Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

1ª gincana cultural

18,031 views

Published on

Gincana feita na E.E. Prof. Benedito Tolosa baseada no rock´n roll

1ª gincana cultural

  1. 1. 1ª Gincana Cultural Rock ´n roll
  2. 2. Introdução  As gincanas escolares proporcionam aos alunos o desenvolvimento da cidadania, o respeito às regras, a cooperação, o trabalho em equipe, favorece a integração entre os participantes e a tomada de decisões. Durante a realização deste trabalho, poderemos observar a criatividade e espontaneidade de cada aluno para defender e organizar suas ideias e o prazer de desenvolver as atividades propostas, possibilitando torná-los seres mais conscientes e capazes de resolver a diversidade de problemas de seu viver diário.  A I Gincana Cultural e Esportiva da Escola Estadual Professor Benedito Tolosa ocorrerá de: fevereiro a outubro. Será feita uma comissão composta pelo professor coordenador, pelo diretor e vice-diretor. Durante a Gincana serão desenvolvidas atividades esportivas e culturais envolvendo a escola: corpo docente e discente e a comunidade local. Serão formadas três equipes em que cada uma terá várias tarefas a serem executadas no decorrer da competição.
  3. 3. Justificativa  Por sabermos que as gincanas privilegiam o conhecimento e o saber dos nossos educando, a ideia desenvolvida por esse projeto procura interligar as disciplinas, integrar a escola e a comunidade, resgatar as manifestações culturais tradicionais e locais, a prática dos esportes e das atividades de lazer que visam um bem estar social. Visa, também, a construção de uma consciência solidária nos alunos e na comunidade.  A I Gincana Cultural e Esportiva da Escola Estadual Professor Benedito Tolosa tem por finalidade desenvolver o intercâmbio sócio - esportivo – cultural, estimulando os escolares para atividades sadias, estabelecendo uma união segura entre a comunidade e a escola, exaltando a prática desportiva como instrumento de formação de personalidade, fazendo valer a formação de cidadãos conscientes
  4. 4. Objetivos Gerais  Integrar escola e comunidade;  Proporcionar uma interação social;  Valorizar a participação em equipe;  Respeitar adversários;  Desenvolver nos alunos capacidades motoras, afetivas e sociais;  Promover a interdisciplinaridade;  Valorizar o social, considerando o educando um ser em formação, na sua totalidade;  Criar formas de representação desse mundo: linguagem verbal, corporal e escrita;  Sensibilizar os alunos sobre a importância da educação para a vida;  Proporcionar maior participação dos pais na vida escolar do filho.
  5. 5. Desenvolvimento  É necessário a cada dia que o professor incentive o aluno a investigar, descobrir, pensar e a tomar decisões próprias. É urgente a formação do aluno, enquanto ser pensante. E esta é construída individualmente, a partir da experiência na vida real do aluno. Nesse contexto, as situações competitivas e lúdicas vêm favorecer a construção dos conceitos de cidadania.  A I Gincana Cultural e Esportiva da Escola Estadual Professor Benedito Tolosa trata-se de um evento educativo, cujo eixo central gira em torno de quatro competências básicas, cujo exercício, no fundo, é o que se deseja oportunizar aos seus participantes:   Aprender a ser  Aprender a conhecer  Aprender a conviver  Aprender a fazer   A partir do dia 03 de março haverá uma reunião pedagógica onde será passado ao corpo docente o projeto  Durante os dias da gincana serão desenvolvidas atividades culturais: teatro, provas surpresas, danças, dublagens, etc. Na parte esportiva serão realizadas as seguintes modalidades: futsal, voleibol, queimada (masculino e feminino).
  6. 6. Regulamento  Considerações Gerais:   Este regulamento é o conjunto de normas e disposições que regem a I Gincana Cultural e Esportiva da Escola Estadual Professor Benedito Tolosa / 2013. É obrigada obediência aos que com ele tenham relações.  É de competência da coordenação geral da gincana (comissão) a interpretação final do presente regulamento, cabendo a ela o seu final cumprimento.  Os custos decorrentes para a realização das tarefas serão de responsabilidade de cada equipe;  Lembramos a todos os participantes que o objetivo da nossa Gincana Cultural é totalmente a integração e o despertar da solidariedade e o compromisso dos alunos; tudo que for arrecadado será doado à uma Entidade Assistencial escolhida pela comissão julgadora e organizadora;  O material necessário para o cumprimento das tarefas será de responsabilidade de cada equipe.
