Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Ferrero natale

2,149 views

Published on

Published in: Design
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Ferrero natale

  1. 1. Lançamento Novo Produto Ferrero Rocher Trabalho InterdisciplinarDireção de Arte + Teoria e Pesquisa de Opinião e Mercado
  2. 2. A Ferrero
  3. 3. A Ferrero- Fundada por Pietro Ferrero, em 1946 na cidade de Alta, Itália;- 1982: Lançamento do produto de maior sucesso da empresa, os bombons FerreroRocher;- As sofisticadas caixas do bombom se tornaram presente para várias ocasiões;- A partir do final da década de 1990, a marca passou a produzir novas e diferentesversões do chocolate Ferrero Rocher.
  4. 4. O Novo Produto
  5. 5. O Novo Produto- Lançamento de nova linha de produtos Ferrero Rocher;- Edição especial de Natal;- Chocolates produzidos na Itália;- O lançamento do produto se dará na Região Sul do Brasil, especificamente nos estado do Paraná e Rio Grande do Sul, de acordo com os dados levantados através da base de dados do IBGE.
  6. 6. Objetivo de Comunicação
  7. 7. Objetivo de comunicação- Divulgar ao público a novidade da Ferrero Rocher, que vem como edição especial de Natal e ficará por pouco tempo no mercado, dar conhecimento ao público sobre o produto estabelecendo a relação do chocolate com uma data especifíca, o Natal.
  8. 8. Objetivos de Pesquisa
  9. 9. Objetivos da pesquisa- Entender percepções, conceitos, representações sobre chocolate e sobre o chocolate Ferrero Rocher, a fim de direcionar a campanha;- Identificar como os critérios de compra podem influenciar nas escolhas dos chocolates;- Entender como o mercado de chocolate se articula e qual sua influência no consumidor;- Identificar os hábitos e a experiências de consumo de chocolate, além das marcas mais consumidas pelos pessoas.
  10. 10. Metodologia
  11. 11. Metodologia- Pesquisa de base primária- Método coleta de dados: Pesquisa Qualitativa, com entrevista individual em profundidade - Universo - 12 entrevistados - 7 mulheres / 5 homens - 20 a 55 anos - Ensino Superior completo ou em curso - Classe AB - Período: 31/10/2012 a 07/11/2012
  12. 12. Exemplos de questões abordadas na pesquisa • BLOCO 1 - IDENTIFICAÇÃO DE CONCEITOS- O que você imagina quando se fala em chocolate?- Ao comer chocolate, quais são as sensações que lhe provocam? • BLOCO 2 - CHOCOLATE EM GERAL- Quais as marcas de chocolate você consome e quais você não consome?- Quais são suas expectativas sobre um chocolate?- Com qual frequência você consome chocolates?- O que você acha mais importante para decidir a compra de chocolates: o preço, a embalagem, o sabor, a qualidade etc.?
  13. 13. • BLOCO 3 - O CHOCOLATE FERRERO ROCHER- Você conhece e/ou consumiu o bombom Ferrero Rocher?- Para você o qual maior diferencial do Ferrero frente aos concorrentes?• BLOCO 4 - SOBRE O NATAL- Qual o significado do Natal para você?- Você vê alguma relação entre chocolate e Natal?- No Natal você costuma presentear amigos, familiares, conhecidos etc. com chocolates?• BLOCO 5 - SUGESTÕES DE CAMPANHA- Em sua opinião, como deveria ser a embalagem deste novo produto?- Qual nome você poderia sugerir para essa nova edição especial dos chocolates Ferrero Rocher?- Quais principais atributos da marca você acha que podem ser trabalhados?- Em quais meios de comunicação (revistas, rádio, televisão, cinema, jornal etc.)?
  14. 14. Conclusões da pesquisa
  15. 15. Conclusões da pesquisa- A pesquisa revelou que o chocolate representa prazer, alegria, desejo e felicidade.- As sensações que os chocolates provocam nas pessoas são na maioria das vezes de bem estar, prazer, alegria e satisfação, porém às vezes podem se referir à sensação de arrependimento.- Através dos resultados da pesquisa, observa-se que a Páscoa é a data que está mais conectada conceitualmente com o chocolate na mente das pessoas.- Um dos conceitos mais interessantes que surgiu durante a pesquisa foi o chocolate ser uma arte, estar ligado à arte.
  16. 16. - A pesquisa revelou que a experiência com o produto está condicionada tanto a datas comemorativas quanto a datas normais e que, em geral, as pessoas costumam presentear família e companheiros com chocolate, evidenciando que o produto analisado pode ser considerado uma opção de presente ou uma compra cotidiana.- Além disso, foi apresentado que as pessoas consomem chocolate semanalmente, evidenciando o fato de que o chocolate é um produto que se encontra presente nas compras mensais dos consumidores.- O sabor e a qualidade são os principais fatores que motivam a compra do produto, porém o preço também apareceu como um fator diferenciador para o consumo.- De acordo com a pesquisa, as pessoas consomem chocolate com a expectativa de sentirem prazer e saciedade ao comer o produto, mostrando que o chocolate é um alimento que está associado à felicidade.
