Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
A PSICOLOGIA HUMANISTA
Elisabeth Lima de Oliveira / Olivia Lourenço
História e Epistemologia - Prof° Nara Grivot Cabral
Ps...
A TERCEIRA FORÇA
 Talvez não coincidentemente o Humanismo
surge nos anos 60 nos Estados Unidos (mesma
década de inúmeros ...
DISCORDÂNCIAS ENTRES ESCOLAS
 Na psicanálise, os humanistas se opuseram a ideia
freudiana de que a personalidade é determ...
O SER HUMANO
 Atributos como: o amor, o ódio, o medo, a
esperança, a felicidade, o bom humor, a
afeição, a simpatia, a an...
TERAPIA
 A abordagem terapêutica era diferente.
 As terapias humanistas proliferaram nos
anos 60 e 70, quando milhões de...
TERAPIA DO CRESCIMENTO
 As terapias do Crescimento, eram usadas em
pessoas de saúde mental normal ou média,
tinham como i...
HUMANISTAS
 Rogers foi de fundamental importância por introduzir
o conceito atual de psicólogo, pois este trabalho era,
a...
CARL ROGERS (1902-1987)
CARL ROGERS
 Carl Ranson Rogers, nasceu em 8 de janeiro de
1902, em Oak Park, Ilinois no meio rural, criado em
uma famíli...
A CONSTRUÇÃO DE UM PENSAMENTO
 Durante o segundo ano na faculdade de Wisconsin,
Carl Rogers foi a Pequim para uma confere...
JORNADA
 Seu primeiro emprego foi em Rochester, Nova
Iorque, em um centro de orientação infantil, onde
trabalhava com cri...
JORNADA
 Publica o 1º livro aos 37 anos, o The Clinical
Treatment of Problem Child (1939), com mais de 100
publicações ga...
JORNADA
 Após receber seu título de Doutor, Rogers
passou a fazer parte da equipe da Rochester
Center, do qual passaria a...
A TERAPIA CENTRADA NO CLIENTE
 A Terapia Centrada no Cliente se refere ao que
se é imediatamente sentido e que é
implicit...
TERAPIA CENTRADA NO CLIENTE
 O cliente, auxiliado pela ajuda terapêutica,
acaba por modificar ou amadurecer o conceito
qu...
ABORDAGEM ROGERIANA
 Os principais aspectos da abordagem rogeriana são:
 - atenção ao impulso sutil, mas sempre existent...
HUMANISMO NO BRASIL
 A ditadura era uma realidade, ainda que, no mundo, houvesse
grande incentivo à liberdade de escolha....
 Cita Lao Tsé para resumir
sua posição:
 Se eu deixar de interferir nas
pessoas, elas se
encarregarão de si mesmas.
 Se...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Humanismo Carl Rogers

