Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Fotografia Atual

16,564 views

Published on

Published in: Art & Photos, Business
  • Be the first to comment

Fotografia Atual

  1. 3. “ A fotografia, antes de tudo é um testemunho. Quando se aponta a câmara para algum objeto ou sujeito, constrói-se um significado, faz-se uma escolha, seleciona-se um tema e conta-se uma história, cabe a nós, espectadores, o imenso desafio de lê-Ias" . Ivan Lima
  2. 5. " É preciso ter visto a cousa com os seus próprios olhos para se fazer idéia da rapidez e do resultado da operação. Em menos de 9 minutos, o chafariz do Largo do Paço, a Praça do Peixe e todos os objetos circunstantes se achavam reproduzidos com tal fidelidade, precisão e minuciosidade, que bem se via que a cousa tinha sido feita pela mão da natureza, e quase sem a intervenção do artista" (trecho do Jornal do Commercio, de 17/01/1840).
  3. 6. No período dos anos 60, desenvolve-se um grande intercâmbio entre o trabalho de fotógrafos e artistas plásticos.
  4. 7. Nos anos 70, surgem em diversos pontos do país agências de fotografias, fundadas por profissionais que desejam independência criativa e maior controle sobre a difusão de suas fotos.
  5. 8. A década de 80, marca um período que é reforçada a visão da fotografia como obra capaz de transmitir informação e prazer, mas também como meio de comunicar mensagens políticas e sociais.
  6. 10. Na década de 90, intensifica-se o uso das câmeras digitais, principalmente no fotojornalismo e na publicidade .
  7. 14. Antropologia
  8. 15. "De todos os meios de expressão, a fotografia é o único que fixa para sempre o instante preciso e transitório. Nós, fotógrafos, lidamos com coisas que estão continuamente desaparecendo e, uma vez desaparecidas, não há mecanismo no mundo capaz de fazê-Ias voltar outra vez. Não podemos revelar ou copiar uma memória”. Henri Cartier-Bresson
  9. 16. A fotografia exerce um papel tão abrangente, tão presente no nosso dia-a-dia que foge-nos à percepção de sua real importância na atualidade. Os diversos meios de comunicação e informação jornalística, publicitárias ou culturais que nos envolvem e fascinam, são essencialmente fotográficas, quer sejam na forma de imagens estáticas ou dinâmicas, que a utilizam.
  10. 17. A imagem fotográfica, ao registrar a experiência, pode provocar novas percepções, produzir a subjetividade inerente ao ato de olhar, e imortalizar o fato e o espaço captados, contextualizando-os.
  11. 19. Hoje em dia se documenta a realidade do mundo. Os fotógrafos de hoje estão muito preocupados em documentar as nossas pirações e neuroses.
  12. 20. A fotografia atual faz uma análise do nosso comportamento social, enquanto que nos anos 70 e 80, ela criava um mundo para a sociedade se inspirar nele.
  13. 21. Com a chegada da internet, no começo dos anos 90, a necessidade das pessoas mudou. Hoje em dia elas estão ávidas em ir atrás da atualidade do momento.
  14. 23. A imagem digital é um subproduto da guerra fria e da exploração espacial, onde os cientistas tiveram que desenvolver uma maneira de enviar imagens captadas em locais distantes para os centros de pesquisa na terra .
  15. 24. As primeiras câmeras digitais chegaram ao mercado no início dos anos 90 no padrão profissional e alguns anos depois se tornaram acessíveis para os amadores com diversos lançamentos efetivados pela Apple, Fuji, Nikon, Casio, Sharp, Canon, Epson, Kodak e outras marcas.
  16. 25. IMAGEM DIGITAL: processo específico de transformar imagens em dados digitais
  17. 26. IMAGEM ELETRÔNICA: engloba todas as formas de fotografar, tanto as digitais quanto às analógicas. A gravação de vídeo é outra forma de Imagem Eletrônica.
