Livro de crônica 8ª série

3,029 views

Published on

Este livro foi produzido pelos alunos da 8ª série da Escola Municipal Presidente Médici durante a execução do Projeto: Cronistas na sala.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
3,029
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
187
Actions
Shares
0
Downloads
32
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Livro de crônica 8ª série

  1. 1. ORGANIZADORA DA COLEÇÃO: Elania Silva Ferreira COLABORADORES: Secretaria Municipal de Educação e Cultura Emmanuelle S. G de S. Brandão Lourisdalva de Melo de Araújo Regiane Vitória Silva Santos Camila Silva Santos Eliene Amorim ILUSTRAÇÃO: José Felipe dos Santos ( aluno do 9º ano) I EDIÇÃO, VOLUME I, 2012EDITORA: Escola Municipal Presidente Médici CÓRREGO DE PEDRAS-IPIAÚ-BA
  2. 2. APRESENTAÇÃO: AUTORRETRATO AOS 16 ANOS Adriane Silva SantosEsta pequena antologia foi criada por cronistascontemporâneos, alunos do 9º ano da Escola Municipal Nasci em 1996 em Córrego de Pedras.Presidente Médici, do distrito: Córrego de Pedras. Suas Cronista. Solteira, gosto de mensagens e poemas.crônicas foram nascidas em ambientes incomuns: sala de Altura: 1,60.aula em meio ao barulho e discussões. Abordam temas Sapato: 38.comuns a adolescência e a juventude, época de Gosto muito de andar.descobertas e experiências ímpares. Adoro rádio.Abraços a todos e espero que gostem dele tanto quanto Minha comida preferida é lasanha.nós gostamos de construí-los. Adoro frutas e doces. Gosto de ouvir músicas.Elania Silva Ferreira¹ Adoro crianças.(Professora de Língua Portuguesa) Odeio palavrões. Gosto muito das minhas amigas. *Graduada em letras (UESB, 2005), especialista em Leitura e produção textual Minhas cores preferidas são preto e branco. (UNIME-2010) e Pós-graduanda em Língua Portuguesa ( UESB-2012) Sou uma pessoa sincera. Sou muito feliz com a minha família.
  3. 3. Considerações sobre o namoro A gravidez na Adolescência No namoro você tem que conhecer melhor a pessoa e sua A gravidez na adolescência acontece principalmente comfamília, se é uma pessoa de confiança, honesta, humilde e que essas meninas novas, que não sabem o que querem da vida, ou que não tem o apoio do pai e nem da mãe para está lhe ensinando o que érespeite suas características. bom e o que é ruim. No namoro você tem que ser amigo um do outro, porque a Ás vezes, tem pai que não se importa com seus filhos, poramizade é a vivencia de você conhecê-lo e ser conhecida. Temos que isso que muitas meninas engravidam ou entram no mundo da prostituição muito cedo.nos preparar para ter uma vida sexual com essa pessoa, pensar se Hoje em muitas famílias, a riqueza significa mais do que avocê vai ou não se arrepender. Tem muitas pessoas que namoram e própria atenção dada aos filhos.tem filhos muito cedo, sem ter planejado, outros namoram muito Por outro lado, há muitos pais que prendem muito seus filhos, deixando-os revoltados, começam a fazer coisas erradas, nãotempo sem ter filhos, porque eles estão se conhecendo melhor para querem estudar mais, fazem novas amizades, fazem coisas das quaisver se dará certo morar juntos. se arrependem pelo resto de sua vida, faz coisas sem pensar e Enquanto que tem muitas que namoram sem conhecer a quando for pensar já é tarde de mais. Há muitas que aparecempessoa fisicamente e se entrega logo, pensando que esses meninos de grávidas sem saber o que fazer da vida, é ai que muitas tomam remédios para abortar. Também há outro problema, pessoas que temhoje querem namorar sério, contudo, a maioria só quer ficar e relações sexuais desenfreadas podem contrair doenças sexualmentepronto, por isso que tem muitas pessoas que não casam cedo, porque transmissíveis, por que não soube se prevenir ou não pensou antes denão achou a pessoa certa ainda. E estão certos. cometer uma burrice em sua vida. Por isso que hoje, muitas adolescentes passam a enxergar a Às vezes, o namoro é como uma amizade, fácil de começar, necessidade de estudar, para ter condições de se manter, ou ter umdifícil de acabar e impossível de esquecer, por isso que devemos futuro mais digno ou de preparar para o mercado de trabalho. Compensar antes de fazer, devemos viver o presente porque o passado isso, os pais não devem deixar que a inversão de valores seja mais importante do que o amor ao seu filho, que é insubstituível.não volta e o futuro talvez não chegue. (Adriane Santos) (Adriane Santos)
  4. 4. Carla e seu vício O sonho de Luan Um dia, fui à casa de uma amiga chamada Carla que nãogostava muito de sair, apenas estudar e era muito vaidosa. Ela tinha Um dia eu conheci um menino, Luan, que gostava muito dequatorze anos, respeitava muito seus pais, mas, passava a maioria dodia na internet, conversando com seus colegas. futebol, no entanto, sua mãe não queria que ele jogasse, mas ele não Sua mãe não gostava disso porque temia que sua filha obedecia a sua mãe e ia jogar futebol com seus colegas.conhecesse um menino e se apaixonasse sem conhecer direito omenino e sua família, ou que ela fugisse de casa com o menino. Com isso ele foi crescendo e a paixão pelo futebol, Na sexta passada fui a casa dela fazer um trabalho da escola, alimentando cada vez mais. Às vezes sua mãe falava para ele deixarsua mãe parecia um pouco preocupada. A menina estava um poucotriste, indaguei o porquê daquela tristeza, e ela respondeu que seu pai essa profissão de jogador e ele não gostava quando sua mãe falavahavia reclamado e proibido-a de ficar na internet o tempo todo. assim.Afirmei que seu pai tinha toda razão, pois havia muitos perigos nanet. Ele sempre corria atrás do seu sonho. Até que um dia ele foi Dois dias depois, Carla estava na internet, escondendo que chamado para jogar em outra cidade, ele ficou muito feliz por queconheceu um menino e se apaixonou, começou a marcar encontros,até que no final de semana, ela fugiu de casa, foi morar com o ele iria realizar seu sonho.menino que havia conhecido na internet, pensando que iria viver O dia chegou, ele acordou muito feliz e foi para a cidade, suafeliz para sempre com o menino. Mas ela se enganou, o menino nãoera a pessoa que ela pensava,era muito insensível, ignorante, então, mãe ficou preocupada pensando que se seu filho perdesse no jogo,ela percebeu a burrice que fez e voltou para casa de seus pais. ficaria muito triste por que o futebol era uma coisa muito importante Com isso ela pensou muito, não quis ser aquela menina para ele.arriscada, só na internet, porque às vezes a internet engana muito Quando ele chegou, cheio de alegria e muito orgulhoso, porqueConversando com sua mãe, Carla reconheceu que a internet faz apessoa ficar viciada e quando a pessoa percebe já é tarde de mais, ganhou no futebol e ele recebeu o troféu, sua mãe ficou muito felizsua mãe disse que não iria proibir ela de ficar na internet, ela só tinha por seu filho ter realizado seu sonho e sua paixão pelo futebol.de saber como utilizar, visitar site que seja importante para o seuconhecimento e ficou muito contente por sua filha ter aprendido a (Adriane Santos)lição. (Adriane Santos)
  5. 5. Os perigos das más companhias A violência O mundo hoje está obcecado pela violência. A violência Conheci uma pessoa, o João que gostava muito de sair com sempre está presente no mundo inteiro, principalmente nopessoas diferentes e sua família lhe dava conselho para não sair com entretimento.pessoas que ele não conhecia, ele nem ouvia o que seus pais A violência está presente em todos os lugares: na mídia, nos brinquedos, no trânsito, nas músicas, nos vídeos games, nos filmes,falavam. sites ou mesmo no ambiente social. Um dia ele saiu com um grupo de jovens sem conhecer e Às vezes, as pessoas recorrem à violência porque são vítimas,sem saber de onde eram. Seus pais ficaram preocupados, sem saber da discriminação e pobreza ou quando sentem que não tem controle sobre sua vida. A violência está presente na escola em forma depara onde ele teria ido, começaram procurar pela cidade para ver se bulling, e até mesmo em casa, local que representava segurança eencontrava, mais não encontrou em lugar algum. proteção. Na manhã seguinte, João chegou em casa bêbado, e seus pais Muitas vezes, as pessoas transformam pequenos atritos emperguntou onde ele estava e ele foi direto para seu quarto. À tarde fui grandes confrontos, e a partir daí acontece a violência. Como por exemplo, uma briga de trânsito, ou simplesmente tomando umavê-lo e perguntei por que ele saiu sem dizer para onde ia, antes de cerveja em determinado bar, ou um som com um volume muito alto.responder percebi que ele estava muito estranho. Indaguei o que O álcool e a droga, além de prejudicar a saúde física ehavia acontecido, ele falou que a droga tinha tomado conta dele. mental, fazem com que a pessoa fique violenta e passe a reagir com mais agressividade a provocações. Quando seus pais souberam ficaram muito triste sem saber o O caminho para não violência passa pelo respeito àque seria da vida do seu filho, mas eles foram forte teve que diversidade de culturas, religiões entre outros. Somente através daenfrentar as consequências, apoiaram seu filho, foi muito difícil, mas educação e respeito pelo o outro, a pessoa se torna mais consciente e mais humana.conseguiram graças a Deus e o apoio da família. Hoje ele ajuda (Adriane Santos)pessoas que são viciadas em drogas. (Adriane Santos)