Psicologia humanista Carl Rogers

  • Login to see the comments

Humanismo Carl Rogers

  1. 1. A PSICOLOGIA HUMANISTA Elisabeth Lima de Oliveira / Olivia Lourenço História e Epistemologia - Prof° Nara Grivot Cabral Psicologia 2014/1 Carl Rogers
  2. 2. A TERCEIRA FORÇA  Talvez não coincidentemente o Humanismo surge nos anos 60 nos Estados Unidos (mesma década de inúmeros movimentos jovens e revoluções de pensamentos e ideais);  Diferente das demais correntes, não nasceu para ser uma revisão ou adaptação de nenhuma escola de pensamento mas para substituir a psicanálise e o comportamentalismo, as duas principais forças da psicologia da época.
  3. 3. DISCORDÂNCIAS ENTRES ESCOLAS  Na psicanálise, os humanistas se opuseram a ideia freudiana de que a personalidade é determinada por forças biológicas e eventos passados, de que forças inconscientes governam as pessoas. Criticavam o foco na doença mental.  Acreditavam que o comportamentalismo era desumanizante, minimizava o ser humano a animais ou máquinas, sendo o individuo subjetivo consciente, reduzi-lo a um organismo mecanizado e a estimulos resposta apresentados, era uma abordagem limitada, artificial e relativamente estéril da natureza humana.
  4. 4. O SER HUMANO  Atributos como: o amor, o ódio, o medo, a esperança, a felicidade, o bom humor, a afeição, a simpatia, a antipatia, o senso de responsabilidade e sentido da vida, aspectos peculiares aos seres humanos eram levados em consideração pelos humanistas.  Para as demais escolas estas singularidades humanas, por não serem mensuradas ou quantificadas em laboratórios possuiam uma estrutura um tanto vaga.
  5. 5. TERAPIA  A abordagem terapêutica era diferente.  As terapias humanistas proliferaram nos anos 60 e 70, quando milhões de pessoas passaram a frequentar grupos de encontro e programas de treinamento da sensibilidade em escolas, empresas, igrejas, presídios e clínicas privadas.
  6. 6. TERAPIA DO CRESCIMENTO  As terapias do Crescimento, eram usadas em pessoas de saúde mental normal ou média, tinham como intuito elevar os niveis de consciencia, promover o despertar de potenciais ocultos, buscar a auto-realização.  Muitas pessoas acreditam que a psicologia humanista se resumia aos grupos de encontro, mas o movimento é muito mais amplo. Trata-se de um sério estudo da natureza e da conduta humana, e é talvez melhor representado pelas obras de Abraham Maslow e Carl Rogers.
  7. 7. HUMANISTAS  Rogers foi de fundamental importância por introduzir o conceito atual de psicólogo, pois este trabalho era, até então, realizado somente por psiquiatras;  Insere o uso da palavra cliente ao invés de paciente.  Humanismo, que tinha como idéias principais:  - ênfase na experiência consciente,  - a crença na integralidade da natureza e da conduta do ser humano,  - a concentração no livre-arbítrio,  - na espontaneidade e no poder de criação do indivíduo;  - e o estudo de tudo o que possa ter relevância para a condição humana.
  8. 8. CARL ROGERS (1902-1987)
  9. 9. CARL ROGERS  Carl Ranson Rogers, nasceu em 8 de janeiro de 1902, em Oak Park, Ilinois no meio rural, criado em uma família rígida e religiosa, sua infância, foi vivida um tanto isolada.  “Qualquer coisa que hoje eu consideraria como um relacionamento interpessoal, próximo e comunicativo com outro, esteve completamente ausente durante este período” (Rogers 1973 a, p. 196 na ed.bras).  Apesar de brilhante, Rogers era um solitário, “...Incompetente em qualquer tipo de contato que não fosse superficial...” (Rogers 1973 a, p 197 na ed. Bras)  Segundo Rogers nesse período suas fantasias eram esquizoides se viessem a ser diagnosticadas, mas felizmente ele nunca chegou a entrar em contato com nenhum psicólogo. (Rogers 1973 a, p 197 na
  10. 10. A CONSTRUÇÃO DE UM PENSAMENTO  Durante o segundo ano na faculdade de Wisconsin, Carl Rogers foi a Pequim para uma conferencia da Federação Mundial dos Estudantes Cristãos, a partir desta viajem sua filosofia e valores passaram a ser próprios e muito diferentes da opinião de seus pais.  Começou os estudos de graduação em Teologia, mas optou por terminar em Psicologia a partir de um seminário dirigido a estudantes, onde examinou duvidas a respeito de seu comprometimento religioso, ficou surpreso por descobrir que uma pessoa poderia ter mérito fora da igreja.
