Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Trabalho de Empreendedorismo - Estudo de Caso Agência Espalhe

2,719 views

Published on

Apresentação sobre a Agência Espalhe, especialista sobre Marketing de Guerrilha, proferida na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) dia 01/10/2010.

Published in: Education
  • Be the first to comment

Trabalho de Empreendedorismo - Estudo de Caso Agência Espalhe

  1. 1. TRABALHO DE EMPREENDEDORISMO ESTUDO DE CASO – AGÊNCIA ESPALHE POR DAVID CARDOSO
  2. 2. DEFINIÇÃO DE MARKETING DE GUERRILHA Marketing de Guerrilha é um tipo de marketing de baixo custo que se vale de estratégias pouco convencionais para chamar a atenção do público para o produto/serviço anunciado. É um conceito que abrange todo tipo de propaganda não convencional, como PR Stunt (divulgação espontânea da mídia do produto), Astroturfing (criação de movimentos por alguma causa, associada a uma marca), Buzz (divulgação boca a boca), etc. Sua principal vantagem é ser mais eficiente que a propaganda tradicional e poder ser realizada a baixo custo – ideal para pequenas e médias empresas, que não podem gastar muito dinheiro com anúncios em mídia tradicional (rádio, jornal, TV, etc)
  3. 3. AGÊNCIA ESPALHE – Primeira agência de Marketing de Guerrilha no Brasi l Os sócios-fundadores trabalharam em média 10 anos em grandes empresas, a maior parte em áreas relacionadas a propaganda. Eles perceberam que as pessoas não têm mais paciência para as propagandas tradicionais de televisão, rádio e jornal. Viram que, no exterior, marketing de guerrilha era algo comum sendo utilizado por grandes empresas, enquanto no Brasil a ideia era completamente desconhecida.
  4. 4. Criaram em 2003, a Espalhe, agência especializada em Marketing de Guerrilha, cuja principal ideia era promover ações de marketing com baixo custo e que tivessem alto impacto. No início eram apenas quatro pessoas e pouquíssimos recursos. Além disso, os clientes ainda tinham o preconceito de que propaganda era apenas o que era veiculado na grande mídia. Então além do trabalho de marketing de guerrilha em si, a agência teve que mostrar aos clientes atuais e potenciais as possibilidades do marketing de guerrilha.
  5. 5. Dentre seus vários trabalhos, podemos destacar: Eu sou da Lapa – Klabin Segall. A empresa de incorporação Klabin Segall contratou a agência para divulgar seu novo empreendimento no Rio de Janeiro: o Cores da Lapa. Optou-se por criar uma campanha cujas palavras-chave foram: “ Eu sou da Lapa ”, fazendo referência a um costume carioca de dizer o bairro em que vivem ao serem apresentadas.
  6. 6. Para atinigir o objetivo, a agência usou ícones populares cariocas para divulgar o movimento, tais como: esculturas de areia dos Arcos da Lapa na Praia de Copacabana, apoio das principais torcidas jovens do Flamengo, Botafogo e Vasco, uso de camisetas por parte de artistas e pessoas influentes do bairro.
  7. 7. Resultados: <ul><li>Todos os 668 apartamentos foram vendidos em menos de duas horas, sem nenhuma compra de mídia.
  8. 8. Quatro milhões de mídia espontânea
  9. 9. O movimento se tornou realidade em todas as esferas da cidade, sendo adotado pelos bares da Lapa e até pela prefeitura do Rio de Janeiro.
  10. 10. A incorporadora Klabin Segall definitivamente se tornou conhecida na cidade. </li></ul>
  11. 11. LINKS DE REFERÊNCIA : Blog de Guerrilha – Blog da Agência Espalhe http://www.blogdeguerrilha.com.br/ Alguns cases da Espalhe http://www.blogdeguerrilha.com.br/cases/ Programa Fiz Do Zero 065, entrevistando Gustavo Fortes, um dos sócios-fundadores da Espalhe http://www.youtube.com/watch?v=pBbOl2LGinE Trabalho de Conclusão do Curso de Ariel Gajardo – Análise do Conhecimento do Marketing de Guerrilha e Suas Ferramentas por parte das Agências de Publicidade de Blumenau/SC www.scribd.com/doc/2635996/etc

×