Carnaval

506 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Carnaval

  1. 1. O carnaval da Antiguidade era marcado por grandesfestas, onde se comia, bebia e participava de alegrescelebrações.O Carnaval prolongava-se por sete dias na ruas, praças ecasas da Antiga Roma, de 17 a 23 de dezembro.Todas as actividades e negócios eram suspensos nesteperíodo, os escravos ganhavam liberdade temporáriapara fazer o que bem quisessem e as restrições moraiseram relaxadas. As pessoas trocavam presentes, um reiera eleito por brincadeira e comandava o cortejo pelasruas.
  2. 2. “Carnaval” vem do termo do latim “carnevale”, isto é, “adeus carne” ou “despedida dacarne”.Carnaval é uma festa da carne, onde aspessoas aproveitam os prazeres da carne(comer e beber), antes da Quaresma!
  3. 3. Em 590 d.C., a Igreja reconheceu oficialmente a festa, passando a programá-la em seu calendário. O domingo de Carnaval cairá sempre no 7º Domingoantes do Domingo de Páscoa. A Quarta-Feira de Cinzas dá início àQuaresma, um período de reflexão e abstenção dos prazeres mundanos.Em Portugal, o Carnaval já era comemorado nos séculos XV e XVI, emboraconhecido como entrudo, que significava a entrada da Quaresma. Nosséculos 17 e 18, quando grande número de portugueses se mudaram para oBrasil, o costume foi levado para lá.A forma de brincar ao Carnaval de então era jogar aos outros água, limões decheiro (bolinhas de cera cheias de perfume), farinha de trigo e até lama oulixo. Durante três séculos, essa foi a manifestação característica do Carnavalem Portugal e no Brasil.

×