  6. 6. AUTORRETRATO AOS 14 ANOS Beatriz Sales Santos Gravidez na Adolescência Nasci em 1998, em Córrego de pedras. Os fatores que levam uma adolescente a engravidar são Solteira. muitos. Primeiro, que na maioria faz vezes os pais não aceitam oCronista. namoro das filhas.Minha altura 1,50. Quando os pais não apoiam a gravidez das filhas, elas podemSapato Nº37. entrar em depressão porque nesse momento da vida é muito difícilGosto de fazer caminhada. para ela e por isso ela precisa de apoio dos pais, para não acontecerNão tenho preferência por comida. dela fugir de casa e fazer um aborto.Gosto de frutas e doces. O outro fato que leva as adolescentes a engravidar é a falta deGosto de ouvir músicas. conselho dos pais, porque muito deles deixam suas filhas fazer o queSou fã da banda Rebelde. quiser da vida e quando elas aparecem grávidas eles colocam paraCronistas brasileiros que mais gosto: fora de casa. Por isso, os pais têm que apoiar suas filhas, pois elasMoacyr Scliar e Pedro Bial. precisam de todo o apoio dos seus parentes por perto para ajudá-la eMinha cor preferida é lilás. depois ele dará uma educação melhor para o seu filho.Minhas melhores amigas são: A gravidez na adolescência não é uma doença, é só você seValéria, Raiana, Edilene e Adriane. prevenir e tomar cuidado para não engravidar, pois você tem a vidaSou feliz porque tenho uma família e Deus em minha vida. toda pela frente para curtir e se divertir, aproveite bem suaMeu nome é: Beatriz Sales Santos. adolescência, pois um dia ela acabará. (Beatriz Sales Santos)
  7. 7. As drogas Namoro Certo dia, a mãe de um garoto estava conversando com sua O namoro na adolescência é uma coisa boa, porém passaamiga a respeito do seu filho, ela falou que o seu filho há muito muito rápido, na mesma hora que estão namorando já terminaram.tempo vinha se comportando muito diferente, estava agressivo com O namoro é bom, mas tem que se prevenir para não acabartodos em casa. A amiga respondeu que ele poderia está usandodrogas e sua mãe ficou muito triste. engravidando, pois você tem uma juventude toda pela frente. No dia seguinte, a mãe muito preocupada, resolveu perguntar O namoro de hoje está muito diferente do namoro deao seu filho o quê que ele tinha. antigamente, pois ele está mais avançado porque antes de ter uma- Meu filho o que você tem, você está usando drogas? O filho muito assustado respondeu. relação séria, estável, já está grávida, que é o caso de muitas- Não, eu não estou. Porque você está me perguntando isso? adolescentes.-Me responda, por favor, eu só quero te ajudar. Antes de você começar a ter uma relação séria, procure saber Então ele respondeu muito triste.- Sim mãe, eu estou usando drogas. de sua mãe, pois ela já viveu uma vida toda e saberá lhe explicar, A mãe então perguntou para ele se ele queria se tratar e para depois você não se arrepender.respondeu que sim, logo depois ele saiu e voltou a usar drogas Às vezes, os pais não aceitam o namoro das filhas e elasnovamente e foi até uma casa a um lado e roubou um colar da donada casa. acabam fugindo de casa e fica muito revoltada com seus pais. Logo depois a polícia chegou e levou ele preso passado Muitos pais não aceitam o namoro das filhas para não acontecer delamuito tempo ele saiu e já não mais usava drogas. engravidar e ser largada com um filho para criar e sem o pai paraEsse tempo na cadeia fez com que ele parasse de usar drogas. ajudar. Muitas delas pensam que o pai é errado, mas é o contrário,(Beatriz Sales Santos) ele só quer o bem para suas filhas porque ele não quer uma filha grávida correndo risco de vida sendo que ela é uma adolescente e tem é que curtir muito. (Beatriz Sales Santos)
  8. 8. Luana: correndo risco na internet José e a bola José era um garoto que só vivia no campo que tinha perto de Luana era uma garota que só vivia acessando a internet, mas sua casa, todos os dias pela tarde, fizesse sol ou chuva, ele sempresua mãe não sabia, ela só conversava em site de relacionamento, e estava lá.estava conhecendo um homem que dizia ser bonito e rico. Mas, num dia chuvoso ele saiu de sua casa para o campo, e E eles começaram a conversar e no meio da conversa eles ele e seus amigos começaram a jogar até que depois de muito tempomarcaram de se encontrar em algum lugar onde não houvesse de jogo ele começou a ficar tonto e caiu.movimento. Todo mundo ficou olhando, até que um dos seus amigos Chegou no dia do encontro, confirmaram pela manhã o local correu para chamar sua mãe. Sua mãe chegou e perguntou o quee o horário. Quando ela chegou ao local do encontro, ela deparou-se tinha acontecido, ele contou que tinha ficado tonto e já estavacom um homem velho, e ainda por cima era pedófilo, ela muito cansado de jogar.assustada correu e ele correu atrás dela até que ela encontrou um Sua mãe o levou para o hospital e lá o médico falou que elepolicial e falou com ele e conheceu esse homem pela internet e ele tinha quebrado a perna, sua mãe ficou muito triste porque ele mentiaera pedófilo e a policia levou ele preso. para ela dizendo que ia para a casa de amigo.O homem foi preso e levou muitos anos de cadeia. Depois daquele Depois de muito tempo quando a paz já reinava na casa eisdia, ela nunca mais entrou em site de relacionamento para conversar que surge uma pergunta, sua mãe perguntou se ele ia continuarcom pessoas estranhas e só usou a internet para pesquisa. jogando bola todos os dias e escondendo dela, José respondeu que(Beatriz Sales Santos) não ia porque não queria quebrar a perna de novo. (Beatriz Sales Santos)
  9. 9. Violência Daniel aprende uma lição Na quinta-feira, quando eu passava pela praça, eu vi uma Em Córrego de Pedras, havia um garoto chamado Daniel. Todos os dias aos sair da escola ele jogava todo tipo de lixo na rua,coisa muito ruim, um ato de violência, isso tudo aconteceu quando embora houvesse baldes espalhados pelas ruas. O que ele não sabiaum garoto de apenas sete anos, seu nome é Marcelo. Ele estava era que as consequências ocorreriam depois.apanhando de outro garoto do dobro da idade dele. Na escola, sua professora perguntou aos alunos se eles cuidavam da natureza e todos responderam que sim, citando o que Mas o Marcelo muito inocente não contava nada para sua faziam, exceto, Daniel. Então a professora explicou que não podemãe, D. Joana. Até que um dia os dois garotos iam saindo da escola jogar lixo nas ruas, nos rios, pois isso pode resultar em enchentes ee aconteceu tudo de novo, o garoto começou a bater nele, mas de alagamentos. Depois de ouvir isso, Daniel prometeu que não faria maisrepente D. Joana apareceu e viu tudo o que estava acontecendo e isso. Depois da aula, o garoto saiu, pegou uma bala e quando jácorreu para ajudar seu filho. estava jogando a casca da bala no chão, lembrou do que a professoraA mãe do menino muito triste perguntou ao filho porque ele nunca falou, pegou a casca e guardou na bolsa para jogar no depósito detinha contado para ela, o menino respondeu que ele não falou nada lixo. Ao chegar em casa, Daniel contou para sua mãe que haviaporque o outro menino ameaçou lhe ameaçava bater mais ainda. aprendido uma lição muito importante na escola, o cuidado que D. Joana então resolveu contar para a mãe do outro garoto, todos devem ter com a natureza para não sofrer depois e sua mãeque colocou ele de castigo. Depois de todo caso passado eles ficaram ficou muito feliz.amigos e nunca mais brigaram e o garoto aprendeu que aquilo que (Beatriz Sales Santos)ele fazia era bulling. E sua atitude era errada.(Beatriz Sales Santos)
  10. 10. AUTORRETRATO AOS 15 ANOS Namoro Edilene Vieira dos santos Uma menina, chamada Luciana, namorava escondido de seusEu nasci no dia 01 de dezembro de 1996, pais, seu namorado pediu aos pais dela e eles não aceitaram.na fazenda Nova Esperança. Na manhã seguinte, ela resolveu fugir de casa, mas logo pelaCronista, solteira, tenho 15 anos e curso o 9º ano.Altura 1,34. manhã seus pais desconfiaram que a sua filha tinha fugido para casaSapato Nº32. do seu namorado e quando seus pais descobriram que realmente suaGosto muito dos meus vizinhos. filha tinha fugido, eles ficaram muito tristes porque eles se sentiramGosto de rádio, telefone e campainhas.Eu falo muito alto. traídos pela filha, que eles tanto amam.Tenho preferência de massa, doces e etc. Mas logo ela se arrependeu de ter fugido da casa e voltou eGosto de frutas, verduras e legumes. seus pais lhe acolheram, pois eles falaram para ela que iria recebê- láTenho preferência de música romântica, forró e sertanejo. de braços abertos e que a amava muito.Minha leitura preferida é: histórias infantisEu sou católica. A menina logo arrumou outro namorado e seus pais lheGosto muito de crianças. permitiram namorar, pois havia aprendido a lição e a Luciana ficouRomancistas que mais gosto: feliz com a atitude dos paisMachado de Assis e Jorge Amado.Trabalho de manicure. Para se ter uma vida saudável e feliz é só procurar o caminhoGosto de calça Jeans e camisetas. de Deus, pois quem nele confia não andarás nas trevas.Minhas melhores amigas são: Valéria, RaianaBeatriz e Adriane.Meu nome é: Edilene Vieira dos Santos. ( Edilene Vieira dos Santos)Sou muito feliz com meus familiares e amigos.Agradeço a Deus por esta vida feliz.
