Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Slides a leitura professora elzimar oliveira

491 views

Published on

leitura

Published in: Education
  • Be the first to comment

Slides a leitura professora elzimar oliveira

  1. 1. A LEITURA
  2. 2. A LEITURA A leitura é uma viagem no tempo. A leitura é a grande responsável pela escrita correta e vocabulário rico. Através da leitura podemos fazer uma viagem ao passado e futuro. Quanto mais lemos, mais escrevemos, mais nosso vocabulário é enriquecido, a nossa escrita é melhorada.
  3. 3. LEITURA Quanto mais você lê mais você escreve, pois para ler, escrever e se expressar é preciso ler. Através da leitura conseguimos fazer uma viagem ao mundo ir a lugar incríveis, conhecer um pouco da realidade da vida ...
  4. 4. LEITURA A leitura é algo de suma importância, pois é através dela que podemos descobrir coisas novas. Podemos conhecer lugares, onde nunca o nosso corpo físico poderá alcançar. A leitura nos leva a lugares desconhecidos. Ela faz enxergar a realidade e também nos estimula a usar a nossa imaginação.
  5. 5. LEITURA Ler, além de nos dar conhecimento é uma grande ferramenta para exercitarmos a nossa mente. ...
  6. 6. LEITURA A leitura abre portas para novos conhecimentos e transforma a linguagem mais correta Como por exemplo, em uma leitura de uma história, você entra naquele mundo, é como se você entrasse na história abrindo um baú de imaginações.
  7. 7. LEITURA Uma carta de um conhecido, você imagina a pessoa falando com você. ...
  8. 8. LEITURA O enriquecimento de uma leitura pode levar ao mundo da imaginação. (...) Esta imagem mostra uma peça de teatro, demonstra uma alegria; está passando uma história, isso é conhecimento e expressão. ...
  9. 9. LEITURA Quem tem o hábito de LER, certamente tem facilidade de escrever e falar e até responder provas de concursos e vestibulares. A Educação no Brasil seria bem melhor se a população tivesse hábito da leitura. Seria mais fácil interpretar as vária formas de texto, como este da figura.
  10. 10. LEITURA Ler e Compreender As pessoas que leem mais, tendem incrivelmente a melhorar o seu aprendizado sob diversos aspectos, pois se tornam além de melhores leitores, melhores escritores e pensadores.
  11. 11. LEITURA Quanto ao estudo do texto não verbal proposta no exercício, nota-se que os três personagens estão muito atentos a algo, ainda sobre a imagem fica evidenciado que os dois homens estão com uma expressão de espera, enquanto a mulher observa com mais ternura.
  12. 12. LEITURA Estamos vivendo novos tempos, e a leitura nas suas diversas formas, é primordial para que possamos acompanhar as mudanças que vem ocorrendo no mundo
  13. 13. LEITURA  Quando a população tem acesso à leitura seja ela verbal ou não verbal, a comunicação entre as pessoas torna-se mais fácil e compreensível.
  14. 14. LEITURA Por exemplo, quando você assiste uma peça teatral ou quando vai ao circo assistir uma apresentação, os atores nem precisam expressar-se verbalmente o que querem transmitir, pois apenas com gestos passam a mensagem que desejam para seu público.
  15. 15. LEITURA O que não posso ver Na imagem vejo que os personagens se expressam com diferentes feições no rosto, principalmente com olhares e gestos na boca. Parecem estar assistindo a um teatro ou alguma apresentação de dança o que os deixam impressionados.
  16. 16. LEITURA Como a imagem aparenta ser em tempos antigos, vejo que os personagens estão surpresos e curiosos ao que veem, como se fosse algo novo para eles. E de tanto imaginar, eu fiquei muito curiosa para saber o que eles viram de tão fascinante naquela época. ...
  17. 17. LEITURA A consequência de ler O fato é que as que pessoas têm mais de ler, tendem a ter mais conhecimento, com isso a leitura enriquece o vocabulário e também melhora a expressão escrita e falada.
  18. 18. LEITURA A imagem passa um ato que eles estão impressionados, atentos a algo bem chamativo, que os fazem prestar atenção. ...
  19. 19. LEITURA Com relação as figuras percebe- se que estão admirando algo que chama muita atenção. Seus olhares estão voltados para a mesma direção, atentos e com expressões de alegria e contentamento. ...