  7. 7. Condições gerais (cont.)  Cada equipe será responsável pela manutenção diária da ordem e limpeza do espaço a ser utilizado. Manutenção da limpeza e conservação da escola como um todo. Banheiros, salas de aulas, carteiras e cadeiras, lousas, etc...todos precisam selar e cuidar do patrimônio escolar.  Todas as regras estipuladas em cada atividade serão rigorosamente aplicadas;  Os jogos e as apresentações culturais terão inicio nos dias determinados e hora fixada. Portanto, as equipes deverão comparecer na quadra ou em algum lugar indicado pela comissão 5 minutos antes.  A equipe de vôlei poderá ser composta por alunos e professores; sendo três (3) do sexo feminino e três (3) do sexo masculino. O professor/funcionário poderá iniciar a partida ou substituir qualquer aluno.  A equipe de futsal poderá ser composta por alunos e professores; sendo três (3) do sexo masculino e dois (2) do sexo feminino.
  8. 8. • A queimada terá que ser composta por doze (12) alunos. Se a equipe não conseguir queimar todos os participantes o jogo terá seu término aos 20 minutos. E ainda, o jogador que for queimado terá que ir para o “cemitério”, não podendo pedir ao colega que faça isso em seu lugar. • Os times deverão estar completos para iniciar a partida. Em caso de falta de alunos/ atletas a equipe perderá por Wx0. O não comparecimento da equipe terá seguintes placares: Voleibol: 03x00; Futsal: 01x00; Queimada: 13x00; Queimada: 13x00 • Se no dia o aluno de uma série não estiver presente à equipe poderá substituí-lo. • Os times deverão estar vestidos adequadamente para as modalidades esportivas: tênis, short (sem bolso), camiseta. • A parte cultural está aberta a alunos, professores, comunidade e funcionários da escola. • A parte esportiva está delimitada apenas aos alunos, professores/funcionários da escola. • A parte esportiva é opcional para os professores/funcionários. • As torcidas organizadas serão avaliadas todos os dias em que houver tarefas e jogos com 50 pontos extras de acordo com os critérios de: Caracterização; Criatividade; Harmonia; Organização e Disciplina. • Mascote da equipe: Cada equipe deverá escolher um integrante para representar a (o) mascote que deverá estar presente em todos os jogos e apresentações, referente ao tema História do Rock. Obs.: Deverá ficar vestido a caráter do inicio até o fim das apresentações e jogos.
  9. 9. Comissão Julgadora  Equipe gestora e convidados.
  10. 10. Participação Participarão da Gincana Cultural História do Rock alunos das turmas do Ensino Fundamental I,II e Ensino Médio que estejam matriculados na escola. A organização das equipes será de responsabilidade dos professores de acordo com os grupos formados nas atividades propostas. Cada equipe nomeará 2 alunos de cada turma para atuar como líderes de equipe, para direcionar/ organizar as atividades e tarefas proposta pela gincana junto aos professores coordenadores de equipe. Serão formadas equipes em cada período, diferenciadas por cores: TARDE Equipes:  Equipe 2: 8ª B, 7ªB, 5ª A, 2º ano B  Equipe 3: 8ª C, 7ªC, 5ª B, 3º ano B  Equipe 1: 1ºA, 1º B, 1º C , 5º ano A eB Equipe 1: 8ª A ,7ªA, 6ª B, 4º ano A  MANHÃ   Equipe 4: 8 ªD, 7ª D, 6ª A, 1ºano B  Equipe 2: 1ºD, 1º E, 1º F e 3º ano A  Equipe 3: 2ºA, 2ºB, 2º C, 2ºD e 1º ano A  NOITE  Equipe 1: 1º G, 2º F Equipe 4: 3ºA, 3ºB, 3ºC e 2º ano A  Equipe 2: 3º D, 3º E  Equipe 3 : 1TA, 2TA e 2TB  Equipe 4: 3TA e 3TB 
  11. 11. Penalidades  A equipe ou membro que tiver comportamento considerado eticamente inadequado ou antidesportivo, que ferir este regulamento ou trouxer prejuízo à boa imagem do evento como um todo, levará a referida equipe à perda de pontos conforme análise da Comissão Organizadora e Julgadora. Além das penalizações por pontos, está previsto: EXCLUSÃO DO MEMBRO DA EQUIPE; DESCLASSIFICAÇÃO DA EQUIPE NA TAREFA EM QUESTÃO;  O julgamento será feito pela Comissão Julgadora mediante depoimentos dos envolvidos e dos líderes responsáveis das equipes;  As equipes poderão perder pontos no caso de ultrapassar o limite de iniciar a tarefa, quando for o caso: implica na perda gradativa dos pontos correspondentes à mesma.  Trajes inadequados não serão aceitos durante o evento, cabendo à coordenação decidir quais serão os encaminhamentos de punição.  A equipe que apresentar qualquer manifestação que venha denegrir, atrapalhar e tirar o brilho da gincana, em qualquer situação, será julgada pela Comissão Organizadora e Julgadora, podendo sofrer, se necessário, perda de pontos.  Os alunos que interferirem nas ações de outras equipes serão penalizados.  Os alunos ou turma que danificarem algum patrimônio escolar toda equipe sofrerá penalizações.