  11. 11. Drogas A internet Certo dia, um menino drogado, cujo nome era Juarez Eu não gosto muito de internet, mais eu conheço uma meninaofereceu droga para Maurício, um garoto que nunca havia usado que gosta bastante de internet e ela está todos os dias conectada,droga, mas, como Maurício era esperto foi para casa correndo e conversando com vários amigos e também pessoas desconhecidas.chegando lá contou para sua mãe sobre o que tinha ocorrido. Um dia um menino convidou-a para se encontrarem, e ela muito curiosa marcou o encontro, mas, antes do encontro ele postou D. Luzia ficou muito furiosa com Juarez e elogiou seu filho uma foto dele no Orkut e ela gostou muito da foto, eles sepela atitude, pois quando uma pessoa experimenta droga, não tem encontraram e ocorreu tudo bem, ele era uma pessoa muito legal,mais o controle de sua vida. inteligente e estudioso, educado. Ela gostou muito do encontro, ele a pediu em namoro, e elaEntão dona Luzia foi conversar com a mãe de Juarez sobre o que aceitou. Então, ele conversou com os pais dela e eles permitiram ohavia ocorrido. D. Carlota ficou desesperada, ao saber que seu filho namoro, e os pais dela ficaram muito contentes porque sua filhahavia se envolvido com drogas. Reuniu toda a família para saber o havia arrumado um namoro que todo mundo aprovava o rapaz,que faria. Sentaram com Juarez, dizendo o quão errado era o que ele porque era também muito trabalhador. Depois de um tempo, eles noivaram, com um ano depois elesestava fazendo. Ajudaram muito seu filho para que ele se casaram, tiveram filhos e foram muito felizes.recuperasse e deixasse o vício, com tantas ajudas, ele se recuperou. Minha colega teve um final feliz, mas devemos ter muito cuidado, pois na maioria das vezes o encontro por internet não termina bem, porque o encontro pode ser com uma pessoa traficante Hoje ele é uma pessoa forte e trabalhador graças ao nosso e matá-la. E nesse caso não terá nem como descobrir o quebom Deus. realmente aconteceu. Por isso, tomem muito cuidado. ( Edilene Vieira dos Santos)(Edilene Vieira dos Santos)
  12. 12. O que é política? O arrependimento Certo dia, um rapaz chamado João e uma moça de nomeLuana na praça conversando sobre política. Mas ambos não sabiam o Certo dia um garoto, cujo nome era Davi, só pensava emque realmente significa essa palavra. jogar futebol. A mãe dele, D. Carmem não ligava para o que o filho Coincidentemente, passava pelo local um vereador, e como o fazia e seu filho cresceu sem estudar, só jogando futebol.João e Luana estavam curiosos, chamaram e questionaram osignificado da palavra política. Para sua surpresa, o vereador deu Num belo dia, Davi saiu para jogar e durante o jogo eleuma aula, explicando que política é a arte e ciência de bem governar recebeu um chute na perna e sua mãe o levou até o médico e eleos povos e cuidar dos negócios públicos com sabedoria. E assim, o falou que por causa dos acontecimentos, seu filho não poderia jogarvereador foi embora. E eles ficaram satisfeitos com tal conceito. Derepente, a Luana olhou para João e perguntou: mais futebol. Sua mãe ficou se culpando, pois não participou da vida - O que é politicagem então? do seu filho como devia ter participado.O rapaz sorriu e respondeu: Ao se deparar com essa situação, Davi arrependeu-se por não- Essa pergunta é muito fácil. Politicagem é falar mal dos candidatos, ter terminado os estudos e ter seguido uma profissão.ofendê-los publicamente, ficar insultando nos discursos, noscomícios. Luana aliviada, afirmou que não fazia politicagem, isso (Edilene Vieira dos Santos)porque não é coisa boa. Esse as pessoas não tomarem cuidadopodem até mesmo romper amizades de anos. E João concluiu:- Devemos nos lembrar que a política passa, mas a amizadecontinua. Devemos eleger os candidatos que tenham competênciapara governar o local que a gente vive.(Edilene Vieira dos Santos)
  13. 13. A violência A poluição Um dia, duas crianças estavam brincando e de repente Na Escola Municipal Presidente Médici, havia um garotocomeçaram brigar por causa de um brinquedo que estava perto deles, chamado Sirilo. Ele era muito danado. Todos os dias no caminho da escola, Sirilo jogava lixo pelas ruas e no rio. Era muito triste essae logo depois que a mãe separou a briga das duas crianças uma das situação. Todos os moradores que observavam reclamavam, mas ocrianças estava com o braço machucado. garoto não se preocupava. A mãe muito desesperada com o machucado do filho ficou Numa manhã de inverno, após uma noite chuvosa, Sirilo estava a caminho da escola quando percebeu os bueiros entupidos emuito furiosa e falou: as casas dos moradores encharcadas.- Meu filho, violência não é a coisa certa para fazer, porque Ao chegar à escola, Sirilo foi ao encontro da professoraviolência gera violência, e você tem que aprender que violência se Helena e muito assustado contou o que havia presenciado. A professora Helena calmamente explicou o porquê daquela situação.combate com amor, porque amar o próximo quer dizer amar a se Afirmando que em Córrego havia crianças que assim como elemesmo. jogavam o lixo na rua e no rio. E como choveu muito, todo o lixo Passou algum tempo e as crianças cresceram foram muito entupiu os bueiros e aquela água suja invadiu a casa dos moradores.amigos e felizes. Numa bela tarde, os dois estavam conversando e Após a explicação Sirilo sentiu-se culpado e foi sentar-se. Diante do que havia ocorrido a professora Helena teve uma grandeum deles comentou que a violência está no mundo inteiro, e que ideia. Chamou a turma e falou:deveriam unir forças para combater a violência com os seus próprios - Vamos unir forças para combater a poluição da nossa comunidade?esforços e também com o lindo e maravilhoso amor ao próximo. - Vamos. Respondeu a turma. - Vou montar um projeto cujo nome será: Vamos proteger o meio(Edilene Vieira dos Santos) ambiente, afirmou a professora. Todos ficaram entusiasmados e começaram a aplicar tudo aquilo que estavam aprendendo. E todos saíram ganhando com isso.