  20. 20. LEITURA Novas formas de conhecimento É notório como a cultura tem uma importância significativa quando se fala em crescimento de conhecimento. Muitas vezes podemos adquirir novos conhecimentos vindos de peças teatrais.
  21. 21. LEITURA Adiciona-se expressões que são esquecidas e utilizadas em textos antigos, que apesar de serem fontes importantes do saber, tornam-se obsoletos pelo seu não uso.
  22. 22. LEITURA Existe ainda no teatro, formas peculiares de se trazer conhecimento, que são as expressões físicas que prendem a atenção e assim fazem seus espectadores absorver ainda mais “vocabulário”.
  23. 23. LEITURA Portanto, existem várias formas de adquirir conhecimento, sendo necessário apenas que cada pessoa identifique a que mais lhe traz conhecimento de forma satisfatória. ...
  24. 24. LEITURA A leitura além de enriquecer o nosso vocabulário e melhorar a nossa expressão escrita e falada também nos leva a um universo imaginário, pois ao lermos nos transportamos para outros mundos onde tudo pode acontecer,
  25. 25. LEITURA ou seja, a leitura nos traz o conhecimento, desperta nossa curiosidade, faz conhecermos lugares por onde jamais pisamos, abre a nossa mente para o novo; porque a cada leitura descobrimos ideias pertinentes, expressões diferentes, o que nos leva, muitas vezes, a mudar os nossos pensamentos, nossos conceitos sobre determinados assuntos.
  26. 26. LEITURA Ler é comunicar A leitura é um dos principais meios pelo qual se dá a comunicação humana. Para a comunicação ocorrer com eficiência é necessário ter um entendimento, uma compreensão do que está sendo dito, gesticulado, escrito, enfim , demonstrado.
  27. 27. LEITURA A compreensão ocorre quando o leitor decodifica e interpreta a mensagem gerando uma reação que é a “resposta” ou o entendimento da leitura que foi realizada.
  28. 28. LEITURA Muitas vezes não são necessárias as palavras, nem tampouco textos ou desenhos, pois até mesmo a expressão facial pode gerar uma leitura com interpretação e indagações que estimulam os questionamentos e a comunicação. ...
  29. 29. LEITURA A leitura é algo tão antigo que não precisamos ir à escola para praticá-la, prova disso é que existe a leitura da escrita, da fala, de expressões corporais, do canto e várias outras formas de transmitir a mensagem.
  30. 30. LEITURA Através da leitura enriquecemos o nosso vocabulário, nos proporcionando mais questionamentos, mais visão do que está para se fazer, temos mais argumentos, além de maximizar a expressão escrita e falada.
  31. 31. LEITURA Às vezes na timidez a expressão corporal demonstra o que está oculto, o que não foi dito com palavras. Antigamente a expressão dos pais era feita através do olhar para educar e repreender os filhos que entendiam prontamente a mensagem dos pais. ...
  32. 32. LEITURA O texto 1 exprime com palavras a realidade da maneira de como melhorar o nosso conhecimento em relação a aprendizagem da Língua Portuguesa.
  33. 33. LEITURA O texto 2 exprime várias formas de pensamentos, através da leitura não verbal expressa; só com a imagem podemos criar várias histórias com o tipo dessa linguagem.  Pode se concluir que, tem três pessoas atrás de um baú com pensamentos distintos ou diferentes. ...
  34. 34. LEITURA Três vidas e um destino E por que não três destinos e uma vida? Existe pergunta mais complexa sobre qual é o nosso destino? o que ele nos reserva? De onde viemos e para onde vamos?
  35. 35. LEITURA Essas indagações da humanidade já nos desafia desde sempre e desde que o mundo é mundo. A filosofia, as religiões e as ciências buscam respostas para algo que não nos cabe entender inexorabilidade divina e da criação do mundo.
  36. 36. LEITURA Qual é o grande segredo contido no baú de nossas vidas? Certamente alguém terá um dia uma ou várias respostas para tantos questionamentos. Apenas o que entendemos por hora é que estamos interligados uns com os outros...
  37. 37. LEITURA E temos um livre arbítrio para escolhermos o que nos convenha nos sagrados segredos de nossas vidas. ...
  38. 38. LEITURA TEXTOS PRODUZIDOS PELOS PARTICIPANTES DO CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA – TURMA DO IGEPREV – PERÍODO VESPERTINO Escola de Governo de 16 a 20/07 2012

×