Placa Mãe - Atualizado 29/10/2014

1,708 views

Published on

Published in: Technology
  • Be the first to comment

Placa Mãe - Atualizado 29/10/2014

  1. 1. PLACA-MÃE EVANDRO JÚNIOR | www.evandrojunior.pro.br | evandrojunior21@gmail.com
  2. 2. A PLACA-MÃE Um dos componentes mais importantes do computador, a placa-mãe é responsável pela comunicação entre os componentes e placas do computador.
  3. 3. Barramento Praticamente todos os componentes de um computador, como processadores, memórias, placas de vídeo e diversos outros, são conectados à placa-mãe a partir do que chamamos de barramento. Ele é o encaixe de que cada peça precisa para funcionar corretamente.
  4. 4. Barramento Barramento de dados Onde ocorre as trocas de dados no computador, tanto enviados quanto recebidos. Barramento de endereços indica o local onde os processos devem ser extraídos e para onde devem ser enviados após o processamento. Barramento de controle Atua como um regulador das outras funções, podendo limitá-las ou expandi-las em razão de sua demanda.
  5. 5. Barramentos de entrada e saída É possível adicionar diversos outros dispositivos à sua placa-mãe, com um barramento especial para cada um deles. Alguns dos formatos mais conhecidos neste quesito são o PCI, o AGP e até mesmo o USB, amplamente utilizado em pendrives, impressores, teclados, mouses e outros periféricos.
  6. 6. Barramento de memória e sua importância Um dos aspectos fundamentais quanto ao barramento, em especial quando tratamos de memória, é a quantidade de bits que ele é capaz de levar por vez.
  7. 7. Barramento de memória e sua importância Exemplo de barramentos: Placa de vídeo Modelos da GeForce: 32, 64 e até 128 bits de barramento. A diferença na velocidade dos jogos é realmente muito alta. Por isso, sempre que comprar uma placa de vídeo, busque sempre o modelo com o maior barramento.
  8. 8. Conhecendo a placa-mãe Soquete do Processador O soquete é o lugar onde é encaixado o processador, e de acordo com a quantidade de pinos para encaixe que ele possui é que definimos qual é o soquete.
  9. 9. Conhecendo a placa-mãe Slots de Memória DDR É através destes slots que a memória RAM é ligada à placa-mãe do computador. Cada tipo de memória (DDR, DDR2, DIMM) possui um tipo diferente de slot.
  10. 10. Conhecendo a placa-mãe Slots de Memória DDR2 As DDR2 trouxeram grandes melhorias no gerenciamento de energia. Este modelo trabalha com 240 pinos. Apesar de na teoria dobrar a velocidade, a DDR2 apresenta alguns problemas de latência, chegando a atingir quase o dobro da DDR clássica.
  11. 11. Conhecendo a placa-mãe Imagens Slots de Memória DDR em geral
  12. 12. Conhecendo a placa-mãe Conectores SATA As conexões SATA permite a transferência de dados entre os dispositivos de armazenamento, normalmente HDs, e drives com o computador.
  13. 13. Conhecendo a placa-mãe Cabo SATA Serial Advanced Technology Attachment, foi o sucessor do IDE. Os Discos Rígidos que utilizam o padrão SATA transferem os dados em série e não em paralelo como o ATA. Como ele utiliza dois canais separados, um para enviar e outro para receber dados, isto reduz (ou quase elimina) os problemas de sincronização e interferência, permitindo que frequências mais altas sejam usadas nas transferências.
  14. 14. Conhecendo a placa-mãe Slots de Expansão PCI Os slots de expansão servem conectar placas de rede, placa de som, modems, placa de captura, e outros componentes à placa-mãe. O padrão mais usado atualmente é os PCI (Peripheral Component Interconnect).
  15. 15. Conhecendo a placa-mãe Slots de Expansão PCI-Express PCI-Express (ou PCI-E) é um tipo de barramento que foi criado pela Intel em 2004, e se destaca por substituir ao mesmo tempo os barramentos PCI e AGP. Desde seu lançamento praticamente todas as placas de som, rede e principalmente as placas de vídeo passaram a usá-lo na transmissão de dados. Atualmente o PCI-Express está disponível nos seguintes segmentos: 1x, 2x, 4x, 8x e 16x.
  16. 16. Conhecendo a placa-mãe Slots IDE Os slots IDE são responsáveis pela conexão de HDs e drives de CD/DVD à placa mãe. Antes do surgimento do padrão SATA, o IDE era o único slot que garantia a comunicação entre a placa-mãe e os discos rígidos.
  17. 17. Conhecendo a placa-mãe Cabo IDE O IDE, do inglês Integrated Drive Eletronics, foi o primeiro padrão que integrou a controladora com o Disco Rígido.