  14. 14. Gravidez na Adolescência AUTORRETRATO AOS 16 ANOS Érica dos Santos Silva A adolescência é uma fase que busca conhecimentos novos etambém de muita confusão. Nasci em 1995, em Ipiaú. Os adolescentes têm que se conscientizar de que essa fase Sou solteira.passa e a responsabilidade chega! Cronista. As adolescentes de hoje não gostam de ouvir conselhos dos Tenho 1,50 de altura. Sapato 35.pais, porque acham que eles são chatos e pegam muito no pé. E Prefiro não andar.quando a adolescente arruma um namorado cedo acha que elas Gosto dos meus vizinhos.sabem de tudo, mais quando aparecem grávidas se arrependem por Tenho horror às pessoas que falam alto. Não uso óculos.não os conselhos dos meus pais. Não tenho nenhuma preferência por comida. Na sociedade em que vivemos as adolescentes quando Adoro frutas e doces.aparecem grávida as pessoas fazem muitos comentários e também Não bebo. Sou católica.tem adolescentes que tomam remédios para abortar o bebê. Mas Adoro crianças.abortar não é a solução do problema, pois deveria pensar antes de Não gosto de palavrões escritos e nem falados.engravidar e aborto é crime pode prender a mãe que abortou seu Não fumo. Minhas melhores amigas são:filho que não tinha nada a ver com isso. Luana, Gabriele, Sirlene, Erilma e Thais.(Edilene Vieira dos Santos) Não tenho dívidas. Espero morrer aos 70 anos.
  15. 15. A história de Neto O namoro Na rua que eu morava havia um menino, chamado Neto. Ele Muitas garotas começam namorar muito novas, às vezessempre amou o futebol, às vezes ele acordava cedo só pra ir jogar porque querem, ou por falta de conselho, ou por falta de umabola com os seus amiguinhos e passava a manhã toda jogando equando dava meio dia a mãe tinha que praticamente obrigá-lo a ir orientação dos seus pais. E elas pensam que já estão na hora depara a escola. Ele passava a aula toda pensando no recreio só para namorar, mas o pior de tudo isso é que muitas garotas praticamjogar bola com os colegas. Certo dia, ele foi para a escola, como sempre, quando relação sexual muito cedo, coisa que só deveria acontecer quandochegou a hora do recreio ele foi jogar, caiu e quebrou o braço, a alcançasse a maioridade porque ela teria capacidade de responderprofessora da escola e a irmã do menino ficaram desesperadas semsaber o que fazer. Então levaram o menino para a casa, quando sua por sua escolha e seu erro.mãe viu, imediatamente ela levou seu filho para o hospital. Ao se Namorar cedo é errado?recuperar Neto pediu a sua mãe para ir jogar bola, ela negou namesma hora. Acredito que namorar cedo dependendo da cabeça da pessoa, não é errado, basta penas conhecer seus limites, saber até onde eles Mas, o vício era tanto que Neto saia escondido para jogar,porque amava muito o futebol. O menino cresceu e hoje é um podem ir, pois cada pessoa tem um jeito de ser e agir.homem e seu amor pelo futebol jamais acabou. Continuou jogando Nós podemos ver várias garotas, que começam a namorarbola. Numa dessas partidas, Neto de novo quebrou o braço e dessa novas e muitas vezes aos quatorze ou quinze anos já estão grávidas,vez foi pior porque teve que fazer uma cirurgia no braço. Ele ficou coisa que só deveria acontecer quando fosse casada, para quevários dias sem fazer nada e quando estava totalmente curado, comosempre, voltou a jogar e pagou um preço caro pela desobediência. pudesse dar o seu melhor para seu filho. Hoje o garoto tem 20 anos e um problema: sempre que pegaalgo de mau jeito desloca. Pensa que isso o fez desistir? Que nada! (Érica dos Santos Silva) O amor desse garoto pelo futebol é tão grande que até hoje,ainda joga e por sinal muito bem. (Érica dos Santos Silva)
  16. 16. Gravidez na Adolescência Drogas: Corra desse mal Em Jequié havia um jovem que tinha problema com sua Os jovens de hoje estão cada vez mais começando a namorar família e não conseguiam conviver juntos. Então ele saiu de casa ecedo, muitas vezes nem são adolescentes, ainda é criança, algo que sem o conselho de seus pais, e com má companhia ele entrou no mundo das drogas achando que as drogas fazê-lo sentir melhor.não deveria acontecer porque muitas pessoas ainda não têm Contudo, ele se enganou, pois o que fica são os problemasresponsabilidade e acaba tendo relação sexual com o seu parceiro causados pelas drogas que irá marcar sua vida para sempre, em tudoantes do tempo certo e o pior é que muitas pessoas acabam tendo que faça, porque a droga induz as pessoas fazer coisas horríveis como: brigar na rua, maltratar seus amigos, julgar seus pais, baterrelação sexual sem proteção e muitas vezes acabam engravidando em seus irmãos, tudo porque ele acabou entrando no mundo dasou, corre o risco de pegar uma doença que se não cuidar pode levar a drogas.morte. Para quem usa droga é muito difícil largar o vício porque ela O que mais vemos hoje em dia é garotas de menor, grávidas vicia, para eles largarem a droga é preciso muito amor e cuidado para apoiar o drogado e incentivá-lo a mudar de vida.sem saber o que fazer muitas garota a primeira coisa que faz é parar Quando sua família tenta de tudo e não consegue tirar seude estudar. filho do mundo das drogas eles acabam optando pela a última Há garotas que dão sorte por ter família que ajudam no escolha que é a internação, algo que o deixa muito triste por ver seu filho naquela situação, que nem um pai merece passar por isso.momento que elas mais precisam: na gravidez. Entretanto, temfamília que não aceita e colocam suas filhas para fora de casa e Quando um jovem se droga ele faz muitas besteiras e seusmuitas sem saber o que fazer acaba dando seus filhos para adoção, amigos se afastam dele, com medo que ele lhe machuque e o pior de tudo é que ele tem de recomeçar e nem sempre tem gente disposto aou abortam. Para evitar tudo isso, relação só se for segura. dar uma segunda chance, mas para melhorar ele precisa muito de(Érica dos Santos Silva) seus amigos e principalmente de seus pais ao seu lado. (Érica dos Santos Silva)
  17. 17. Violência Elizabete aprende a lição Elizabete era uma menina de quinze anos que adorava A violência em nosso país cada vez mais vem sendo internet. Tudo que acontecia com ela postava na internet, tanto osconstante no nosso cotidiano. Um tempo atrás, quando estava momentos felizes e divertidos, como os tristes. Ela acostumou tantoescutando uma reportagem na televisão fiquei abismada. Passou que postar tudo sobre a sua vida que ela resolveu tirar umas fotos íntimasuma menina de quatorze anos foi violentada pelo seu pai, a sua mãe e colocar em sua pasta pessoal, mas no dia posterior quando elajá tinha morrido há um ano, ela sem ter para onde ir teve que ficar entrou, ela não entendeu como aquelas fotos íntima foram parar nacom o pai, e todo dia ele a ameaçava, dizia que se ela falasse para internet. Mas ela depois descobriu que foi um hackers que fez isso.alguém ela ficaria sem comida. Isso é um absurdo como ele teve Ela ficou com muita vergonha. Desse dia em diante, elacoragem de fazer tudo aquilo com sua própria filha? Se foi capaz de mudou seu jeito de agir, passava mais tempo com a sua família,fazer isso com sua filha, imagine o que ele faria com as filhas dos embora tenha perdido toda privacidade, pois sempre que saía na ruaoutros? com a família toda a comunidade comentava. Meu Deus, pelo que vejo é o fim do mundo. Não posso Ela se arrependeu e resolveu prestar mais atenção em queacreditar que os seres humanos tenham tanta capacidade de fazer o postava na internet, porque tudo que aconteceu com ela afetou muitamal uns aos outros. gente e principalmente sua família que a amava muito. E ela passou Mas como Deus é justo, o pai que fez tanto mal a sua filha aconselhar os adolescentes a terem mais cuidado com a internetesta pagando, esta no lugar onde ele merece, na cadeia. A menina foi porque a internet é boa, mas contém várias consequências que nãoadotada por uma família que não podia ter filho, ela esta finalmente são agradáveis. Por isso muito cuidado com a internet.sendo feliz com uma família de verdade e todos se amam muito. (Érica dos Santos Silva)(Érica dos Santos Silva)
  18. 18. AUTORRETRATO AOS 15 ANOS Gravidez na adolescência Getulio Santos Almeida No mundo de hoje não há idade pré-estabelecida paraNasci em 1997, Córrego de Pedras, Ipiaú-Bahia. namorar.Altura: 1,70. Com o namoro, vêm os passeios, as baladas, curtição, álcoolSapato: 44. e quando vê, ocorre a gravidez indesejada, em plena juventude.Cronista. Só nesse momento é que os jovens começam a perceber oGosto de andar. erro que cometeram. As famílias ficam desesperadas. E muitas vezesNão tenho preferências por comida. são culpadas por não orientarem seus filhos.Gosto dos meus vizinhos. Muitas jovens são abandonadas pelos pais das crianças eGosto de ler histórias em quadrinhos. deixam a escola para trabalhar e sustentar o filho.Gosto de músicas. E, o resultado infelizmente, são muitas mães recorrendo aNão tenho muitos amigos. prostituição ou as drogas. E aí a situação piora. Pois são caminhosGosto de frutas e doces. perigosos que tem entrada e muitas vezes não tem saída.Não gosto de falar alto. Por isso, jovens, prestem bastante atenção. A adolescência éNão gosto de rádio. para estudar e se divertir. Se você quiser avançar poderá seEscrevo crônicas. arrepender.Não tenho dívidas. (Getulio Santos Almeida)Não pratico esportes.Gosto de roupas de marcas famosas.Espero morrer aos cem anos.