  12. 12. Resultados  A pontuação constará no regulamento específico de cada tarefa. Os pontos serão acumulados para as tarefas seguintes. Se houver empate na contagem final da pontuação, as atividades filantrópicas servirão, também como critério de desempate.  PONTUAÇÃO – 50 pontos para cada equipe pela participação.  1º lugar: 200 pontos;  2º lugar: 150 pontos;  3º lugar: 100 pontos;  4º lugar: 50 pontos
  13. 13. Cronograma  31 de julho  Reunião Pedagógica onde será passado ao corpo docente o projeto para aprovação e possíveis alterações.  Inicio de agosto (Reunião dos coordenadores de equipes)  Entrega do projeto e regulamento para os líderes de equipes.  Final de agosto – Inicio das atividades esportivas (Agita Galera)  14 de outubro  Abertura com apresentação de cada equipe com suas identificações.
  14. 14. 1º dia  1ª prova: MASCOTE E TORCIDA ORGANIZADA  Cada equipe deverá apresentar o mascote da equipe e uma apresentação da torcida.  2ª prova: GRITO DE GUERRA  Cada equipe deverá apresentar um grito de guerra da equipe para a torcida organizada.  3ª prova: PARÓDIA  Cada equipe deverá apresentar uma paródia musical sobre a rotina da escola, envolvendo professores, funcionários, direção e coordenação que contemple o tema da gincana. As equipes poderão trazer instrumentos musicais e fazer como julgar necessário, com cópia da letra para os jurados. ATENÇÃO: É proibido o uso de instrumentos musicais ou que façam algum barulho na torcida.  4ª prova: BANDEIRA  Cada equipe deverá confeccionar uma bandeira que a represente, utilizando a cor escolhida e o nome da equipe.  TEMPO DE APRESENTAÇÃO – 5 minutos por equipe.  JULGAMENTO- criatividade, apresentação, beleza, originalidade, capricho.  5ª prova: CIRCUITO FUND. I  As séries do Ensino Fundamental I de cada equipe participarão de um circuito de ginástica, e a torcida deverá permanecer fora da quadra. Todas as equipes receberão pontuação pela participação dos alunos menores 100 pontos. E a torcida será avaliada.
  15. 15. 2º dia  1ª prova: ABERTURA  Cada equipe deverá fazer uma performance de dança conforme o tema da gincana.  TEMPO DE APRESENTAÇÃO – 20 minutos  JULGAMENTO- criatividade, organização, desenvoltura, beleza.  2ª prova: PROPAGANDA DA ÉPOCA  Cada equipe deverá apresentar uma propaganda de época com fundo musical que represente o rock de uma determinada década: anos 70, anos 80, anos 90, anos 2000.  TEMPO DE APRESENTAÇÃO – 15 minutos por equipe.  JULGAMENTO- criatividade, organização, desenvoltura, coerência, tempo, oralidade.
  16. 16. 3º dia  1ª prova: BANDA COVER  Cada equipe deverá preparar uma apresentação de uma banda de rock cover ou dublagem.  TEMPO DE APRESENTAÇÃO – 20 minutos  JULGAMENTO- apresentação, beleza, oralidade, aproximação do original.  2ª prova: Painel gigante  Cada equipe deverá fazer um painel com 1m por 1,5m, com uma mensagem para a escola. A apresentação será feita para a comissão julgadora e organizadora e posteriormente submetida à avaliação dos professores presente neste dia.  TEMPO DE APRESENTAÇÃO – 20 minutos  JULGAMENTO- criatividade, coerência, organização, capricho.
  17. 17. 4º dia  1ª prova: DESFILE COVER  Cada equipe deverá promover um sósia.  TEMPO DE APRESENTAÇÃO – 20 minutos  JULGAMENTO- apresentação, figurino, aproximação do original.  2ª prova: Como é bom ser criança  Cada equipe deverá promover um momento recreativo para animar o evento. Cada equipe terá no máximo 10 minutos para alegrar a galera. Vale quase tudo: fantoches, músicas, brincadeiras, teatro, dança, etc...use sua criatividade! Tudo relacionado ao tema da gincana.  TEMPO DE APRESENTAÇÃO – 20 minutos  JULGAMENTO- criatividade, coerência, organização, desenvoltura, originalidade.  3ª prova: Eu amo aquilo que faço...  Cada equipe deverá homenagear um professor e/ou um funcionário da escola que represente o espirito da E.E. Professor Benedito Tolosa. A forma de realização desta tarefa é de livre escolha, porém as equipes deverão se embasar através de pesquisa acerca da vida deste personagem.  ATENÇÃO: As equipes não podem revelar aos escolhidos que eles serão homenageados e devem ficar atentas para não escolherem o mesmo professor e funcionário que os da equipe adversária. Para que isso não ocorra, as equipes deverão informar à comissão organizadora e julgadora suas escolhas.  TEMPO DE APRESENTAÇÃO – 15 minutos  JULGAMENTO- criatividade, coerência, organização, desenvoltura.
  18. 18. 5º dia  Encerramento com apresentação das Equipes vencedoras à comunidade, durante o evento “Um dia na Escola do meu filho”.

×