Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Oleg Sentsov

180 views

Published on

Prémio Sakharov 2018.

Published in: Education
  • Login to see the comments

  • Be the first to like this

Oleg Sentsov

  1. 1. O realizador ucraniano Oleg Sentsov é o vencedor deste ano do Prémio Sakharov do Parlamento Europeu para a Liberdade de Pensamento. A cerimónia da entrega do prémio vai realizar-se no dia 12 de Dezembro, em Estrasburgo.
  2. 2. Oleg Sentsov foi o escolhido, a 25 de Outubro, de uma lista de três finalistas pelos líderes dos grupos políticos do PE. Ao anunciar o laureado deste ano, o Presidente do Parlamento Europeu, AntonioTajani, disse: Através de sua coragem e determinação, colocando sua vida em perigo, o cineasta Oleg Sentsov tornou-se um símbolo da luta pela libertação dos prisioneiros políticos mantidos na Rússia e em todo o mundo. Ao atribuir-lhe o Prémio Sakharov, o Parlamento Europeu manifesta a sua solidariedade para com ele e para com a sua causa. Pedimos que ele seja libertado imediatamente. A sua luta lembra-nos que é nosso dever defender os direitos humanos em todos os lugares do mundo e em todas as circunstâncias.
  3. 3. Oleg Sentsov é um cineasta ucraniano, condenado a 20 anos de prisão por “planear atos terroristas” contra o domínio “de facto” russo na Crimeia. A Amnistia Internacional descreveu o processo judicial como “um julgamento injusto perante um tribunal militar”. Sentsov tornou-se um símbolo para os cerca de 70 cidadãos ucranianos ilegalmente presos e condenados a longas penas de prisão pelas forças de ocupação russas na península da Crimeia. O realizador esteve em greve de fome desde meados de maio deste ano até 6 de outubro, data em que decidiu terminar essa forma de protesto por ameaça de ser alimentado à força.
  4. 4. O Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, baptizado assim em honra do dissidente e cientista russo Andrei Sakharov, foi estabelecido em Dezembro de 1985 pelo Parlamento Europeu como meio para homenagear pessoas ou organizações que dedicam as suas vidas ou acções à defesa dos Direitos Humanos e à liberdade.
  5. 5. Este prémio é oferecido todos os anos e entregue no dia 10 de Dezembro, o dia em que se assinou a Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas. Os candidatos são nomeados pelos eurodeputados e os grupos políticos do Parlamento Europeu. Da lista de candidatos, a comissão de Assuntos Externos selecciona três "finalistas". Os presidentes dos grupos políticos (a Conferência de Presidentes) posteriormente seleccionam um ou mais galardoados. O prémio é formalmente entregue pelo presidente do Parlamento Europeu durante a sessão plenária de Dezembro. O condecorado recebe um certificado e um cheque de 50.000€.

×