Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Trabahando com crianças do berçário

1,209,698 views

Published on

Mini-curso para Professores iniciantes -

Published in: Education
  • Be the first to comment

Trabahando com crianças do berçário

  1. 1. A igreja, através da ED, maior agência de Educação Religiosa, não pode deixar de fora de seu currículo as crianças de 0 a 2 anos. Alguns podem questionar: Por que ensinar os bebês? Por que não esperar que completem 3 anos, quando já podem falar para que utilizem a revista do maternal? Deixe- nos apontar algumas razões bíblicas:
  2. 2. • Deus escolhe alguns para o ministério já no ventre da mãe (Jr 1.5). • Ainda no ventre, a criança pode experimentar o poder de Deus (Lc 1.41).
  3. 3. Precisamos educá-las segundo os preceitos das Sagradas Escrituras. Mas como ensinar os bebês? Como educar nessa fase? Cabe aos educadores que trabalham no berçário levar a criança a criar uma imagem positiva de si e a fortalecer a auto-estima. Para isso, a criança precisa conhecer o próprio corpo, suas potencialidades e seus limites. Desenvolver a comunicação e a interação social.
  4. 4. No começo do ano, principalmente no mês de fevereiro, é uma choradeira no berçário. Os bebês choram por falta da mamãe, e por estarem em ambientes e pessoas diferentes. Estranham e choram mesmo
  5. 5. E o mais importante: aprender que existe um único Deus criador que nos ama e que enviou Jesus, seu único filho para nos salvar. Nesta fase, a criança aprende através dos cânticos, ao ouvir uma história, observando, tocando.Todos os momentos vividos pela criança são educativos Quando o bebê ouve uma história e tenta repetir palavras, também está desenvolvendo as linguagens oral e escrita, mesmo que ainda não
  6. 6. Sempre você deve inovar nas contações de histórias, observe o exemplo dessa caixa de faqueiros pintada e coberta por dentro com veludo. Fixar os bonecos com velcro. E a história contada foi a "Criação do Mundo". Olha só que legal!
  7. 7. Apresentação com os fantoches (casa de fantoche) entram em cena. Bom mesmo é ver os pequenos com um livro na mão, e com uma história pronta para ser contada. Bom mesmo é ver os olhinhos do bebê curioso, com um sorriso encantado, tentando descobrir a magia do lúdico ao contar uma história. Alías, bom mesmo é ouvir uma história seja com fantoches, livros.... não importa qual maneira, desde que ela seja contada.
  8. 8. No berçário fique atenta as ilustrações, pois elas ajudam a chamar atenção para os livros e a contar enredo. As figuras grandes, coloridas e bonitas aprimoram a percepção visual
  9. 9. SENTAR E FICAR NA ALTURA DOS OLHOS DA CÇA EDUCADORA CALMA, CHEIA DO ESPIRITO SANTO RECEPÇÃO DAS CRIANÇAS; MUSIQUINHA DE BOAS VINDAS MUSIQUINHA COM O NOME DELES ESTÁ ALI PARA SERVIR A AJESUS, HISTÓRIA: MOSRAR O PORQUINHO. EM SEGUIDA: O FILHO PRÓDIGO
  10. 10. JÁ IMAGINOU O QUE ACONTECERIA SE TRÁTASSEMOS A NOSSA BÍBLIA DO JEITO QUE TRATAMOS O NOSSO CELULAR?
  11. 11. E SE SEMPRE CARREGÁSSEMOS A NOSSA BÍBLIA NO BOLSO OU NA BOLSA? E SE DÉSEMOS UMAS OLHADAS NELA VÁRIAS VEZES AO DIA?
  12. 12. E SE VOLTÁSSEMOS PARA APANHÁ-LA QUANDO A ESQUECEMOS EM CASA, NO ESCRITÓRIO...? E SE A USÁSSEMOS PARA ENVIAR MENSAGENS AOS NOSSOS AMIGOS?
  13. 13. E SE A TRATÁSSEMOS COMO SE NÃO PUDÉSSEMOS VIVER SEM ELA? E SE A DÉSSEMOS DE PRESENTE ÀS CRIANÇAS?
  14. 14. E SE A USÁSSEMOS QUANDO VIAJAMOS? E SE LANÇÁSSEMOS MÃO DELA EM CASO DE EMERGÊNCIA?
  15. 15. MAIS UMA COISA: Ao contrário do celular, a BÍBLIA não fica sem sinal. Ela “pega” em qualquer lugar.
  16. 16. Não é preciso se preocupar com a falta de crédito porque JESUS já pagou a conta e os créditos não têm fim
  17. 17. E o melhor de tudo Não cai a ligação e a carga da bateria é para toda a vida.
  18. 18. “BUSCAI AO SENHOR ENQUANTO SE PODE ACHAR, INVOCAI-O ENQUANTO ESTÁ PERTO” (Is. 55:6)

×