Fundamentos de enfermagem

60,972 views

Published on

  • Be the first to comment

Fundamentos de enfermagem

  1. 1. FUNDAMENTOS DEENFERMAGEM WILTON KEITI INABA Mestre em Ciências da Saúde – Universidade de Brasília Residência em Enfermagem Clínico-Cirúrgica – FEPECS/HBDF Enfermeiro da Unidade de Terapia Intensiva do HBDF da SES – DFEnfermeiro da Emergência do Serviço Médico da Câmara dos Deputados
  2. 2. FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM PRINCÍPIOS DE ASSEPSIA• Do menos contaminado para o mais contaminado;• Do distal para o proximal;• Do superior para o inferior;• Movimentos amplos e unidirecionais;• Utilização de uma face de cada vez.
  3. 3. FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM PRINCÍPIOS DE ASSEPSIAmaisenfermagemete.blogspot.com Ferida limpa
  4. 4. FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM PRINCÍPIOS DE ASSEPSIA Ferida contaminadaforumenfermagem.org
  5. 5. FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM PRINCÍPIOS DE ASSEPSIACateter Venoso Central Dreno Torácico Cateter Peridural Ferida Operatória Úlcera de Pressão Vários Curativos
  6. 6. FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM PRINCÍPIOS DE ASSEPSIA Leito do Pacientesegurancaemsaude.wordpress.com
  7. 7. FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM PRINCÍPIOS DE ASSEPSIAsuerdamedeiros.zip.net Aspiração Traqueal
  8. 8. FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM PRINCÍPIOS DE ASSEPSIA Limpeza Sala Operatória leggilo.net
  9. 9. FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM PRINCÍPIOS DE ASSEPSIA Sondagem Vesical
  10. 10. FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM TERMINOLOGIA EM ASSEPSIADesinfecção Destruição de microrganismo em sua forma vegetativa, mas não esporulada. Aplicada a equipamentos e materiais. Uso de desinfetantes.Esterilização É a destruição de todo e qualquer tipo de microorganismo, incluindo a forma esporulada.Antissepsia Redução de microorganismos presentes em pele, mucosas e ferimentos. Uso de produtos contendo substâncias denominadas antissépticos que inativam estes microorganismos.Assepsia Condição ideal da ausência absoluta de microorganismos (bactérias, vírus ou quaisquer agentes infecciosos).
  11. 11. FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM POSICIONAMENTO DO PACIENTEFOWLER é uma posição semi-sentada (45º)Utilizada em:- distúbios respiratórios,- pós-operatório de cirúrgias de cabeça e pescoço e cardíacas,- alimentação oral ou por sonda- prevenção de aspiração pelas vias respiratórias de secreções ou vômitos em pacientes com nível de consciência rebaixados
  12. 12. FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM POSICIONAMENTO DO PACIENTE Fowler
  13. 13. FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM POSICIONAMENTO DO PACIENTESIMS é o decúbito lateralizado com flexão dos MMII.Utilizada em:- posição usada para lavagem intestinal, exames e toque.
  14. 14. FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM POSICIONAMENTO DO PACIENTE Sims
  15. 15. FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM POSICIONAMENTO DO PACIENTE GENUPEITORAL é o ajoelhamento com o peitodescansando na cama.] Utilizada em: - Posição usada para exames ou cirurgias vaginais e retais.
  16. 16. FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM POSICIONAMENTO DO PACIENTE Genupeitoral
  17. 17. FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM POSICIONAMENTO DO PACIENTE GINECOLÓGICA é a posição dorsal, com as pernasflexionadas sobre as coxas, a planta dos pés sobre ocolchão e os joelhos afastados um do outro. Utilizada em: - Posição usada para sondagem vesical, exames vaginais eretal.
  18. 18. FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM POSICIONAMENTO DO PACIENTE Ginecológica
  19. 19. FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM POSICIONAMENTO DO PACIENTE LITOTOMIA - decúbito dorsal, as coxas são bemafastadas uma das outras e flexionadas sobre o abdome. Utilizada em: - Posição usada para parto, toque, curetagem
  20. 20. FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM POSICIONAMENTO DO PACIENTE Litotomia
  21. 21. FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM POSICIONAMENTO DO PACIENTE TRENDELEMBURG é o decúbito dorsal, com os MMIIacima do nível da cabeça. Utilizada em: - facilitar retorno venoso, - pós-operatório de cirurgia de varizes e - redução do edema.
  22. 22. FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM POSICIONAMENTO DO PACIENTE Trendelemburg
  23. 23. FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM POSICIONAMENTO DO PACIENTEORTOSTÁTICA ou ERETA - paciente permanece em pé.Utilizada em:- para exames neurológicos e- de certas anormalidades ortopédicas.
  24. 24. FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM POSICIONAMENTO DO PACIENTE Ortostática
  25. 25. FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM POSICIONAMENTO DO PACIENTEDORSAL ou SUPINA- região frontal para cima.- para exames,- cirurgias de tórax e abdome.
  26. 26. FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM POSICIONAMENTO DO PACIENTE Dorsal ou Supina
  27. 27. FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM POSICIONAMENTO DO PACIENTEVENTRAL ou PRONA - região frontal para baixo.- cirurgias da coluna vertebral e- dos MMII porção posterior.
  28. 28. FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM POSICIONAMENTO DO PACIENTE Ventral ou Prona
  29. 29. FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM POSICIONAMENTO DO PACIENTE

×