  18. 18. Conhecendo a placa-mãe Slots AGP Accelerated Graphics Port, o conhecido slot AGP, foi produzido especialmente para a utilização de placas de vídeo. As empresas desenvolvedoras de hardware geralmente não fornecem muito suporte técnico para este tipo de placas, pois o número de usuários equipados com barramento AGP está diminuindo, com o barateamento de placas mãe com suporte a PCI-Express.
  19. 19. Conhecendo a placa-mãe Conectores de alimentação O conector de alimentação é o local onde você deve conectar a fonte à placa-mãe. Este conector garante a distribuição de energia elétrica à placa e todos os demais componentes do computador.
  20. 20. Conhecendo a placa-mãe BIOS É neste pequeno chip que fica armazenado todos os dados e códigos de execução da BIOS, sistema responsável pelas atividades de inicialização do computador, armazenamento de configurações de cada usuário e muitas outras funções. Responsável por ensinar o processador como manipular os dispositivos básicos do micro.
  21. 21. Conhecendo a placa-mãe POST Responsável pelo auto teste sempre que ligamos o computador.
  22. 22. Conhecendo a placa-mãe SETUP DA BIOS Programa de configurações do computador.
  23. 23. Conhecendo a placa-mãe Bateria Esta pequena bateria de 3V é a responsável por alguns dados do computador não serem apagados ou reiniciados toda vez que você liga o computador. É ela quem mantém a BIOS configurada e, consequentemente, as informações de data e hora do sistema.
  24. 24. Conhecendo a placa-mãe Jumpers Muito pequenos, os jumpers são pecinhas plásticas que permitem a configuração física de placas e sistemas. A bateria interna do computador só pode ser configurada por meio de jumpers.
  25. 25. Conhecendo a placa-mãe Entrada PS/2 Estas são as principais responsáveis pela conexão de muitos mouses e teclados aos computadores.
  26. 26. Conhecendo a placa-mãe Entradas USB, de rede e multimídia As portas USB são, com certeza, as entradas mais versáteis presentes na placa-mãe, pois a maioria dos dispositivos atualmente possuem conectores USB. A entrada de rede é o que garante o acesso à internet da maioria dos usuários. Enquanto os conectores multimídia permitem a conexão de microfones e caixas de som externas, ou fones de ouvido.
  27. 27. Conhecendo a placa-mãe Entradas seriais Embora não sejam muito utilizadas atualmente, muitos computadores ainda possuem as famosas portas seriais no computador. Isto porque ainda existem monitores e mouses que fazem uso desta tecnologia para se comunicar com a placa-mãe.
  28. 28. Chipset Um Chipset é o nome dado ao conjunto de chips (ou circuitos integrados) utilizado na placa-mãe. Funções: Controle dos barramentos (pci, agp e o antigo isa); Controle e acesso à memória; Controle da interface ide e usb; Timer; Controle dos sinais de interrupções; Entre outras.
  29. 29. Chipset Em uma analogia, seria mais ou menos como o cérebro, recolhendo informações e enviando à parte do corpo adequada para a execução da tarefa de forma que a função solicitada seja efetuada de forma satisfatória.
  30. 30. Chipset O Chipset está também relacionado com o clock externo do processador e das memórias. Por exemplo, se o clock externo de seu processador possui um valor de barramento maior que o suportado pelo do Chipset, não seria possível aproveitar todo o potencial dele. As placas de som e vídeo onboard, são circuitos integrados no Chipset.
  31. 31. Chipset Atualmente, a maioria dos Chipsets é formada por dois chips principais, conhecidos como North Bridge e South Bridge. O North Bridge (Ponte Norte) ligado diretamente ao processador e cujas funções são o acesso às memórias e aos barramentos AGP e PCI e a comunicação com o South Bridge.
  32. 32. Chipset O Chipset é um dos principais componentes de um PC, ficando atrás do processador e das memórias. Portanto, um bom cuidado ao adquirir um computador é a escolha de placas-mãe com um Chipset adequado à sua necessidade para evitar futuros transtornos com relação ao desempenho.
  33. 33. Clock Em eletrônica e especialmente em circuitos digitais síncronos, o clock é um sinal usado para coordenar as ações de dois ou mais circuitos eletrônicos.
  34. 34. Componetes Eletrônicos Capacitores Transistor MOSFET (reguladores de tensão) Bobinas

×