  19. 19. As drogas A vida de Manoela Ontem à tarde estava observando alguns rapazes usuários de Manoela é uma garota que não soube aproveitar a vida.drogas. E, passei a indagar se eles recorrem às drogas por falta de Começou a namorar sério com um rapaz que ela nem conheciaacompanhamento das famílias ou por pressão de colegas. direito, não sabia nem se quer de onde ele vinha. Certo drogado estava tão desesperado que passou a roubar Seus pais tentavam aconselhá-la, mas era em vão, poispara seu vício saciar. Um pobre coitado, sem instrução que caiu no Manoela não escutava ninguém, estava totalmente apaixonada.mundão. Infelizmente, as drogas estão tomando conta da nossa Cada dia mais aquele rapaz iludia Manoela até que chegousociedade. Essa vida não é boa. naquele ponto, “a prova de amor” e como Manoela estava iludida, Toda a sociedade tem que se mobilizar para poder incentivar mesmo ainda muito jovem iniciou sua vida sexual.aos jovens a não entrar no mundo das drogas. Pois, no início pode O fim foi trágico, Manoela engravidou, até aqui tudo bem,parecer atraente, mas os resultados são trágicos: roubos, sofrimento, não é o fim do mundo. Mas, o pior estava por vir. Quando foi contarprisão ou até mesmo caixão. a novidade para Jonas, sim seu nome era Jonas, ele se assustou e Por isso, jovens, fiquem espertos. O mundo das drogas não é sugeriu aborto. Manoela esbofeteou-o afirmando que não eraum caminho certo. E escutem seus pais que sempre estão certos. assassina. Mas, no final Jonas confessou, era casado, morava na (Getulio Santos Almeida) cidade vizinha e não poderia ter um filho com ela se não sua mulher lhe mataria. Manoela foi desesperada para casa e como tinha uma família muito amorosa foi amparada com apenas uma condição: não ver mais aquele salafrão. (Getulio Santos Almeida)
  20. 20. A dengue: a solução está na conscientização AUTORRETRATO AOS 15 ANOS José Felipe dos santos A dengue é um mosquito pequeno, no entanto, muitoperigoso. Pois transmite muito tipo de doenças como, diarreia, Nasci em 1997, em Ipiaú-Bahia.vômitos, dores no corpo, dor de cabeça, hemorragias, podendo Solteiro.ocasionar até mesmo a morte. Cronista. Estamos conscientes que tudo isso pode ser evitado, depende Altura: 1,60.apenas de toda a população fazer a sua parte. Como por exemplo, Sapato: 40.não deixar o lixo expostos com vasilhames que possam servir com Gosto de correr.armazenamento de água. Adoro vizinhos. Precisamos nos mobilizar para manter o mosquito da dengue Adoro telefones e campainhas.bem longe da gente. Mas para que isso ocorra devemos cumprir Tenho horror a pessoas falsas.nossa obrigação para não sermos contaminados. Uso boné de Billbong. Todo dia é dia de combate a dengue. Por isso vamos montar Gosto de todo tipo de comida.um ambiente limpo e nossa consciência também. Adoro frutas e doces. Já dizia certo sábio: “Nenhum de nós é tão bom quanto todos Adoro pagodão.nós juntos.” Minha leitura predileta: revistas. Vamos vencer essa batalha. Escrevi poemas aos doze anos de idade.(Getulio Santos Almeida) Não tenho preferências por livros. Gosto de namorar a noite.
  21. 21. Gravidez na adolescência Internet O assunto internet está em todo lugar. No mudo em que Apesar da dificuldade de ter que sofrer trabalhando todos os estamos não dar para ficar sem internet, nas redes, sites dedias, para alimentar seus filhos muitas garotas tem uma vida sexual relacionamento, entre outros.ativa. Muitas têm como alimentar e criar seus filhos, dar uma boa Muitas estão mal acostumadas porque alguns pais dão muita liberdade para os filhos viciados em videogame, celular, internet. Háeducação, no entanto, outras vivem uma vida rigorosa e dura, não pais que em vez de dar conselhos, conversar com seus filhos parapensam antes de agir e tornam-se vulneráveis diante deste mundo. que eles deem valor aos estudos, deixam-lhes por conta do mundo e Várias garotas depois de grávidas, sabem que sua vida pode também acabam caindo na brincadeira e nos gostos do filho. Os jovens de hoje só querem curtição, não dão tanto valormudar e sabem também que podem ter complicações dentro de casa, para a escola, fazem da internet um objeto utilitário para futilidades,na sua vida social, financeira. Muitas se desesperam ao saber que um vício.estão grávidas recorrem a remédios para fazer abortos, que muitas Temos que pensar que o problema não é a tecnologia dosvezes resultam na morte delas. tempos modernos e sim a forma que a utilizamos. Existe um homem perto de onde moro, acho que ele já está Isto acontece todos os dias em todos os lugares do Brasil e do com a cabeça explodindo de informações, recados, textos enviadosmundo, vários jovens não tem alguém para dar conselho, carinho, pelo celular. Blogs, dentre outras. Eu o vejo todos os dias. Nestaamor. Por isso entram na vida de desprezo, destrói suas vidas com segunda ao ir a escola, cumprimentei-o dizendo: - Olá Junior, como vai?drogas, bebidas, prostituição. E o mesmo respondeu: (José Felipe dos Santos) - Estou bem, ligue para mim amigão. - Está bem, respondi um pouco sem graça. Observem que absurdo. Estava ali ao lado dele e ele mandou ligar? Isso é coisa de maluco. (José Felipe dos Santos)
  22. 22. DrogasNamoro: Em Córrego de Pedras, havia um senhor fazendeiro que gostava muito de sua filha. Ao sair pela manhã, como era Hoje em dia, os jovens começam a namorar desde cedo. costumeiro, o pai falou: - Vou trabalhar minha filha. Hoje é dia de pagar os trabalhadores queMuitos têm uma vida sexual ativa, procurando apenas curtição, no estão lá me esperando.entanto, outros querem compromisso. A filha então respondeu: - Está bem papai, mas deixe um dinheiro da minha mesada, por Quando começamos a namorar, às vezes, nossos pais favor.não simpatizam com nosso parceiro ou parceira; outros não se Ao retornar do trabalho, à noitinha, o pai chamou a filha para dar a mesada mensal e indagou-a:importam para a vida dos filhos, não se preocupam em todos os - O que fará com esse dinheiro?aspectos: escola, amigos e etc. Fato esse que pode trazer - Comprarei bastante roupas, respondeu Joana. O pai de Joana estava muito desconfiado dela, visto que aconsequências graves como uma gravidez em plena adolescência, mesma, saia toadas às noites com suas colegas e chegava comalém das séries de conflitos que podem surgir na família. comportamentos estranhos. Intrigado, decidiu segui-la até a festinha. O senhor Sebastião teve uma grande surpresa. Encontrou sua filha (José Felipe dos Santos) bebendo e usando drogas. Foi uma enorme confusão. Ele a arrancou de lá furioso, pois ela não queria ir, e a levou para casa. Seu Benedito não conseguiu dormir a noite inteira. Ao amanhecer, foi ao quarto de Joana, conversou com ela e relatou sua preocupação e o estrago que ela estava fazendo na sua vida. Joana não tinha defesa, apenas chorava. Nesta conversa, o pai chegou a conclusão que o melhor é que ela fosse para o centro de recuperação. No centro de recuperação foi muito difícil para Joana, pois ela estava viciada. Mas com o cuidado da clínica e do carinho da família ela conseguiu se livrar dessa doença grave, que aflige muitas pessoas, independente de idade, na nossa sociedade. (José Felipe dos Santos)
  23. 23. A violência afeta o mundo inteiro A poluição A poluição está um caos. Ela é uma grande preocupação No mundo inteiro existem pessoas que são preparadas para mundial que afeta toda a população.cuidar da nossa segurança. Embora haja tanto policiamento não Moro em lugar não muito poluído, no interior da Bahia, onde aestão conseguindo acabar com a imensa violência que nos assola. vegetação está por todos os lados. Contudo, moro em lugar, Córrego de Pedras, que é Próximo a minha casa, mora um senhor chamado Julito.totalmente seguro. Podemos caminhar à noite sem sentirmos Todos os dias ele passa com sacos de lixos, que ele recolhe parainseguros, não há assaltos, assassinatos, estupros e etc. Há algumas reciclar.desavenças, principalmente em época de festas, mas é comum, pois Ao acordar nesta manhã, abrir minha janela e defrontei-meas pessoas consumem um pouquinho a mais de álcool e ficam com ele e seu saco de lixo enorme. Cumprimentei-o:alteradas. -Bom dia seu Julito. Como vai? Enfim, enquanto o mundo inteiro está em guerra, nós, na - Estou bem meu filho, levando a vida e trabalhando e reciclandocomunidade estamos em paz. muito. Respondeu seu Julito. (José Felipe dos Santos) Parei para pensar, o quão intrigante é a vida. Enquanto um senhor de quase oitenta anos está preocupado com nosso planeta, nós jovens, que temos uma vida inteira pela frente estamos destruindo. Que realidade cruel. Precisamos mudá-la enquanto é tempo. Pois o nosso planeta geme em dores de aflição. (José Felipe dos Santos)
