Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

PNAIC 2015 - Uma experiência com os textos da tradição oral no ciclo de alfabetização 2

69,096 views

Published on

I Seminário de Formação - IES Unimontes

Published in: Education
  • Be the first to comment

PNAIC 2015 - Uma experiência com os textos da tradição oral no ciclo de alfabetização 2

  1. 1. UMA EXPERIÊNCIA COM OS TEXTOS DA TRADIÇÃO ORAL NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO Caderno 01 Maria Sonaly Machado de Lima
  2. 2. É preciso reconhecer o texto oral da cultura popular no universo escolar, não apenas nas datas comemorativas mas no dia a dia da sala de aula, integrando o cotidiano da criança com seus familiares. LIMA (2000, P 87)
  3. 3. Textosdetradiçãooral Circulação social. Favorece a reflexão sobre a língua e sistema de escrita alfabética. Curtos. Facilmente memorizáveis. Sonoros com cadências rítmicas. Permite vínculo prazeroso com sua leitura e escrita. Natureza Lúdica.
  4. 4. Contextualizando os principais personagens desta história – os alunos • Turma de 20 crianças do 1º Ano do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 e 7 anos de idade. • Escola Municipal Anita Trigueiro do Valle, Bairro do Altiplano, João Pessoa, Paraíba.
  5. 5. Objetivos do trabalho: • Reconhecer e valorizar os textos de tradição oral, percebendo-os como manifestações culturais. • Conhecer os processos de produção da farinha, assim como sua origem. • Compreender o Sistema de Escrita Alfabética.
  6. 6. Na roda
  7. 7. Degustação
  8. 8. Perguntas usadas na roda: • O que vocês experimentaram? • Quem come farinha em casa? • Vocês sabem de onde vem a farinha? • Como será que ela é feita? • Qual a sua origem?
  9. 9. Apresentando o Trava-Língua
  10. 10. O Desafio.
  11. 11. Ordenando
  12. 12. Socialização e Registro da pesquisa A pesquisa pode ser um grande instrumento na construção do conhecimento do aluno, por isso se faz necessário que o professor, no cotidiano escolar oriente os alunos a buscarem informações, não só possibilitando uma aprendizagem significativa, mas estimulando a postura investigativa.
  13. 13. Documentário
  14. 14. Digitação em Dupla
  15. 15. Simulando a colheita
  16. 16. Finalizando com uma receita
  17. 17. Concluindo A inserção de práticas diárias e o trabalho com o gênero textual do universo popular infantil contribuíram para o desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos e suas correlações entre a oralidade e a escrita durante o processo de aprendizagem do sistema notacional alfabético.
  18. 18. Fundamentar-se em teorias que priorizam o ser em sua realidade cultural Condição de favorecer a aprendizagem dos estudantes
  19. 19. O trabalho pedagógico de apropriação da linguagem oral e escrita foi analisado sob o prisma da língua em uso, reforçando a proposta de que o ensino da leitura e da escrita não pode ser vivenciado fora dos contextos de letramento, nem pode se dar sem a presença da cultura escrita.
  20. 20. Com tantos anos vivenciando as conquistas dos meus alunos, por meio dessa perspectiva de trabalho, aqui representada neste relato, sinto-me realizada como educadora, pois percebo em meus alunos o prazer em estar na escola e de descobrirem que ela é o espaço em que se pode unir o aprender com o brincar.

×