Consciencia negra1-1195606471852433-5

1,540 views

Published on

Encontrado na net

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Consciencia negra1-1195606471852433-5

  1. 1. ESCOLA ESTADUAL MELO VIANA DISCIPLINA: HISTÓRIAPROFESSORA: EVANILDE CHUVA CAMPOS Novembro/2012
  2. 2. Você sabia que no dia 20 de Novembro écelebrado o DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA no Brasil?MAS POR QUE É CELEBRADO NO DIA 20 DE NOVEMBRO?
  3. 3. Essa data foi escolhida porque foi o dia da morte de Zumbi. Mas quem foi Zumbi? Você sabe dizer?
  4. 4. Zumbi lutou muito pela liberdade dos negrosescravos no Brasil. Por isso a data faz uma homenagem a estegrande personagem da história brasileira.
  5. 5. O dia da Consciência Negra é um dia em que todos refletimos eestudamos um pouco mais sobre questões comoracismo e a cultura negra brasileira. O RACISMO separa as pessoas. Racistas acreditam que pessoas brancas são superiores aos negros, por exemplo.
  6. 6. Todos são iguais e tem as mesmas capacidades, independente de cor, sexo, religião, preferência política. Todos tem direito de uma vida digna etratados de acordo com sua personalidade, e não pela cor da pele.
  7. 7. Por isso o racismo é uma bobagem! Não apenas no dia da Consciência Negra mas em todos osoutros dias, devemos dizer NÃO ao RACISMO!
  8. 8. Você sabia que os negrosque vieram da África comoescravos trouxeram muitas coisas que até hojeutilizamos? Isso chama-se herança cultural.
  9. 9. O SAMBA é o ritmo musical brasileiro mais conhecido no mundo e é uma criação dos negrosque viviam na Bahiae foram para o Rio de Janeiro.
  10. 10. Se você gosta de Acarajé, Vatapá,Caruru, Feijoada, Cocada,Canjica...agradeça às cozinheirasnegras que vieram ao Brasil como escravas.
  11. 11. Outras heranças: a capoeira ( dança/luta) e o candomblé ( religião)
  12. 12. Por que o dia da consciêncianegra é celebrado no dia 20 de Novembro? Porque foi Zumbi que criou esse dia. É uma forma de homenagear Zumbi,morto neste dia.
  13. 13. “O RACISMO É UMABOBAGEM – SOMOS TODOS IGUAIS!” A verdadeira consciência éfeita todos os dias e através da educação!

×