Construir a paz (7)

2,673 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,673
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
227
Actions
Shares
0
Downloads
58
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Construir a paz (7)

  1. 1. Construir a Paz
  2. 2. Biografia de Nelson Mandela (MA 104-105)1 Nelson Mandela nasceu em: a) 1918 na África do Sul. b) 1919 na África do Sul c) 1917 na África Central. d) 1918 na África Central2 Nelson Mandela: a) Foi estudar para uma escola pública e ficou órfão de mãe muito cedo. b) Ficou sem pai nem mãe muito novo ainda e foi criado pelos avós. c) Foi estudar para uma escola cristã e ficou órfão de pai muito cedo. d) Foi criado pelo padre da sua paróquia porque lhe morreram cedo os familiares.
  3. 3. 3 No seu país, as pessoas: a) Eram todas tratadas com igual dignidade. b) Tinham todas, teoricamente, os mesmos direitos. c) Não se distinguiam do ponto de vista racial. d) Eram desiguais perante a lei.4 O Apartheid consistia:a) Na separação entre brancos e negros, sendo estes discriminados.b) No apoio dado pelos mais ricos aos mais pobres.c) Na separação entre negros e mestiços, sendo estes discriminados.d) Na separação entre ricos e pobres, sendo estes discriminados.
  4. 4. 5 O ANC era:a) Uma associação de brancos que pretendia acabar com todos osprotestos dos negros.b) Uma associação política que pretendia combater o apartheid e ahegemonia dos brancos.c) Uma reunião de pessoas negras, acontecida em 1912, paraprotestar contra o apartheid.d) Uma associação económica de negros para obterem recursosfinanceiros.6 Nelson Mandela foi:a) Condenado a prisão perpétua e, depois, à morte, mas saiu emliberdade em 1990.b) Preso, condenado à morte e executado em 1990.c) Condenado à morte, tendo saído em liberdade em 1990.d) Condenado a trabalhos forçados, tendo morrido por efeito demaus-tratos.
  5. 5. 7 Nelson Mandela:a) Recebeu Prémio Nobel da literatura em 1993 e foi presidente doseu país de 1994 a 1999.b) Recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1993 e foi presidente doseu país de 1994 a 1999.c) Foi presidente da África Central de 1994 a 1999 e recebeu oPrémio Nobel em 1993.d) Foi vice-presidente do seu país de 1994 a 1999 e recebeu oprémio Nobel da Paz em 1993.
  6. 6. Entrevista 3 pessoas (de idades diferentes)Identificação do entrevistado Sexo: M - F Idade: __ Profissão: __ Questionário:1 O que é para si a Paz?2 Indique 3 situações de ausência de paz na actualidade:3 Dê três exemplos de situações de paz no mundo:4 Que símbolo associa à Paz?5 Acredita que será possível viver num mundo semguerra? Porquê?6 Qual o contributo, no seu quotidiano, para a construçãoda paz?
  7. 7. A Paz – o grande sonho da Humanidade Lê o texto da pág. 183 do teu manual.- Por que é que podemos afirmar que a paz é um sonho da humanidade? Assinala a melhor combinação.a) No íntimo de cada pessoa há um apelo à paz.b) A paz é ausência de guerra.c) Na história da humanidade sempre houve tentativas de construird) A paz é uma utopia e uma causa pela qual se dá a vida.e) Os códigos e regulamentos garantem a paz.
  8. 8. Quando a Paz falha… (MA 113-114)1. Comércio de estupefacientes. (3 palavras)2. Violência física ou psicológica exercida por indivíduos ou grupos contra civis ou militares, através de ataques não esperados, provocando o medo nas populações.3. Ausência de bens essenciais a uma digna sobrevivência humana.4. Acto de matar deliberadamente alguém.5. Extermínio deliberado de pessoas, motivado por diferenças étnicas, religiosas ou ideológicas.6. Conflito violento entre nações.7. Segregação de um grupo devido à sua pertença racial.8. Indigência extrema causada pela falta de alimentos.9. Atitude que consiste em infligir a outrem um mal como punição pelo mal que o outro nos infligiu.
  9. 9. Atitudes êxito e à falência da Paz IncompreensãoAjuda / solidariedade Solidariedade Escutar carinho Indiferença Dialogo Injustiça ganância Não dar importância aos Procurar o bem ódio outros Maldade egoísmo Perdão A paz só depende dos Respeito A paz depende de mim outrosAceitar as diferenças partilha Medo
  10. 10. O medo constrói muros e divide (MA 194) O muro de Berlim foi construído com cimento e ferro, mas na realidadeele era feito de problemas e sentimentos profundamente alicerçados. Este muro já caiu mas, entretanto, Israel construiu um para não deixar osPalestinianos entrar no seu país e também os Estados Unidos fez ummuro junto à fronteira com o México. Injustiça – Desprezo – Egoísmo – Ódio – Inveja – medo - Preconceito Falta de liberdade - Interesses económicos - Ideologias políticas diferentes
  11. 11. Pessoas que fazem a diferença (MA 122-123) O prémio Nobel da paz é atribuído a pessoas ou instituições que promovem a fraternidade e a paz de forma ousada e heróica. A Ba) Luther King I. Defendeu o fim do apartheid na África do Sul. II. Trabalhou em favor dos mais pobres na Índia e nob) Andrei Sakharov mundo.c) Amnistia Internacional III. Defendeu os direitos cívicos das pessoas negrasd) Madre Teresa de nos Estados Unidos da América. Calcutá IV. Trabalhou por uma solução justa e pacífica noe) Desmond Tutu conflito de Timor-Leste. V. Mobilizou campanhas em favor dos Direitosf) D. Ximenes Belo Humanos na antiga União Soviética.g) Ramos Horta VI. Organizou campanhas contra a tortura infligida a seres humanos.

×