Educação digital

1,131 views

Published on

Apresentação para discussão sobre o curso Introdução à Educação Digital - Proinfo Integrado.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,131
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
53
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Educação digital

  1. 1. Introdução à Educação Digital<br />
  2. 2. Contextualização e Apresentação:<br /><ul><li>PDE – Plano de Desenvolvimento da Educação.
  3. 3. Proinfo Integrado.</li></ul>Infraestrutura<br />Programa de Capacitação de Professores <br /> Conteúdos digitais, interação e comunicação.<br />Programa de Capacitação de Professores:<br /><ul><li> Cursos de Especialização (360h)
  4. 4. Curso de atualização com aperfeiçoamento (180h)</li></ul>Introdução à Educação Digital.<br />Tecnologias na Educação.<br /> Elaboração de Projetos.<br />
  5. 5. Introdução à educação digital<br /><ul><li>Objetivo.</li></ul> Contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização dos recursos e serviços mais usuais dos computadores e da Internet, levando-os a refletir sobre o impacto do uso das tecnologias digitais nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.<br /><ul><li>Fundamentos Pedagógicos:</li></ul>Garantir aos professores e gestores escolares oportunidades de exercício consciente, autônomo e ativo de seu papel como protagonistas e interlocutores na construção de uma nova realidade educacional.<br />Priorização da busca de significação cultural e profissional, valorizando a diversidade cultural existentes entre os cursistas.<br />Promoção de novos e ricos processos de ensino e de aprendizagem pelas TIC’s, alcançando uma maior valorização da autonomia e dos conhecimentos prévios do aprendiz.<br />
  6. 6. Introdução à educação digital<br /><ul><li>Escolhas Metodológicas:</li></ul>Trabalhar com projetos de aprendizagem com temática escolhida coletivamente pelos alunos.<br />Priorização de atividades que promovam o diálogo, a reflexão e a cooperação.<br /> Incluir no material impresso leituras com relatos de casos para análise e, também com conceituação e problematização de questões atuais e relevantes a respeito da relação entre sociedade, tecnologia e escola.<br />Induzir os conteúdos técnicos apenas quando estes já possam ser identificados como necessários ao contexto da realização intencional de alguma atividade significativa – promoção da autonomia de aprendizado.<br />Inclusão de materiais de apresentação da constituição das ferramentas a partir de uma explanação conceitual, sintética e abrangente.<br />
  7. 7. Introdução à educação digital<br /><ul><li> Organização do curso e metodologia:</li></ul>Redesenhar as atividades de aprendizagem e a reorganização das unidades .<br />Fornecer já no material impresso, mais subsídios à promoção da reflexão sobre o potencial e o impacto da inserção das tecnologias na prática pedagógica.<br />Fornecer na medida do possível subsídios para o trabalho nas escolas e nos NTENTM sem internet.<br />Em relação ao aprendizado sobre as TIC’s intencionou-se ir além do aprendizado instrumental para a operação e uso, no formato passo-a-passo, buscando haver uma compreensão conceitual sobre o funcionamento das ferramentas.<br />
  8. 8. Introdução à educação digital<br /><ul><li> Perspectiva da pedagogia de projetos de aprendizagem:</li></ul>A Pedagogia de Projetos surge da necessidade de desenvolver uma metodologia de trabalho pedagógico que valorize a participação do educando e do educador no processo ensino-aprendizagem, tornando-os responsáveis pela elaboração e desenvolvimento de cada Projeto de Trabalho. <br />Os Projetos de Trabalho contribuem para uma resignificação dos espaços de aprendizagem de tal forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes <br /><ul><li> Etapas de realização de um projeto de aprendizagem:</li></ul>Escolha do tema.<br />Problematização.<br />Pesquisa.<br />Sistematização e Produção.<br />Divulgação do Resultado.<br />Avaliação.<br />
  9. 9. Introdução à educação digital<br /><ul><li> Materiais didáticos do curso:</li></ul>Material impresso constituído pelo texto-base, instruções sobre o material e sua utilização e oito unidades de estudo e prática.<br />Volume de material digital apresentado em CD-ROM.<br />Em formato de hipertexto web para consulta na Internet no ambiente e-Proinfo .<br />O e-proinfo é um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem que utiliza a Tecnologia Internet e permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações, como cursos a distancia, complemento de cursos presenciais e diversas outras formas de apoio ao processo ensino-aprendizagem. <br />
  10. 10. Introdução à educação digital<br /><ul><li> Perfis dos Cursistas:</li></ul>Os cursistas tem pelo menos um contato indireto com as TIC’s nas atividades da vida cotidiana.<br />Alguns cursistas já dispõem de laboratórios de informática nas escolas em que atuam.<br />Muitos já dispõem de computadores em sua residência e outros já tem conexão à Internet.<br />A maioria dos cursistas estão no grupo dos imigrantes digitais.<br /><ul><li> Avaliação e certificação:</li></ul>Frequência nos encontros presenciais.<br /> Desempenho das atividades realizadas<br />Avaliação constante – mecanismo de movimento ao processo de ação>reflexão>ação.<br />