  11. 11. JORNADA  Seu primeiro emprego foi em Rochester, Nova Iorque, em um centro de orientação infantil, onde trabalhava com crianças submetidas a abusos e maus tratos, encaminhadas de varias agencias sociais.  Neste local, Rogers sentiu a forte ruptura entre o pensamento especulativo freudiano e o mecanismo medidor e estatístico do comportamentalismo.  Trabalhou durante 12 anos, desenvolvendo uma abordagem formal e objetiva, teve o inicio do que mais tarde chamou de Terapia Centrada no Cliente. Por observação, neste seu trabalho, começa a desenvolver as teorias da personalidade.
  12. 12. JORNADA  Publica o 1º livro aos 37 anos, o The Clinical Treatment of Problem Child (1939), com mais de 100 publicações ganhando seguidores por todo o mundo.  Durante este período sua reputação foi grandemente realçada, pois ele tornou-se conhecido como uma pessoa de muita energia e um grande amor aos estudantes. Este último ponto é de muita importância, pois explica, parcialmente, o impacto de influência sobre seus estudantes.  Foi um dos primeiros a gravar e filmar uma sessão de terapia.
  13. 13. JORNADA  Após receber seu título de Doutor, Rogers passou a fazer parte da equipe da Rochester Center, do qual passaria a ser diretor.  No decorrer de sua carreira, foi eleito presidente da APA (Associação Psicológica Americana) por duas vezes e indicado ao prêmio Nobel da Paz em 1987, dias antes de sua morte em 4 de fevereiro.
  14. 14. A TERAPIA CENTRADA NO CLIENTE  A Terapia Centrada no Cliente se refere ao que se é imediatamente sentido e que é implicitamemente significativo para o sentimento que o sujeito experimenta ao ter uma experiência.  O terapeuta, assim, age como um facilitador e um espelho para os sentimentos e pensamentos do cliente, que passa a tomar mais consciência e contato com seu material vivencial, “percebendo” aspectos de sua personalidade e de seus comportamentos que lhe escapavam anteriormente.
  15. 15. TERAPIA CENTRADA NO CLIENTE  O cliente, auxiliado pela ajuda terapêutica, acaba por modificar ou amadurecer o conceito que tem de si e, consequentemente, a reavaliar suas estratégias de vida e visão de mundo.  No fundo, todo o processo, em seu andamento, é fruto da ação do próprio cliente, de sua imersão no processo terapêutico e de seu grau de investimento no mesmo. Por isto o nome: “Abordagem centrada no Cliente ou na Pessoa”.
  16. 16. ABORDAGEM ROGERIANA  Os principais aspectos da abordagem rogeriana são:  - atenção ao impulso sutil, mas sempre existente, em direção ao crescimento, à saúde e ao ajustamento, pois a terapia nada mais é que a ajuda para a libertação do cliente em sua busca natural para o crescimento e o desenvolvimento normais;  - maior ênfase aos aspectos afetivos e existenciais, que são muito mais potentes que os intelectuais;  - maior ênfase ao material trazido pelo cliente e à sua situação imediata do que ao passado;  - grande ênfase no relacionamento terapêutico em si mesmo, que constitui um tipo de entidade orgânica que se forma a partir do encontro entre o terapeuta e o cliente e que, em si, contribui para a experiência de crescimento de ambos, cliente e terapeuta.
  17. 17. HUMANISMO NO BRASIL  A ditadura era uma realidade, ainda que, no mundo, houvesse grande incentivo à liberdade de escolha. Apesar dos entraves políticos, a influência humanista é sentida aqui quando há, finalmente, o processo de regulamentação da profissão e estabelecimento do curso com a lei 4119 de 27 de agosto de 1962. Neste currículo, já aparece a psicologia humanista.  Carl Rogers, veio ao país – mais precisamente ao Rio de Janeiro e Recife -, para realizar workshops e difundir suas idéias. Em entrevista à revista Veja em 1977, cita os principais pontos de sua teoria e afirma, categoricamente, que a abordagem centrada na pessoa é de fácil convivência na democracia.  A grande aceitação da abordagem de Rogers, no Brasil, aconteceu principalmente nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e na Capital Federal, onde vários centros divulgam e formam psicólogos especialistas na abordagem centrada na pessoa.
  18. 18.  Cita Lao Tsé para resumir sua posição:  Se eu deixar de interferir nas pessoas, elas se encarregarão de si mesmas.  Se eu deixar de comandar as pessoas, elas se comportam por si mesmas,  Se eu deixar de pregar às pessoas, elas se aperfeiçoam por si mesmas,  Se eu deixar de me impor as pessoas, elas se tornam elas mesmas.  Freedman, 1972, em Rogers, 1973, p 206 na ed.bras),

×