Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Método SQ3R - EstudoEsquematizado.com.br

246 views

Published on

Neste artigo você vai aprender uma estratégia muito interessante que funciona tanto para uma leitura mais eficiente como também para uma melhor compreensão e memorização do conteúdo estudado.

Trata-se do Método SQ3R, que foi elaborado por Francis P. Robinson em seu livro “Effective Study”, em 1946.

Inicialmente desenvolvido para estudantes universitários, o método SQ3R pode ser utilizado por praticamente qualquer estudante em qualquer situação: ensino fundamental e médio, estudo para vestibulares, universidades, pós-graduação, concursos públicos, provas da OAB etc.

Published in: Education

Método SQ3R - EstudoEsquematizado.com.br

  1. 1. Método SQ3R Tudo O Que Você Precisa Saber Para Fazer Um Estudo Mais Eficaz E Uma Leitura Mais Ativa e Otimizada (Bônus: Mapa Mental)
  2. 2. Neste artigo você vai aprender uma estratégia muito interessante que funciona tanto para uma leitura mais eficiente como também para uma melhor compreensão e memorização do conteúdo estudado. Trata-se do Método SQ3R, que foi elaborado por Francis P. Robinson em seu livro “Effective Study”, em 1946. Inicialmente desenvolvido para estudantes universitários, o método SQ3R pode ser utilizado por praticamente qualquer estudante em qualquer situação: ensino fundamental e médio, estudo para vestibulares, universidades, pós-graduação, concursos públicos, provas da OAB etc. SQ3R é um acrônimo derivado das letras iniciais das palavras (em inglês) que correspondem às 5 fases do método: (S) – Survey – Pesquisar (Q) – Question – Questionar (R) – Read – Ler (R) – Recite – Recitar (R) – Review – Revisar É um método de leitura que deve ser utilizado para o estudo de materiais mais complexos e com muitas informações. A leitura, por si só, é uma atividade muito passiva e, por isso, se nenhuma estratégia for aplicada durante a sua execução, será um processo muito pouco efetivo de estudo. Não se mostra nada eficiente o fato de você decidir se sentar, começar a ler e esperar que a informação do texto se apresente de forma clara para você. Infelizmente isso não acontece, pois o seu cérebro não está focado em um objetivo específico durante a leitura. E mais, dependendo da complexidade do texto, pode ser necessário que você releia várias vezes até ‘começar a entender’. Assim, tudo o que você puder aplicar em relação a ‘estratégias efetivas de leitura’, ou seja, que a transformem em um processo mais ativo (onde você interaja com o material), é extremamente recomendado que você o faça. Um aprendizado ativo requer mais esforço do estudante, é verdade.
  3. 3. Mas também é verdade que você será recompensado com um estudo muito mais eficiente ao final. E não precisará reler várias vezes o mesmo material. O SQ3R não deve ser utilizado para estudos superficiais onde só se busca encontrar determinadas informações sem uma preocupação maior em assimilar com profundidade e memorizar o conteúdo estudado. Para leituras mais superficiais você pode usar só o skimming ou scanning (trataremos deles mais abaixo). As fases do método SQ3R podem ser analisadas em dois momentos: (A) Pré-leitura: engloba as fases de pesquisa (survey) e questionamento (question). Como o próprio nome sugere, é a fase realizada antes de você efetivamente ler todo o material. Geralmente negligenciada pela maioria dos estudantes, trata-se de uma etapa muito importante do processo de aprendizagem, pois mesmo antes de você iniciar a leitura completa do material, você já toma conhecimento da estrutura do conteúdo e já elabora perguntas que servirão para preparar o seu cérebro para obter as informações que serão lidas durante as próximas fases. A fase de pré-leitura também pode ser utilizada para melhorar a compreensão de aulas, sejam presenciais ou até mesmo aulas gravadas em vídeos. Funcionaria assim: você faz a pesquisa e os questionamentos utilizando o material escrito (livros, textos, apostilas etc) e quando for assistir às aulas, com o cérebro já previamente preparado para aquele conteúdo, o seu aproveitamento será muito maior (mais ainda se você tiver o perfil de um estudante auditivo). (B) Leitura: engloba as demais fases do método – leitura (read), recitar (recite) e revisar (review). Abaixo analisaremos todas as fases do método:
  4. 4. ACESSE O ARTIGO COMPLETO E O MAPA MENTAL EM: http://estudoesquematizado.com.br/sq3r/

×