  18. 27. Vantagens da foto digital: - Não necessitam de filmes de revelação; - Possibilidade de pré-visualização e revisão das imagens; - Não existe perda de qualidade das fotos com o tempo; - São capazes de tirar de dezenas a milhares de fotos.
  19. 28. Desvantagens da foto digital: - Custo elevado; - Gasto com pilhas; - Durabilidade não comprovada.
  20. 29. Normalmente o paparazzo é um repórter fotográfico bastante indiscreto e comumente se torna alvo da fúria das celebridades que são flagradas fazendo algo fora do comum, ou mesmo durante um gesto mais informal. Flagra da calcinha de Isadora Ribeiro Flagra da celulite de Britney Spears
  21. 30. No Brasil, um dos mais antigos paparazzi é o carioca Carlos Sadicoff. Ele começou sua carreira de fotógrafo de celebridades em meados da década de 1980 Malu Madder aparece de novo visual, segundo Carlos Sadicoff
  22. 31. Lady Di morreu em 1997 em um túnel de Paris enquanto o motorista do carro em que estava tentava fugir dos paparazzi.
  23. 33. Vantagens do Photoshop: * Modificações positivas * Montagens de qualquer tipo que o usuário queira * Corrigir defeitos técnicos
  24. 34. Desvantagens: * Pornografia *Falta de veracidade das fotos * Montagens para fins ilegais em geral
  25. 37. ·         Perda da privacidade   -dispersão e populariza ç ão das fotografias;          -fotologs, blogs e Orkut;          -pol í tica de privacidade;          -descontrole sobre c ó pias;          -manipula ç ão da fotografia;          - “ super exposi ç ão do eu ” .           ·      Celulares:                              a tecnologia dos celulares com camera e a facilidade do estantâneo (do flagra)‏ Dispersão e popularização das fotografias;   política de privacidade ; descontrole sobre cópias ; manipulação da fotografia; “ super exposição do eu”.
  26. 39. <ul><li>Nós encorajamos fortemente que você de uma olhada em nossos Termos de Serviço e em nossa Política de Privacidade, contudo, também entendemos que ler tanta legalidade pode fazer o seu cérebro doer, então nós destilamos alguns dos conceitos básicos em um conjunto de regras da comunidade. </li></ul><ul><li>Ninguém precisa ver aquela foto do gatinho com o espaguete na cabeça que anda circulando a internet pela centésima vez. E Britney Spears não precisa, nem quer você compartilhando a foto do bebê dela. </li></ul><ul><li>Absolutamente nenhuma nudez ou conteúdo sexual. Nós certamente concordamos que algumas das fotos mais artísticas e imagens mais bonitas do mundo contem nudez – mas o Fotolog não é o local para elas. Sem seios a mostra, sem escroto a mostra, sem nádegas a mostra, sem lingerie provocante ou roupa de baixo – mesmo que esteja numa gaveta. </li></ul><ul><li>Não fazer SPAM em outros livros de visita. Isso inclui: Pedidos repetidos a pessoas que você não conhece para visitar a sua pagina do Fotolog; Mensagens em cadeia. Confie na gente quando dissermos que você NÃO vai ser atropelado por um ônibus se você não enviar essa mensagem para 10 ou mais livros de visitas nas próximas 24 horas. </li></ul><ul><li>Mas lembre-se – estamos na Internet. Você esta compartilhando suas fotos em um local publico. Deve-se esperar que outras pessoas façam ou falem coisas que você nem sempre concorda. E por favor, lembre-se, existe mais de 3 milhões de membros Fotolog, então pense duas vezes antes de enviar aquele email dizendo “Eu exijo justiça porque tal-e-tal pessoa me chamou de cabeça-de-melão” – não existe nada mais que nós possamos fazer. </li></ul><ul><li>* Mais uma vez: os outros membros Fotolog são seres humanos e tem sentimentos – por favor, respeitem um ao outro! </li></ul>
  27. 40. Fotologs, Blogs e Orkut
  28. 41. Celulares: a tecnologia dos celulares com câmera e a facilidade do instantâneo (do flagra)‏
  29. 43. É hoje um dos principais víeis da fotografia em geral.  Surgiu primeiramente nas revistas.