  24. 24. O gosto da garotada AUTORRETRATO AOS 16 A NOS Junior Sarmento É quase impossível encontrar um jovem que não goste defutebol. Sabemos que o futebol como uma paixão mundial tem Nasci em 1996, Itagi, Bahia.enfeitiçado a cabeça de muito desde outrora. Sou solteiro, Cronista. Moro na Bahia, onde a paixão pelo futebol está em todos os Altura: 1,67.lugares. Conheço um garoto que é alucinado pelo futebol. Seu nome Sapato: 39.é Bruno. Ele gosta tanto de jogar bola que muitas vezes deixa de ir à Prefiro andar a pé.escola para se divertir no futebol. Porém sua mãe de nada sabia. Gosto de vizinhos. O vício de Bruno era tanto que resultou no inevitável: perdeu Tenho horror a pessoas que falam baixo.de ano. Ao saber do que havia ocorrido sua mãe ficou furiosa, brigou Não uso óculos.muito com seu filho. Após algum tempo depois, sua mãe reconheceu Não tenho preferências por comida.que ela também tinha uma parcela de culpa, porque não Gosto de frutas e feijoada.acompanhava a vida escolar do seu filho. Então resolveu conversar Gosto de músicas.com ele, falando que ele poderia continuar com sua diversão Adoro refrigerantes.preferida, mas sem negligenciar os estudos, pois até para ser um Gosto de crianças.jogador de futebol primeiro tem que estudar muito. Gosto de trabalhar. E assim continuou a vida de Bruno, ia para a escola todos os Não tenho inimigos.dias, estudava, fazia as atividades de casa e nas horas vagas, jogava, Não tenho dívidas.muita, muita bola. Espero morrer aos cem anos. (José Felipe dos Santos)
  25. 25. Gravidez na Adolescência Namoro Gravidez! A menina conhece um cara e começa a namorarnão tem o conselho dos pais então se entrega e vem a gravidez e Eu acho que o namoro não pode ser da forma como estámuitas ficam desesperadas e querem abortar, e se arriscar tomando acontecendo. Vê a pessoa no primeiro momento e começa aremédios. namorar, sem nem conhecer. Não sabe se está se relacionando com Há pais que assumem seu papel, acompanham a vida dos um bandido, traficante ou até mesmo uma pessoa comprometida.filhos, aconselham, ensinando o que é certo e errado. Enquanto que A pessoa precisa primeiro conhecer quem é o rapaz ou aoutros só pensam em trabalho, trabalho e dinheiro. E quando garota.Tem que saber quem é a sua família para começar a namorardescobrem que suas filhas estão grávidas em plena adolescência as sério mesmo assim com cautela, não ir logo se entregando porqueexpulsam de casa. E o resultado é bem trágico, porque muitas dão os logo depois pode vim o arrependimento, depois ficar pensandoseus filhos para quem não conhecem, ou deixam em portas de porque eu fui fazer isto, mas não tem como voltar atrás.hospitais, abrigos, orfanatos e outra abandonam no lixo ou em O namoro é para ser uma experiência boa, de expectativas ecórregos. descobertas e não para terminar como um filme de terror. Por isso Essa situação é muito lamentável. Por isso os pais devem precisamos ter cuidado com quem nos relacionamos.cuidar melhor de seus filhos. E os filhos obedecerem mais seus pais. (Júnior Sarmento)Pois eles são mais experientes e se nos aconselham é para o nossobem.(Júnior Sarmento)
  26. 26. Drogas AUTORRETRATO AOS 15 ANOS Geremias Joaquim Silva Santos No distrito onde eu moro há um rapaz chamado Ivan.Tínhamos uma ótima relação. Eu gostava muito dele, sempre o Nasci em 22 de Setembro de 1996.visitava e o mesmo ele fazia. Crescemos e nos separamos um pouco. Sou artista Circense. Passou um tempo, ele começou a entrar em grupinho que não Cronista, solteiro.eram boas companhias. Quando sua mãe foi descobrir, ele já estava Altura: 1, 70.usando drogas, sua mãe tentou dar conselho mais já era tarde de Peso: 56 quilos.mais, ele já estava perdido, totalmente viciado. Comida preferida: bolo de batata. Ele começou a roubar, ficou agressivo, trocando tiro com a Sobremesa preferida: bolo de sorvete.polícia, não respeitava as pessoas, virou assassino, já havia matado Defeito: ignorante.oito pessoas. Qualidade: Extrovertido. Até que um dia, depois de conversar com um cristão que Fruta preferida: banana.mostrou que Deus não gosta dessas coisas, ele parou e viu que aquilo Tipo de música preferida: Pop.não era certo. Começou a freqüentar a igreja, hoje ele é batizado, Gosto de crianças.uma ótima pessoa, um amigo para qualquer hora. Hoje ele vive só na Amigos preferidos: Thaynara e Jeovane.paz, é um rapaz trabalhador, tem namorada e está até pensando em Odeio pessoas falsas.noivar. Espero morrer aos cem anos de idade.(Júnior Sarmento)
  27. 27. A internet: Vilã ou Mocinha? A violência O mundo mudou muito com a chegada do século XXI. Umadas coisas que nos ajudou bastante foi o avanço tecnológico. Uma das coisas que mais me corta o coração e é considerado Uma das coisas que a tecnologia nos trouxe e auxiliou normal atualmente, é a violência. Ela está tão intensa que as pessoasbastante foi a internet. Podemos fazer inúmeras pesquisas sem não se assustam tanto. Contudo, o que mais me impressiona é que oprecisar sair de casa. Temos muito mais acesso em curto período de foco maior não são nas ruas e sim nos lares e muitas vezes astempo. Mas, por outro lado, ela está prejudicando. Vemos essa pessoas acabam se calando, por vergonha.mudança e prejuízos na escrita dos jovens. Principalmente nas redes A vergonha impede as pessoas de denunciarem os maussociais. tratos que ocorrem constantemente nas suas cassa. As vítimas têm Uma das principais redes sociais que ocorre isso é no face que denunciar esses monstros. Porque muitas são espancadas, outrasbook, .antes era no Orkut. Com o passar do tempo, foi evoluindo, e são abusadas sexualmente no seu próprio lar. Humilhadas, vitimadasnós jovens gostamos de acompanhar todas essas mudanças. por pessoas que escolheram para ser seu par ou por parentes No face, por exemplo a palavra também tornou-se tbm, você considerados íntimos.virou vc, legal virou lgl e o valeu virou vlw. Essas abreviações é É preciso mudar essa situação. As pessoas não precisam sealgo muito sério. Pois os alunos estão levando essa linguagem para a calar diante dessa monstruosidade. Elas podem ser amparadas pelasala de aula. Imaginem esses jovens alfabetizando? O mundo estaria Lei Maria da Penha. É só recorrer e certamente mudará sua vida.perdido e a língua portuguesa em declínio. E um novo vocabulário Geremias Joaquim Silva Santosiria existir com os sorrisos das redes sociais: rs,rs, rs, rs, rs. E para você a internet é mocinha ou vilã?Geremias Joaquim Silva Santos
  28. 28. As drogas Namorar a vida toda... Certa manhã do dia vinte e dois de setembro, resolvi ir à A droga é um mal que todos os adolescentes atualmente lanchonete próximo ao meu apartamento, comemorar meupodem tornar-se vítimas. Infelizmente, muitos jovens conhecem esse aniversário, embora não fosse comemorar sozinho, pois estava longemal por intermédio de seus amigos, ou melhor, que se diz serem dos meus familiares, no Rio de Janeiro, terminado meus estudos.amigos. Mas não são, pois amigo não leva o ouro para o mau Mas, ocorreu um fato que me chamou atenção na lanchonete,caminho. foi o encontro de uma jovem, que aparentava uns vinte e três anos, Outro fator que colabora para que os jovens insiram no muito bonita, com um rapaz, ambos se esbarraram e o rapazmundo das drogas são os pais. Que não se dedicam, ou preocupam- derramou por acidente sorvete na roupa da garota. Ele muitose com seus filhos. Não procuram saber com que os seus filhos estão envergonhado a leva para uma mesa, pede auxílio ao garçom paraandando. Ou seja, não se interessam pelo que seus filhos fazem no limpá-la e pede uma bebida para os dois. A partir daí nasce umadia a dia. amizade. Então, pais que tem amor aos seus filhos e que não desejam Alguns dias depois, ao retornar a lanchonete, os dois estão lá,que seus filhos consumam drogas, entre nesse caminho maldito, namorando, com troca de carícias. E a partir dali, todos os dias osparticipem mais da vida de seus filhos. Prestem atenção neles, para encontravam, no mesmo horário, totalmente apaixonados.que os mesmos não corram o risco de entrar nesse caminho tão ruim. Já estava acostumado a ver aquele casal. Mas numa terçaGeremias Joaquim Silva Santos qualquer, não os vi perguntei ao garçom sobre eles, que respondeu- me: - Eles casaram e foram morar longe daqui.