  11. 11. Unidades de estudo e prática<br /> Unidade 1: Tecnologias na sociedade e na escola.<br /><ul><li> Conceituar o que são tecnologias e mídias.
  12. 12. Compreender a necessidade de refletir sobre as questões que antecedem às decisões relativas à inserção das tecnologias na sua prática pedagógica.
  13. 13. Formar uma ideia inicial a respeito das potencialidades de processamento de informação das tecnologias digitais.
  14. 14. Familiarizar-se com os recursos mais básicos do computador.
  15. 15. Familiarizar-se com o uso dos fóruns de discussão e com a navegação em conteúdos da Internet.
  16. 16. Ampliar sua compreensão sobre as possibilidades de comunicação disponíveis com as TICs.</li></li></ul><li>Unidades de estudo e prática<br />Unidade 2: Navegação, pesquisa na internet e segurança na rede.<br /><ul><li>Compreender a estrutura do conteúdo web , habilitando-se assim a navegar pela Internet usando um software de navegação.
  17. 17. Refletir sobre a importância da navegação na internet na sua vida pessoal e profissional, identificando a importância de orientar seus alunos sobre como buscar informações na web, como atribuir-lhes crédito e como julgar-lhes a relevância.
  18. 18. Identificar alguns procedimentos iniciais de segurança na web.
  19. 19. Utilizar recursos básicos e simples para realizar pesquisa na internet.
  20. 20. Familiarizar-se com a interface do editor de texto do BrOffice – recursos simples de formatação e edição.</li></li></ul><li>Unidades de estudo e prática<br /> Unidade 3: Blogs: O quê? Por quê? Como?<br /><ul><li>Reconhecer as principais características dos blogs.
  21. 21. Construir um repertório inicial sobre as possibilidades de escrita digital nos blogs.
  22. 22. Realizar o processo minimamente necessário para a criação de um blog, percebendo algumas das suas possibilidades de ajustes e configurações.
  23. 23. Refletir sobre o papel dos blogs na aprendizagem e comunicação.
  24. 24. Compreender o papel dos blogs na comunicação da era digital.</li></li></ul><li>Unidades de estudo e prática<br />Unidade 4: Elaboração e Edição de textos.<br /><ul><li>Refletir e analisar o papel dos editores de texto na democratização do acesso à produção de determinados gêneros textuais e no desenvolvimento da habilidade da escrita.
  25. 25. Buscar compreender quais são os cuidados necessários e quais são as estratégias adequadas para se adotar o uso pedagógico das ferramentas de edição de texto.
  26. 26. Desenvolver habilidades para utilizar o editor Writer, do BrOffice, para editar textos, inserindo formatos e figuras.
  27. 27. Compreender a necessidade de ter cuidado com os direitos autorais, citando sempre as fontes de onde foram retirados os materiais.</li></li></ul><li>Unidades de estudo e prática<br />Unidade 5: Cooperação (ou interação?) na rede:<br /><ul><li>Refletir sobre a importância da cooperação no aprendizado, tomando consciência do papel das redes digitais na promoção dos processos cooperativos de trabalho e aprendizagem.
  28. 28. Compreender a estruturação e o alcance social e econômico de algumas das principais ferramentas de produção e/ou veiculação de conteúdo digital (wikis, youtubeetc).
  29. 29. Refletir sobre a importância destas ferramentas na construção de novas práticas pedagógicas.
  30. 30. Habilitar-se a incluir postagens de vídeo no seu blog.</li></li></ul><li>Unidades de estudo e prática<br />Unidade 6: Cooperação pressupõe diálogo!<br /><ul><li>Refletir sobre a importância das ferramentas de comunicação digital na prática pedagógica.
  31. 31. Compreender a estruturação e as especificidades do diálogo suportado por algumas das principais ferramentas de comunicação digital (bate-papo, e-mail, fóruns e listas de discussão, redes sociais).
  32. 32. Habilitar-se a utilizar as principais funcionalidades dos serviços de bate-papo, fórum e e-mail.</li></li></ul><li>Unidades de estudo e prática<br />Unidade 7: Apresentação de slides digitais da escola:<br /><ul><li>Identificar características da linguagem visual e os princípios de diagramação e design que deve estar presentes ao se preparar uma apresentação.
  33. 33. Conhecer os recursos básicos do site slideshare.
  34. 34. Identificar a importância e as etapas do planejamento de uma apresentação de slides.
  35. 35. Refletir sobre os efeitos que uma apresentação produz sobre os participantes e sobre sua aprendizagem.
  36. 36. Compreender os princípios de construção de uma imagem digital.
  37. 37. Aplicar alguns dos recursos de tratamento de imagens incluídos no BrOfficeWriter e BrOfficeImpress.</li></li></ul><li>Unidades de estudo e prática<br />Unidade 8: Resolução de problemas com a planilha eletrônica.<br /><ul><li>Habilitar-se a usar as principais funcionalidades das planilhas eletrônicas.
  38. 38. Identificar o potencial das ferramentas do aplicativo Calc na sistematização, descrição e análise de dados.
  39. 39. Identificar o tipo ou categoria de problemas que pode ter sua solução potencializada com o uso das planilhas de cálculo.
  40. 40. Apontar algumas das principais vantagens das planilhas no aprendizado da matemática.</li></li></ul><li>bibliografia<br /><ul><li> Ramos, Edla Maria Faust. Introdução à Educação Digital: guia do formador. 2 ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distancia, 2009.</li>

×