Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Computacao grafica RGB

170 views

Published on

Trabalho de Computacao grafica RGB modo de cor

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Computacao grafica RGB

  1. 1. COMPUTAÇÃO GRÁFICA Professora: Raissa dos Santos Vieira UniEVANGÉLICA - Anápolis dia 22 de fevereiro de 2016
  2. 2. O sistema de cores RGB
  3. 3. RGB é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue). Este modelo vem da teoria tricromática Young-Helmholtz .
  4. 4. Um adaptador de display típico do ano de 2007 utiliza até 24 bits de informação para cada pixel. Geralmente, a partição é de 8 bits para cada uma das cores (vermelho, verde e azul), dando um alcance de 256 possíveis valores, ou intensidades, para cada tom. Com este sistema, mais de 16 milhões (16.777.216 ou 256³) diferentes combinações de tons, saturação e brilho podem ser especificados, mesmo que não sejam facilmente distinguidos.
  5. 5. No sistema RGB, cada cor é definida pela quantidade de vermelho, verde e azul que a compõem. A maioria dos arquivos digitais atuais usam números inteiros entre 0 e 255 para especificar estas quantidades. O número 0 indica ausência de intensidade e proporciona a cor preta. Já o número 255 indica intensidade máxima e representa a cor branca.
  6. 6. Outro sistema adaptado é o tipo numérico real. Valores decimais para definir tons da cor. São eles utilizados da seguinte forma RGB(0.554,1,0.200) o que gera a cor verde-limão.
  7. 7. Nos programas de edição de imagem, esses valores são habitualmente representados por meio de notação hexadecimal, indo de 00 (mais escuro) até FF (mais claro) para o valor de cada uma das cores. Assim, a cor #000000 é o preto, pois não há projeção de nenhuma das três cores; em contrapartida, #FFFFFF representa a cor branca, pois as três cores estarão projetadas em sua intensidade máxima.
  8. 8. O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV e computador, retroprojetores, scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional.
  9. 9. Cada pixel na tela pode ser representado no computador ou na interface do hardware (por exemplo, uma “placa de gráficos” como valores para vermelho, verde e azul. Esses valores são convertidos em intensidades ou voltagens via correção-gama, para que as intensidades procuradas sejam reproduzidas nos displays com fidelidade.
  10. 10. O uso do modelo RGB como padrão para apresentação de cores na Internet e em sistemas eletrônicos tem suas raízes nos padrões de cores de televisões RCA de 1953 e no uso do padrão RGB nas câmeras Land/Polaroid, pós Edwin Land.
  11. 11. Modelos aditivos de luzes são combinados de várias maneiras para reproduzir outras cores. O RGB é também conhecido como sistema de Cor Luz, e trabalha por adição ou seja, se somarmos as três cores básicas, nas proporções corretas, obteremos a cor branca

×