Successfully reported this slideshow.

Nelson Mandela

385 views

Published on

Micaela (8ºC).

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Nelson Mandela

  1. 1. Nelson Mandela . Trabalho realizado por : Micaela Magalhães n:20 8ºC
  2. 2. -A vida de Nelson Mandela é um dos grandes exemplos da história contemporânea de visão, coragem e liderança. Nelson Mandela demorou mais de 50 anos para descobrir que sua maior arma era o sorriso. Foi um sorridente Nelson Mandela que saiu da cadeia depois de 27 anos confinado em uma ilha. -Sorrindo, depois de ter sido injustamente condenado, isolado, perseguido e ter passado a maior parte da vida adulta lutando contra um regime odioso, o do Apartheid, o da segregação e discriminação racial na África Do Sul, transformando negros em cidadãos de segunda classe.
  3. 3. -Aos 71, quando foi libertado da prisão, Mandela já era um nome conhecido no mundo inteiro. Símbolo de prisioneiro de consciência, embora tivesse aderido por algum tempo à luta armada como gesto desesperado de combate ao Apartheid. Mandela destacou-se como líder de greves e chamados à desobediência civil como forma de combater o Apartheid, oficialmente instaurado em 1948. -Condenado à prisão perpétua na famosa ilha de Robben, passou décadas limitado a uma carta de 500 palavras e duas visitas de 40 minutos cada por mês de sua segunda esposa, Winnie, e duas filhas. Ao sair da prisão ele exibia um sorriso e falava de seu sonho de um país onde fosse respeitada a dignidade de todas as pessoas, com paz, democracia e liberdade para todos . -Mandela foi facilmente eleito e virou um herói de -Junto do último presidente branco da África do Sul, F.W. de Klerk, Mandela recebeu em 1993 o Nobel da Paz pela integridade pessoal e extraordinária coragem em negociar o estabelecimento de uma democracia com os representantes do regime que o perseguiram e encarceraram por quase a vida inteira. negros e brancos, um momento capturado com brilhantismo pelo filme Invictus.
  4. 4. -Sua presença, e daquele sorriso, eram garantia de que a reconciliação, o entendimento, até mesmo o esquecimento tinham um propósito claro e tangível: a construção de uma sociedade mais igualitária e justa. -Mandela parecia satisfeito quando entregou o poder em 1999, depois de apenas um período na presidência do país, fato raro na África. De lá para cá, continuou irradiando aquela suave certeza e aquele encantador sorriso que viraram símbolos de reconciliação, harmonia e entendimento. -De que diferenças econômicas, políticas brutais e privilégios arraigados podiam ser superados por homens de boa vontade, princípios, e dedicação. -A África do Sul continua um país desigual, assolado por violência, corrupção, e uma nova classe de políticos interessados apenas em permanecer no poder. Até morrer, Mandela deixou de interferir no cotidiano político. -Na sua última aparição pública, na Copa do Mundo de 2010, frágil e adoentado, já mal podia se expressar. Preferiu exibir aquele sorriso, como se fosse uma dádiva divina.
  5. 5. Simplesmente é um herói , ele sim é um exemplo de homem !
  6. 6. E com estes pensamentos conquistou o mundo !
  7. 7. Ele … conquistou o coração e alma de todos …. Descansa em paz !

×