Fauna do solo zoologia agricola

1,221 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Fauna do solo zoologia agricola

  1. 1. • Analisar e identificar a biodiversidade de macrorganismos existentes no solo.
  2. 2. • O trabalho foi conduzido em campo, nos dias 29 e 30 de Novembro de 2013 na área que hoje pertence à UFRA- Campus Capanema. As armadilhas do tipo “Pitfall” foram instaladas na área de Capoeira, em frascos de plástico com capacidade de 500 ml, Foram colocados 10 pontos escolhidos aleatoriamente totalizando 10 amostras, em uma área de 80 m².
  3. 3. Nas armadilhas “PIT FALL”, foram capturados 12 ordens de invertebrados, totalizando 102 indivíduos, em sua maioria de importância agrícola.
  4. 4. AMOSTRAS (102 Individuos) TATUZINH O DE JARDIM 3% PULGA 1% CARAPANÃ 1% ARANHA 7% BARATA 4% MOSQUITO 11% BESOURO 7% BORBOLETA 4% GRILO 4% CARRAPATO 1% CUPIM 7% DIPLOPODA 1% FORMIGA 49%
  5. 5. De acordo com o os resultados, a composição da diversidade dos indivíduos da macrofauna presente no ambiente, ÁREA DE CAPOEIRA, demonstrou uma grande variação de grupos faunísticos.
  6. 6. Lepidóptera, Díptera, Diplopoda e Ortóptera. Lepidóptera
  7. 7. • Observou-se um maior número de indivíduos da ordem dos Hymenoptera (formiga) e Diptera (mosquito), os grupos de menor representantes foram Lepidoptera (borboleta), Coleoptera (besouros), Arachnida (Aranha), Isoptera (Cupim), e Orthoptera (grilo, gafanhoto).
  8. 8. Como era de se esperar a maioria dos indivíduos capturados pelas armadilhas é de importância organismos agrícola, que quando principalmente estão em os grande número causam danos à agricultura conforme o gráfico a seguir.
  9. 9. Composição da Macrofauna de acordo com a classe 1% 8% 3% Insecta Arachnida Malacostraca Diplopoda 88%
  10. 10. • Mas, também indivíduos houve benéficos polinizadores a à incidência vegetação representados de como pelas borboletas, aranhas que são predadoras de outros insetos, porém estes encontrados em menor número. foram
  11. 11. A coleta passiva foi extremamente importante, pois com as respectivas capturas com armadilhas de pitfull adquiriu-se um conhecimento maior e mais minucioso sobre os animais que constituem a fauna do solo, até então estudados somente em sala de aula.

×