  17. 17. - As marcas mais consumidas, segundo a pesquisa foram Nestlé, Cacau Show, Hershey’s, Ferrero Rocher e Garoto.- A marca Ferrero Rocher é conhecida por todos os entrevistados.- As respostas coletadas confirmam o posicionamento da marca como um chocolate para presentear, visto que a maior parte dos entrevistados consideram este chocolate uma forma de presente.- Percebe-se que o chocolate Ferrero Rocher é considerado um produto sofisticado e que o requinte do produto e da embalagem são requisitos que qualificam o produto como um presente.- A qualidade e o sabor são vistos como os principais atributos do produto, adicionados também a embalagem e a marca como atributos importantes do chocolate.
  18. 18. - A pesquisa revelou que o Natal, data que simboliza o nascimento de Cristo, é relacionado principalmente as comemorações realizadas com familiares e amigos.- Grande parte dos entrevistados acreditam que o chocolate é uma boa forma de se presentear alguém especial nesta data. Porém, para algumas entrevistados de maior renda, o chocolate não pode ser considerado uma forma de presentear.- As sugestões coletadas em torno das possíveis campanhas do produto Ferrero Rocher podem ser produzidas por meio de uma embalagem diferenciada, com cores referentes ao Natal, sendo uma embalagem simples e bonita.- A pesquisa revelou que os consumidores estão dispostos a pagar um valor médio de 40 reais pela caixa de chocolates e que este deve conter o conceito de sofisticação, qualidade e sabor.
  19. 19. - Sobre o nome para o novo chocolate, sugerido pelos entrevistados da pesquisa, estão nomes que remetem ao Natal, as festas e à origem italiana do produto.- Os meios de comunicação sugeridos pelos entrevistados foram a televisão, a revista, o outdoor, o cinema, o rádio e o jornal.- Para alguns entrevistados, a presença de “garoto ou garota propaganda” é importante, tal como personalidades como Gisele Bundchen e Isis Valverde, ou até mesmo personagens ligados ao Natal, como os “duendes do papai noel”. Para outros entrevistados, o bombom deve ser o destaque principal na campanha, não necessitando dessa forma, um “garoto propaganda” para promover o produto.
  20. 20. - No início da campanha, tinha se como público alvo homens e mulheres entre 25 a 55 anos. Porém, foi necessário alterar um pouco essa faixa etária, visto que o alimento chocolate é muito consumido também pelos jovens. Por este motivo, a faixa etária do público alvo está entre 18 e 55 anos.- Notou-se também que seria necessário adequar a classificação do público alvo quanto às classes sociais. A comunicação será direcionada a membros da classe A2 e B, visto que entrevistados com renda mais elevada e não consideraram o chocolate Ferrero Rocher uma boa opção de presente.
  21. 21. A Campanha
  22. 22. A Campanha- Conceito: Chocolate e arte;- Como o chocolate Ferrero Rocher nasceu na Itália, berço de grande movimentos artísticos, como o Renascimento, e de renomados artistas, nada melhor do que associar os chocolates Ferrero à arte;- É um excelente presente de Natal.
  23. 23. Um espetáculo de presente
  24. 24. As Peças
  25. 25. As Peças- AD Revista - Página dupla- Outdoor- PDV- Hotsite- Fan Page - Facebook- Roteiro - Comercial TV 30’’- Roteiro - Spot Rádio 15’’
  26. 26. Ad Revista
  27. 27. Outdoor
  28. 28. PDV
  29. 29. Hotsite
  30. 30. Fan Page - Facebook
  31. 31. Roteiro - Comercial TV 30’’ Cliente – Ferrero do Brasil Campanha: Lançamento Ferrero Natale Título: Obra-Prima Comercial de TV 30” Cena 1 Imagem da Cozinha tipicamente italiana, onde mostra o chef preparando os bombons, com caldas de chocolate e avelã. Intercalando com a cena em atelier onde um artista cria um quadro. Locutor em Off:Para fazer uma obra de arte é necessário inspiração, dedicação e amor. Cena 2Mostra-se o quadro e o bombom prontos. Mostra o pintor e o chefesatisfeitos com o resultado final. Locutor em Off:A Ferrero juntou tudo isso para dar mais brilho e originalidade ao seuNatal.Ferrero Natale. Edição especial importada da Itália.Um espetáculo de presente.
  32. 32. Roteiro - Spot Rádio 15’’ Cliente – Ferrero do Brasil Campanha: Lançamento Ferrero Natale Título: Obra de arte Spot de Rádio 15” Veiculação: Rádios Cena 1Pessoa fala em italiano adjetivos que denotem elogios à obra de arte.Som de fundo como se fosse uma galeria de arte, com pessoasconversando. - É belíssimo! - Quanta originalidade! - É incrível, uma maravilha! - Uma irreverência jamais vista em toda a História.Ouve-se barulho da embalagem de um bombom sendo aberto.Logo após, o barulho de uma mordida. Locutor em Off:Conheça o Novo Ferrero Natale. Chocolate original vindo da Itália.Um espetáculo de presente.
  33. 33. Grupo: Arielle Mansur Elizabeth Alves Isabela Fortini Leonardo FontesRenata RodriguesTatianne Meirelles

×