensidade de linguagem corporal , tom de voz, sempre de forma sensível e respeitosa. Rapport é uma palavra de origem francesa que significa “harmonia de relacionamento”. O Rapport : sintonia e clima de confiança. Se o significado da comunicação é a resposta que você provoca, conseguir a sintonia é a habilidade para provocar respostas.
  37. 37. Comunicação Assertiva •  Comunicar assertivamente é uma arte. •  A assertividade é a arte de ser objetivo. •  Muitas vezes passamos por situações desagradáveis, causadas exclusivamente por nossa forma de ser e geramos diversos sentimentos negativos com os quais devemos lidar posteriormente. •  Situações que muitas vezes não temos poder de reação ou situações opostas onde a reação passou dos limites.
  38. 38. Comunicação Assertiva
  39. 39. Comunicação Assertiva •  Assertivo não é acertar. Falar assertivamente significa utilizar uma forma mais firme, tem a ver com se afirmar, significa dizer o que a pessoa quer, respeitando seus limites e fundamentalmente os limites, estilos e formas de ser dos outros. •  Sendo assertivo você passa mais segurança, infunde mais credibilidade, as pessoas confiam mais em você, e essa mesma segurança que transmite retorna para você. Você mesmo fica mais autoconfiante, pois utiliza uma comunicação assertiva. •  Ser assertivo é utilizar uma linguagem focada em resultados, é uma comunicação empática, passa respeito para si e para o outro. •  Sendo assertivo consegue ser mais livre emocionalmente e não ficar preso das emoções, pois coloca foco nos resultados, estimulando ao outro a fazer o mesmo.
  40. 40. Comunicação Assertiva No tema comportamental podemos ter três tipos de atitudes: Passiva Agressiva Assertiva
  41. 41. Comunicação Assertiva Viver e usufruir os seus direitos Reconhecer e expressar sentimentos e emoções Solicitar o que você quer Expressar pontos de vista, ideias e conceitosForma direta, com integridade, honestidade e respeito Assertividade
  42. 42. Como se tornar um Comunicador Eficiente Conclusões 1.  Paradigmas 2.  A comunicação é 100% responsável 3.  PNL na comunicação 4.  Empatia – Rapport 5.  Comunicação Assertiva 6.  O que você diz e como você diz são os principais instrumentos para fazer as coisas acontecerem.
  43. 43. Como se tornar um Comunicador Eficiente Conclusões 1.  Leitura como hábito. 2.  Ler, ler e ler. Leitura de 1 livro de liderança por mês. 3.  Biblioteca FIXE, mais de 100 títulos para escolher.
  44. 44. Governança e Ambientes Híbridos – Funciona? 21-03-2017 MAURO TONON, PMP
  45. 45. Como se tornar um Comunicador Eficiente
  46. 46. E-books Gratuitos http://www.youwilldobetter.com/publicacoes/
  47. 47. Mais de 90 Webinars Gravados 90 PDUs!!
  48. 48. Maria Angélica Castellani, MBAs, PMP, CSM, CSD FIXE Consulting & Training www.youwilldobetter.com About.me/angelicacastellani Facebook: FIXE.CeT / mangelica.cast Twitter: FixeConsulting / mangelicacast Skype: mangelica_sp (55 11) 98359-1965 Muito Obrigada! A

×