Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Convitepti

416 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Convitepti

  1. 1. Workshop de Matemática De 22 a 25 de Março de 2011 PalestrantesFabio Chalub fez graduação e mestrado em Física na PUC-RJ e doutorado em Matemática no IMPA. Nos últimos dez anos tem trabalhado namodelagem matemática de problemas em biologia. Desde 2003 vive em Portugal e atualmente é professor da Universidade Nova de Lisboa. Tem mais de20 artigos em revistas científicas internacionais e é muito ativo em divulgação científica, com uma coluna regular na "Gazeta de Matemática". Em 2009, fezparte do Comitê Organizador do congresso "The Mathematics of Darwins Legacy", em Lisboa. O livro sairá pela Springer, em breve.Rogério Luis Rizzi possui graduação em Licenciatura em Ciências com habilitação em Matemática, graduação em licenciatura em Matemática,Especialização em Informática Aplicada à Educação, Mestrado em Matemática, doutorado em Ciências da Computação. Atualmente é professor daUniversidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel. Trabalha com métodos numéricos para equações diferenciais, decomposição de domínio,métodos multigrid, modelagem computacional da hidrodinâmica e do transporte de substâncias em copos de águas rasos e epidemiologia matemática.Miriam Marinotti, psicóloga pela PUC-SP. Mestrado e doutorado em Psicologia da Educação, PUC-SP. Atividades profissionais: atendimento clínicoem consultório particular; acompanhamento de crianças que apresentam dificuldades acadêmicas; professora e supervisora de cursos de Aprimoramento eEspecialização no Núcleo Paradigma- SP. Organizadora, em conjunto com a Profa. Dra. Maria Martha Hübner do livro Análise do Comportamento para aEducação: contribuições recentes e de diversos artigos relacionados à prática clínica.Jair Koiller fez graduação e mestrado na PUC-RJ e doutorado pela University of Califórnia, Berkeley , em 1975. Trabalhou muitos anos na UFRJ e noLNCC, com passagens como professor visitante em centros internacionais. Tem experiência em colaborações interdisciplinares, tendo co-autores nas áreasde Astronomia, Biologia, Fisica e Engenharia, e, mais recentemente participa na criação do Centro de Matemática Aplicada da FGV, cujo foco será em temasdas Ciências Sociais. Na década de 80, participou em campanhas pela libertação de cientistas presos por delitos de opinião, e na criação de espaços dedivulgação científica. Mais recentemente atuou na organização da Escola Internacional pela Paz e Desenvolvimento, evento satélite do CongressoInternacional dos Matemáticos em Madrid, em 2006. Coopera com várias redes de pesquisa no Brasil e no exterior.
  2. 2. Resumo das PalestrasTema: A Matemática e o Amor: Tema: Biologia Celular e as Tema: Modelagem da Tema: Resolução de Problemas Modelos de cooperação ou Ciências Exatas Epidemia de Dengue e Raciocínio Lógico: conflito? Resumo: As ciências biológicas Contribuições da análise doResumo: Os modelos estão oferecendo enormes desafios - Resumo: Os estudos sobre dengue, comportamentomatemáticos não se limitam à e, portanto, grandes oportunidades um problema de saúde pública para os jovens. Além do tradicional mundial, requer a participação de Resumo: Ao analisarmos os objetivosdescrição dos problemas físicos. aporte da química (principalmente a profissionais com distintas formações preconizados por agências educacionais,Também o comportamento orgânica), a modelagem na busca de estratégias de escolas e professores, torna-se clara ahumano pode ser descrito com matemática, com base em conceitos monitoramento e de controle preocupação com a formação de indivíduosequações, usando uma área da da física, se mostra cada vez mais epidemiológico. Destacamos a autônomos e críticos. Situação evidenciada em expressões tais como “preparar para amatemática importante. O maior desafio, talvez, relevância da aquisição, registro e vida”; “ensinar a pensar”; desenvolverchamada "teoria dos jogos". seja o dos neurocientistas - explicar análise de dados obtidos por meio de raciocínio lógico” etc. Skinner, ao abordar como os bilhões de neurônios se vários órgãos e setores da esta questão, afirma que a educação é oMostraremos, sempre com comunicam para gerar a consciência, administração pública. Sistemas de estabelecimento de comportamentos quehumor, como a procura dos a ética, o amor - mas tudo isto escapa informações e modelos computacionais serão vantajosos para o indivíduo e para osparceiros, o comportamento à nossa expertise. Nesta palestra podem dar bons subsídios aos outros em algum tempo futuro. Para atendersexual e os conflitos dentro do processos de planejamento, gestão e a estas metas, uma das tarefas vamos trocar ideias sobre exemplos fundamentais da educação é ocasamento podem ser muito mais restritos. Focando na avaliação de políticas públicas em desenvolvimento de raciocínio lógico e biologia celular, vamos falar das saúde. Objetiva-se com essa palestramodelados; e como os conflitos habilidade de solucionar problemas nos pesquisas de alguns dos participantes apresentar alguns trabalhos em alunos. Nesta palestra, abordaremos ainerentes à vida a dois epidemiologia matemática e análise do processo de resolução de do workshop promovido pelo IMPA,se refletem, até mesmo, em computacional que vêm sendo problemas, segundo o behaviorismo radical, em especial sobre a motilidade derelação à genética. microorganismos. desenvolvidos pela Rede PRONEX de ilustrando tal análise com dados de pesquisa Modelagem em Dengue. e procedimentos utilizados no atendimento de crianças do ensino fundamental.
  3. 3. Programação Palestra 22/03 Palestra 23/03 Palestra 24/03 Palestra 24/03 (terça-feira) (quarta-feira) (quinta-feira) (quinta-feira) 18h30 18h30 18h 20hPalestrante: Fabio Chalub Palestrante: Jair koiller Palestrante: Miriam Palestrante: Rogério Luis Marinotti RizziTema: A Matemática e o Tema: Biologia Celular eAmor: Modelos de as Ciências Exatas Tema: Resolução de Tema: Modelagem dacooperação ou conflito? Problemas e Raciocínio Epidemia de Dengue Lógico: Contribuições da análise do comportamento REALIZAÇÃO:

×