  30. 44. Seus objetivos são: retratar o momento do ato noticiado; mostrar o maior numero de detalhes da cena e conter a maior veracidade possível.
  31. 47. Fotografia espontânea:  * Surgiu a partir do fotojornalismo. * Usa o mesmo principio no sentido de mostrar a cena o mais real possível.  * É utilizada em varias áreas, como em revistas, álbuns de casamento e outras.
  32. 49. Ao se apresentar em um cenário de sonho, dialoga com os desejos mais confessos e os mais obscuros de quem a vê.
  33. 50. Deve reproduzir o desejo do consumidor, deve funcionar como um espelho para o expectador. Ver-se a si mesmo é a maior qualidade da fotografia, e é exatamente esse o objetivo da fotografia publicitária .
  34. 51. A fotografia publicitária é mais original, provocante e exigente. É onde o fotógrafo tenta transmitir emoção ao receptor através de suas imagens.
  35. 53. A fotografia de moda transformou-se em gênero visual com linguagem própria após 1930. A VOGUE América publica em 1932 a primeira foto colorida em sua capa: uma foto de Steichen, de uma garota de maiô segurando uma bola de praia.
  36. 54. Nos anos de 1960 e 1970, a fotografia de moda vira de cabeça para baixo, basicamente inventaram a fotografia como uma arte sexy. As modelos eram tão vendáveis como as roupas que estavam divulgando. Twiggy tornou-se o primeiro nome realmente conhecido. |-)‏
  37. 55. Na evolução estética a fotografia não apenas retrata a roupa, mas sim uma atitude, um estilo ao qual a marca queira ser associado, e assim a roupa nem mais é o centro das atenções do fotógrafo.
  38. 56. Ela se diferencia das outras pelo seu caráter extremamente posado e produzido. Porém ultimamente esse ideal está sendo substituído por atitudes cotidianas.
  39. 57. Fotografia de passarela .
  40. 58. Fotografia de catálogo
  41. 59. Fotografia de editorial de moda
  42. 62. O Diretor de Fotografia é o técnico de cinema responsável pela forma como o roteiro cinematográfico é transposto o vídeo, na forma de fotografia, traduzindo nas imagens o conteúdo e o clima que a obra deseja passar ao público.   Esta categoria existe desde o primeiro Oscar, em 1927/ 28, quando foi premiado o filme “Aurora”.
  43. 63. Da interferência do diretor de fotografia na reprodução fiel das imagens que estavam diante das câmeras é que surge a unidade visual do filme .
  44. 64. O fotógrafo é o responsável por todo o design da luz do filme, ou seja, ele concebe as características estéticas dos tipos de iluminação para cada plano, bem como eventuais efeitos de filtragem na luz para obter colorações específicas.
  45. 65. No cinema brasileiro o fotógrafo e cineasta Walter Carvalho ficou conhecido e recebeu vários prêmios pelos seus filmes caracterizados por uma fotografia marcante
  46. 67. O filme “Cidade de Deus” do diretor Fernando Meirelles também se destaca nessa categoria
  47. 68. Vencedor do Oscar 2006: Memórias de uma Gueixa
  48. 69. Vencedor do Oscar 2007: O Labirinto de Fauno
  49. 71. Minor White 1938
  50. 72. Window
  51. 73. The Eye That Shapes
  52. 74. Capitol Reef
  53. 76. Robert Frank
  54. 77. The Americans
  55. 78. Parade
  56. 79. U.S. 285, New Mexico 1956
  57. 81. David Hockney
  58. 83. Day Pool With 3 Blues
  59. 84. Furstenberg - Paris
  60. 85. Merced River, Yosemite Valley 1982
  61. 86. The Desk 1984
  62. 87. Sebastião Salgado
  63. 88. Gourma Rharous Mali 1985
  64. 89. Seca no Mali 1985
  65. 90. Serra Pelada 1986
  66. 91. Gênesis
  67. 92. Gênesis
  68. 93. Gênesis ( Xingu do Amazonas)‏
  69. 94. Tadeu Biancone
  70. 95. Dona Maria (Ecoporanga – ES 1997)‏
  71. 96. Jovelino Cordeiro da Silva (Ecoporanga – ES 1997)‏
  72. 97. México 1996
  73. 98. Santos 1990
  74. 99. Viena 1995
  75. 100. Spencer Tunick

×