Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Questão comentada Código de Posturas Niterói-RJ

3,843 views

Published on

Questão comentada sobre o Código de Posturas do Município de Niterói-RJ para concurso ISS Niterói.
Confira os cursos no site: https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/iss-niteroi-362/

Published in: Law
  • Be the first to comment

Questão comentada Código de Posturas Niterói-RJ

  1. 1. Legislação Municipal de Posturas p/ Prefeitura de Niterói Prof. Aristócrates Carvalho Prof. Aristócrates Carvalho www.estrategiaconcursos.com.br 1 de 3 Olá, pessoal. Comentarei para vocês uma das questões utilizadas na aula 02 nosso curso completo de Legislação para o cargo de Fiscal de Posturas do Município de Niterói-RJ. Para esse cargo foram abertas 09 (nove) vagas imediatas para ampla concorrência, 01 (uma) para candidato com deficiência e 70 (Setenta) vagas para formação de um cadastro de reserva. A remuneração é de R$ 8.699,41. O curso completo está disponível no link a seguir: https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/legislacao- municipal-de-posturas-p-prefeitura-de-niteroi-fiscal-de- posturas/ (ESTRATÉGIA CONCURSOS–ISS/NITERÓI-2015) Cansados do uso abusivo de som automotivo num determinado quiosque da região, moradores do bairro Charitas, localizado no Município de Niterói-RJ, fizeram um abaixo-assinado e enviaram à Prefeitura do Município para que fossem tomadas as devidas providências. Com base na situação hipotética apresentada e considerando as diretrizes do Código de Postura municipal, assinale as questões a seguir como CERTO ou ERRADO. 1. O permissionário cometeu, em tese, a infração descrita no C.P.M.N como uso de qualquer processo ruidoso na área externa do quiosque. COMENTÁRIOS:
  2. 2. Legislação Municipal de Posturas p/ Prefeitura de Niterói Prof. Aristócrates Carvalho Prof. Aristócrates Carvalho www.estrategiaconcursos.com.br 2 de 3 Verdade. A conduta descrita está tipificada no art. 196 do C.P.M.N e constitui infração passível de punição. Art. 196 - É proibido ao permissionário: I - o uso de qualquer processo ruidoso na área externa do quiosque; Gabarito: Correto 2. Constatada a reincidência na prática da irregularidade, poderá administração municipal requisitar a desocupação do quiosque no prazo de 15 (quinze) dias, prorrogável uma única vez até o limite de 30 (trinta) dias. COMENTÁRIOS: Meus amigos, já observaram que o Código é repleto de prazos? Tome nota: as bancas possuem verdadeira devoção pela cobrança de prazos. Por isso, peço que você redobre o cuidado quando estiver diante de questões desse tipo. Há um procedimento disciplinar específico para os quiosques disciplinado nos artigos 200 e 201. Segundo ele, havendo reincidência de qualquer infração, o permissionário será intimado a desocupar o quiosque no prazo de 30 (trinta) dias. Descumprido esse prazo, a Fiscalização de Posturas procederá à retirada das mercadorias, recolhendo-as ao depósito público, com a lavratura do
  3. 3. Legislação Municipal de Posturas p/ Prefeitura de Niterói Prof. Aristócrates Carvalho Prof. Aristócrates Carvalho www.estrategiaconcursos.com.br 3 de 3 competente auto de apreensão. Logo, temos um erro fatal no prazo que não é de 15 dias e muito menos admite prorrogação. Gabarito: Errado. 3. O permissionário poderá reaver eventuais produtos apreendidos durante a fiscalização, desde que recorra dentro do prazo máximo de 10 (dias), contados da data da intimação. COMENTÁRIOS: Adoro jogar cascas de bananas em vocês (irão me agradecer depois, hehe) A devolução do material apreendido será feita por decisão da autoridade competente, desde que o interessado recorra até o prazo máximo de 10 (dez) dias, contados da data da apreensão e não da data de intimação. Gabarito: Errado. Um abraço e até a próxima. Prof. Ari.

×