Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Avaliação no ensino superior

837 views

Published on

Importância da avaliação no ensino superior

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Avaliação no ensino superior

  1. 1. AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR Elaine dos Santos Carvalho Lins
  2. 2. AVALIAR ...  Consiste no julgamento ou apreciação de algo ou alguém baseando-se em valores escalados. Portanto a avaliação pressupõe uma coleta de dados quantitativos e qualitativos e sua interpretação pautando-se em critérios definidos previamente (HAYDT, 1995 apud BONELLI, s/d).
  3. 3. MEDIR  Pautar-se num sistema de unidades convencionais para determinar a quantidade, grau ou extensão de algo, referindo-se sempre aos aspectos quantitativos (HAYDT, 1995 apud BONELLI, s/d).
  4. 4. TESTAR  Verificar o desempenho de algo ou alguém por meio de testes ou experiências(HAYDT, 1995 apud BONELLI, s/d).
  5. 5. AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E FORMATIVA Função diagnóstica e formativa, ou seja, diagnosticar no início do período o nível de aprendizagem do aluno e acompanhar o processo de ensino e aprendizagem ao longo desse período, de modo que a avaliação norteie esse processo. Além disso, a avaliação envolve três eixos professor, aluno e conhecimento (BONELLI, s/d).
  6. 6. AVALIAÇÃO PARA O PROFESSOR...  Por meio da avaliação o professor pode refletir sobre a sua prática, para com isso, buscar diferentes metodologias, outros instrumentos de avaliação e perceber aspectos a serem retomados a fim de sanar dificuldades, assim avaliar a aprendizagem é também avaliar o ensino (BONELLI, s/d).
  7. 7. AVALIAÇÃO PARA O ALUNO...  Momento para a reorganização das capacidades na construção do conhecimento (BONELLI, s/d).
  8. 8. AVALIAÇÃO PARA A ESCOLA  Analisar as ações que necessitam de maior apoio (BONELLI, s/d).
  9. 9. AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR  Nesse nível de ensino, encontramos muitas vezes avaliações tradicionais, pois nem todos os professores possuem conhecimento sobre o assunto e terminam por reproduzir práticas avaliativas às quais foram submetidos enquanto alunos. Desse modo a avaliação é utilizada com instrumento de medida para atribuição de notas (SOUZA, 2012).
  10. 10. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO  Para que a avaliação atinja os seus objetivos, é necessário que sejam explorados ao máximo diferentes instrumentos de avaliação como portfólios, auto avaliação, atividades individuais e grupais, debates dentre outros.
  11. 11. AUTO AVALIAÇÃO  É parte importante do processo de ensino e aprendizagem, nela o aluno se auto avaliação, analisando suas ações para que os objetivos propostos sejam alcançados. Ela complementa a avaliação e não deve ter influência nas notas, mas sim possibilitar o aluno a construir conhecimentos.
  12. 12. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL  Avaliação interna e externa  Obrigatório a partir da LDB  Pode ser feita por meio da análise de questionários respondidos pelos diferentes atores como alunos, professores, funcionários, etc  Também pode ser feita por meio dos colegiados  Deve ser feita com liberdade e seriedade
  13. 13. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL  Não deve ser utilizada para punição e sim para reorientar as ações: análise do que está indo bem e do que precisa ser modificado  Trata-se de um instrumento de gestão  Todos devem avaliar e serem avaliados
  14. 14. AVALIAÇÃO EM EAD  Avaliação em Ead segue legislação própria, diferente daquela que rege os cursos presenciais, fazendo-se necessários provas presenciais e apresentação de trabalho de conclusão de curso  O ambiente virtual permite diversas formas de avaliação sejam elas individuais ou em grupos;  É possível avaliar a frequência de acesso pelos alunos, participação em fóruns, chats, diários, dentre outras atividades
  15. 15. CONCLUSÃO  Todos os envolvidos no processo educacional devem avaliar-se e serem avaliados  A avaliação deve ter como fim diagnosticar e reorientar práticas, o resultado final é uma consequência desse processo  Importante diversificar os instrumentos de avaliação a fim de obter uma visão mais completa do processo de ensino e aprendizagem
  16. 16. REFERÊNCIAS  BONELLI, Sônia Maria de Souza. Avaliação-conceitos-princípios- funções, s/d.  SOUZA, Ana Maria de Lima. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: Aspectos Históricos. Revista Exitus, Vol. 2, nº 01, Jan./Jun. 2012

×