  29. 29. Então, no decorrer do tempo terminei minha faculdade evoltei a minha cidade. E nunca mais ouvi falar daquele casal que se O FUTEBOLconheceu num esbarrão. Ao completar cinquenta e cinco primaveras, resolvi retornar Muitos garotos hoje em dia acham que jogar bola é entrar emàquela lanchonete, pois foi muito importante para minha vida campo, chutar uma bola e fazer gol. Outros querem ser jogadoresprofissional. Levei todos os meus parentes e amigos. Estávamos na pelo salário e pelo amor ao futebol. Mas esquecem dos estudos.maior diversão, quando de repente, entra um casal com três jovens e O futebol pode proporcionar riquezas, mas não educação. Hásentam exatamente no mesmo local que aquele casal sentava há jogadores que não sabem cantar o hino nacional. No momento detrinta e dois anos. entoação, muitos balbuciam apenas, sem conhecer a letra. Ao ver aquilo, voltei ao tempo e reconheci aquele casal, E isso ocorre por falta de estudos. Dedicam-se tanto aoembora mais maduros, voltaram ao local onde tudo começou, para futebol que se esquecem do principal, o estudo que é fundamental.comemorar sua linda união. Por isso se você deseja ser jogador, continue se esforçando, mas não E hoje fico pensando que um simples namoro pode durar deixe de estudar.uma vida inteira. Geremias Joaquim Silva SantosGeremias Joaquim Silva Santos
  30. 30. Gravidez na adolescência AUTORRETRATO AOS 16 ANOS Luana Nery dos Santos Atualmente, muitos jovens estão começando sua vida sexual Nasci em 1997, em Ipiaú-BA.muito cedo. E por causa de pouca informação, muitas meninas de Sou cronista.quatorze e quinze anos estão engravidando. Solteira Isso está acontecendo por causa da ignorância dos pais que Tenho 1,52 de altura.não tem um grau de afinidade e intimidade para explicar para seus Gosto muito de andar.filhos o risco que elas podem correr ao se relacionarem com outras Eu gosto dos meus vizinhos.pessoas sem usar preservativos. Gosto de rádio e não uso óculos. Portanto, pais do século XXI, abram as suas mentes e se Não tenho preferências por comida.comuniquem mais com seus filhos e fiquem atentos, para que seus Gosto de frutas e doces.filhos não sejam mãe ou pai muito cedo e sem nenhuma experiência. Adoro músicas. Minha leitura predileta: poesias. Geremias Joaquim Silva Santos Gosto de refrigerantes. Sou católica. Adoro crianças. Não gosto de palavrões. Minhas melhores amigas: Gabi, Érica, Thais, Erilma e Sirlene. Espero morrer aos oitenta anos.
  31. 31. Um final quase feliz O mundo das drogas O consumo de drogas no nosso país avançou e com isso Num certo lugar vivia uma garota muito livre, chamadaLuiza. Sempre muito divertida e sem muita noção do que é o amor. muitas pessoas perdem a oportunidade de ser alguém na vida. As Um belo dia, na virada do ano, numa grande festa, lá estava drogas trazem consequências graves como a destruição de famílias,ela, feliz com suas amigas, comemorando, sem imaginar o que viria abandono, assassinatos, roubos e até mesmo a morte.pela frente, algo que ela temia. E foi ali, entre o barulho dos fogos, que seus olhos Muitas vezes as pessoas usam drogas por incentivo deencontraram os olhos dele, era um lindo garoto chamado Ruan. amigos, gostam e viciam. A partir daí, esquecem os estudos e da suaNaquele instante não sentia mais nada, além de uma sensação meio vida. A droga não oferece nada de bom. As pessoas podem atéconfusa e ao mesmo tempo gostosa. Quando ela percebeu, estavamjuntinhos. mesmo perder a vida por causa do vício, pois muitos compram fiado Foi tudo tão rápido, que ela na sabia explicar. Tudo estava e no dia do pagamento, se não tiver dinheiro pagam com a própriaótimo. Luiza estava muito feliz ao lado de Ruan. Até que ele vida. A lei dos traficantes é cruel. Outros recorrem ao crime paracomeçou a demonstrar um ciúme exagerado, querendo roubar a obter dinheiro para saciar seu vício.liberdade. Foi aí que decidiu terminar. Foi uma decisão muito difícile delicada, mas ela criou coragem e seguiu em frente. Ele resistiu um Por isso que a nossa sociedade está tão violenta. Os usuáriospouco, mas não teve jeito, ela estava totalmente decidida. recorrer a marginalidade para obter dinheiro e as pessoas de bem é Luiza sofreu muito com saudades de Ruan, mas manteve-se que pagam o preço. Felizmente há policiais para amenizar afirme e percebeu que nem tudo é como as pessoas desejam. Mas omelhor de tudo isso foi que ela viveu seu primeiro amor e está pronta situação. Mas o melhor mesmo eram os usuários aceitarem ir para opara novas experiências. centro de recuperação. (Luana Nery) (Luana Nery)
  32. 32. Os perigos da internet A história de Paulo Kaique era um garoto que adorava a internet. Ele a usava Paulo é um menino que dedica muito tempo aos estudos e naspara fazer pesquisas, se atualizar com as informações, novidades da horas vagas ele joga bola com seus colegas. Pois ele é muito talentoso e seus pais o incentiva bastante.O sonho de Paulo é serrede e se comunicar com seus amigos por meio dos sites de jogador de futebol, mas ele sabe que para isso tem que estudar muitorelacionamentos. e treinar bastante. E sua vida é assim, estudando e jogando. Seu pai, Raimundo, era muito presente, acompanhava de Na escola, Paulo joga bola no horário de Educação Física. Ele gosta muito do professor Robson, que o incentiva bastante.perto os passos de seu filho e sempre o alertava sobre os perigos da Vendo o prazer que as crianças têm em jogar futebol, o professorinternet: expor sua vida para bandidos, conversar com pessoas decide fazer um campeonato. Seleciona os jogadores, separam osdesconhecidas. times e define o dia. Os alunos ficam muito empolgados e treinam bastante. E assim vivia Kaique, sempre atento aos sites que acessava No dia marcado, o improvável ocorre, Paulo não comparece.sempre criterioso, com as pessoas que conversavam, pois ele sabia Seus colegas ficam desesperados porque Paulo é o melhor jogador,da existência de pedófilos em rede. mas como o jogo está atrasado, eles não podem esperar mais e E tudo isso ocorria pela instrução que seu pai lhe dava e iniciam o jogo. É uma partida muito ruim. O time de Paulo perde por dois gols, quando inesperadamente Paulo chega e explica para otambém fiscalizava. Fica então um exemplo para todos os pais. professor que o carro quebrou.Observem com quem seus filhos estão conversando, quais sites eles Seus colegas ficam aliviados ao vê-lo e em seguida oestão acessando, pois caso contrário, você poderá ser mais uma professor faz a substituição. Então Paulo entra e não decepciona a torcida. Faz três gols consecutivos e saem para comemoração.vítima dos crimes que ocorrem na rede. (Luana Nery) (Luana Nery)
  33. 33. As várias faces da violência Rio poluído é um perigo! No mundo em que vivemos há vários tipos de violência: Na cidade onde moro há rios bem poluídos. E infelizmente asfísica e verbal. E infelizmente nosso país ela vem aumentando crianças se banham nele. Não sei se é por não serem orientados pelas mães ou por desobediência. Talvez seja por desobediência. Pois issoabsurdamente. já ocorreu comigo. A violência contra a mulher é algo que está superando até Quando tinha oito anos de idade, fui para casa da minha tia,mesmo os assaltos. Pois elas estão sofrendo nas mãos daqueles que Luzia. Ela tem três filhas. E a mais velha chama-se Alessandra. Lá tinha um rio muito poluído e todas nós sabíamos disso, pois nossa tiaescolheram para ser seu companheiro. Acho que deve ser a pior dor repetia toda hora que não podíamos ir para lá.que tem ser espancada pela pessoa amada ou até mesmo morta. Mas Numa tarde, estávamos sozinhas, pois minha tia tinha ido apara esses covardes há a lei Maria da Penha que está punindo-os. feira e tive a brilhante ideia de ir tomar banho no rio. Embora Alessandra relutasse, eu a convenci, mesmo sendo mais nova. Outro exemplo de violência que nos causa revolta são contra Foi muito legal. Tomamos banho, brincamos de bola dentroos idosos. Muitos são assaltados, por serem indefesos e até mesmo da água e não nos preocupamos com toda aquela sujeira que estavaespaçando. Isso é muito lastimável. ao nosso redor. Mas o mais revoltante é a violência doméstica. Os pais ou Mas, o pior veio depois. Ao anoitecer, senti um mal estar enorme, náuseas, dor de cabeça, moleza no corpo. Fiquei com medo.padrastos espancam seus filhos a ponto de matarem. Isso é horrível. Minha tia, quando me viu daquele jeito ficou preocupada e logo As autoridades têm que providenciar meios para acabar com perguntou o que fiz durante o dia. Não tive como mentir, confesseitoda essa violência que existe atualmente. que tomara banho no rio. Então ela procurou a medicação, pois já conhecia aquele tipo de doença, me medicou e melhorei. Pois só em ouvirmos esses relatos já sofremos. Imagine se Ao voltar para casa aprendi uma grande lição: jamaisocorresse conosco. Quão triste ficaríamos. desobedecer aos mais velhos e nunca jogar lixo no chão para não(Luana Nery) contribuir com a poluição. (Luana Nery)
  34. 34. Gravidez na Adolescência AUTORRETRATO AOS 14 ANOS No mundo atual, cada vez mais tem adolescentes grávidas, Marcelo Oliveira Santos mas, isso só acontece no século XXI, era difícil ter uma adolescente grávida no século XX. Meninas de dez anos estão grávidas e isso éNasci em 1998, Apuarema-BA. muito ruim não só para elas como também para o seu parceiro queCronista. costuma ser homens maiores de dezoito anos.Altura: 1,70. A menina que está grávida perde tudo na vida, exemplo: saiSapato: 44. um tempo da escola, tem cuidar das crianças, veja como fica umaGosto de andar e correr e fazer exercícios. criança cuidando da outra criança, um absurdo. Muitas vezes elasGosto de músicas e internet. são abandonadas pelas amigas e pelos próprios pais.Gosto de todo tipo de comida. Outro fato que deixa ela mais triste é que para darMinha leitura predileta: Jornal. continuidade a sua vida sentimental, a jovem precisa encontrar umGosto de refrigerantes. homem que aceite seu filho.Gosto de crianças. Aqui em Córrego de Pedras está crescendo o número deCantores preferidos: Igor Kanário, Robsão, meninas grávidas, mas eu garanto que seus pais deram conselhos, Ed. City e Chiclete. pois conheço a comunidade. As adolescentes que não obedecem aAcho que morrerei em 2099. ninguém, acabam sendo prejudicadas pela desobediência. Deixo um conselho para vocês: obedeçam a seus pais. ( Marcelo Santos)
  35. 35. Internet terminado o horário, Gustavo fingia que dormia para voltar ao computador para jogar online. Nesse dia, ele jogou a noite toda. Era um belo dia. A tecnologia estava avançando tão veloz No outro dia, foi à escola muito cansado e a professora lheque inventaram a internet. Gustavo era um menino inteligente. O perguntou por que ele estava assim, ele disse:povo o chama de “nerd.” Quando ele soube da internet, pediu para - É a internet, eu estou viciado professora.sua mãe ir comprar o pacote que permitisse que ele acessasse. E foi A professora então disse:o que sua mãe fez. - Gustavo, você primeiro tem que fazer suas atividades para depois Com o passar dos dias ela percebeu que seu filho não fazia se divertir.mais nada além de ficar de frente ao computador saia mais da Ele percebeu o quão errado esteve e obedeceu. Sempre antesinternet. E disse: de acessar jogos ou sites, primeiro fazia suas atividades para depois- Meu filho porque você não sai para brincar um pouco, ou ler algo? se divertir na internet, então ele disse internet é bom, mas devemos-Mãe aqui da para ver tudo, pesquisas e tem mais, é melhor que eu nos controlar porque ela nos torna viciado.amo a internet. (Marcelo Santos) O menino viciou-se nela, mas a mãe dele tinha que colocarlimite nele. Sua mãe disse:-Gustavo você acessará a partir de hoje apenas duas horas por dia. Ele até pensou em cumprir a ordem da mãe, mas no outro,seus amigos deu sites de jogos para ele, então ele começou a jogarmuito e seu vício aumentou. Percebendo isso então sua mãe passou aacompanhá-lo mais de perto. Porém quando ela falava que tinha
  36. 36. Namoro As drogas No mundo em que vivemos há diversos tipos de namoros, Havia um lugar em que todas as pessoas eram boas, apesar de ter indivíduos que são desonestos.aquele que dá certo que resulta em casamento, aquele que é só da Um dia, Pipoca que cursava o terceiro ano do ensino médioadolescência, aquele que é só para zoar, para não ficar sozinho. Mas, era uma pessoa de bom coração. Sua inteligência era regular, uma pessoa que não conversa muito.como diz a música: As novinhas estão acabando casamento. Ele tinha um amigo chamado Alex, era seu melhor e único No namoro é o momento que proporciona as meninas e amigo. A casa de Pipoca era humilde, seu pai bebia, a mãe tinha problemas psicológicos e seus irmãos batiam nele porque ele era omeninos experiências. Porém, o namoro é uma fase chata e boa. único que estudava na casa.Chata porque as garotas ficam fiscalizando os rapazes, não deixam Seu pai chegava em casa sempre a noite. Ele bebia e começava a bater na família inteira. Na escola, Pipoca ia todosair e quando saem tem que fazer um relatório do que fará. O lado marcado e seus colegas perguntavam o que ocorreu, mas ele semprebom é que a pessoa tem um companheiro para abraçar, cheirar, inventava uma desculpa. Mas para Alex, seu amigo, ele sempre falava a verdade. Chegou a confessar que se não desse certo a vidaconversar e ser muito feliz. dele na escola, ele iria para o tráfico. No namoro tem sempre aquele ou aquela “Zé Mané”, que Passou o ano e ele já foi amargurado ver o resultado quando viu que foi reprovado, ele ficou revoltado. Fugiu de casa, e em umafica fazendo tudo para que o relacionamento acabe de nada, só favela ficou, conheceu um bando lá e começou a usar maconha equerem acabar por acabar. Cuidado para isso não acontecer com cada vez mais ficava com raiva da escola e da sua família que tanto lhe maltratara.você, para você não ter que depois se arrepender. Certo dia ele usou uma droga mais forte, a cocaína. Ele começou a roubar e matar, um dia ele estava louco, voltou na sua casa e matou sua família com ajuda dos parceiros e colocou fogo na(Marcelo Santos) escola. Moral: Não vá ao mundo das drogas: se sua família for ruim ensine- a a ser boa. (Marcelo Santos)

×