Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
O visual de sua empresa como
aliado na conquista de novos
clientes
Eduardo Vilas Bôas | MMdaMODA
NOVO ESTILO DE CONSUMO
 A crise econômica
global, desde
meados de 2008,
está levando o
consumidor a
priorizar o valor em
...
NOVO ESTILO DE CONSUMO
 De acordo com a pesquisa 'A crise no
mundo', realizada pelo Ibope em
parceria com a rede World Wi...
GERAÇÃO Y + GERAÇÃO Z
 Geração Y
Nascidos entre 1982-2002: 14 e 34 anos
 Geração Z
Nascidos entre 1995-2010: 21 e 6 anos...
EXPERIÊNCIA DE COMPRA
 A experiência de compra é o conjunto das
percepções que um consumidor constrói ao
interagir com um...
BRAND EQUITY
EXPERIÊNCIA DE COMPRA
envolvimento
atendimento com excelência
solução de problemas
agilidade no atendimento
experiência de...
DADOS – EXP. DE COMPRA
1. O consumidor lembra-se mais da experiência do que do produto:
1. Entre 18 e 30 anos lembram-se m...
VISUAL MERCHANDISING
- - Comunicar a identidade e enriquecer o perfil da marca;
- - Provocar impacto e atração visual;
- -...
ESCOPO DE VISUAL MERCHANDISING
ATIVIDADES RESPONSABILIDADE
1. Iluminação Arquiteto + Visual Merchandiser
2. Fachada Arquit...
VITRINAS
 Exponha os produtos de forma valorizada;
 Traduza o conceito e a dinâmica do
produto, loja ou marca;
 Atraia ...
REPENSE SUAS VITRINAS
- VITRINA NÃO É ESTOQUE
- CONTE UMA HISTÓRIA
- SELECIONE O MESMO ESTILO
- NO MÁXIMO TRÊS CORES
- TEN...
25% 53% 22%
EXPOSIÇÃO VERTICAL
7%
70%
23%
EXPOSIÇÃO HORIZONTAL
91 cm
182 cm
 Colocar algumas criativas
PLANEJAMENTO, TÉCNICA E CRIATIVIDADE
FACHADA
“[...] é considerada a forma
de comunicação mais
eficaz e eficiente, em
termos de custo, disponível
ao comércio va...
- Vendas cresceram 30% (esp. em produtos diferenciados)
- Ouviram mais comentários, mais divulgação boca a boca e mídias s...
EXIBITÉCNICA
o É a “arte e a técnica” de exibir
produtos no ponto de venda.
o Soluções utilizadas para dar maior
visibilid...
EXIBITÉCNICA
Demonstração
Degustação
Exposição
Cromologia
FUNCIONAL – ESQUERDA HEDONISTA – DIREITA
Setor masculino Setor feminino
Produtos básicos Produtos fashion e
vanguarda
Prod...
LAYOUT DE LOJAS
Zona de Descompressão são os primeiros metros de entrada da loja,
espaço no qual o shopper está se ambient...
MARKETING SENSORIAL
 É um conjunto de ações de
comunicação não-verbal, de
baixo custo, usado principalmente
no ponto de v...
SINALIZAÇÃO
 A sinalização ajuda na orientação do
consumidor dentro do espaço
comercial.
 O consumidor possui curtos per...
MATERIAIS PROMOCIONAIS
“[...] emoções podem ser influenciadas não
somente por fatores ambientais, [...] mas também
por mat...
CORES
“Devido seus significados simbólicos,
cores desempenham um papel
importante na construção da
imagem de varejo. Além ...
CORES
CLASSIFICADORA DESCLASSIFICADORA
Eduardo Vilas Bôas
www.mmdamoda.com.br
contato@mmdamoda.com.br
O visual de sua empresa como aliado na conquista de novos clientes
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

O visual de sua empresa como aliado na conquista de novos clientes

194 views

Published on

O visual merchandising é ferramenta crucial na criação de uma experiência de compra satisfatória. Entenda como o visual de uma empresa pode contribuir na manutenção de clientes e conquista de novos!

Published in: Retail
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

O visual de sua empresa como aliado na conquista de novos clientes

  1. 1. O visual de sua empresa como aliado na conquista de novos clientes Eduardo Vilas Bôas | MMdaMODA
  2. 2. NOVO ESTILO DE CONSUMO  A crise econômica global, desde meados de 2008, está levando o consumidor a priorizar o valor em detrimento do preço. O QUE É VALOR PARA O CLIENTE? - Valor é preço baixo: foco no preço. - Valor é tudo o que eu quero: foco na qualidade. - Valor é a qualidade que obtenho pelo preço pago: foco na vantagem. - Valor é o que eu recebo pelo que eu dou: foco no custo-benefício.
  3. 3. NOVO ESTILO DE CONSUMO  De acordo com a pesquisa 'A crise no mundo', realizada pelo Ibope em parceria com a rede World Wide Independent Network of Market Research, os consumidores não são mais os mesmos. 52% da população de 25 países estudados já diminuíram suas despesas com vestuário, calçados e acessórios.
  4. 4. GERAÇÃO Y + GERAÇÃO Z  Geração Y Nascidos entre 1982-2002: 14 e 34 anos  Geração Z Nascidos entre 1995-2010: 21 e 6 anos Aprox. 50% da população
  5. 5. EXPERIÊNCIA DE COMPRA  A experiência de compra é o conjunto das percepções que um consumidor constrói ao interagir com uma operação e seus elementos, durante o ato de compra ou pesquisa, determinando a imagem de loja.  Analogamente, é como se estabelecêssemos um conceito de Brand Equity apenas para o ponto de venda. É a equação de valor da loja.
  6. 6. BRAND EQUITY
  7. 7. EXPERIÊNCIA DE COMPRA envolvimento atendimento com excelência solução de problemas agilidade no atendimento experiência de loja
  8. 8. DADOS – EXP. DE COMPRA 1. O consumidor lembra-se mais da experiência do que do produto: 1. Entre 18 e 30 anos lembram-se mais da experiência. 2. Acima de 50 anos lembram-se mais do bom atendimento. 2. Quatro em cada cinco consumidores costumam contar, em média, a três outras pessoas sobre a experiência fascinante que tiveram; 3. A experiência de loja e o envolvimento são os principais impulsionadores da lealdade; 4. O consumidor entende que lojas em rede (iguais e em todas as partes) são triviais.
  9. 9. VISUAL MERCHANDISING - - Comunicar a identidade e enriquecer o perfil da marca; - - Provocar impacto e atração visual; - - Criar uma atmosfera de loja; - - Simplificar a experiência de compra; - - Divulgar marcas, produtos e serviços; - - Maximizar o aproveitamento do espaço comercial; - - Para, consequentemente, aumentar-se as vendas.
  10. 10. ESCOPO DE VISUAL MERCHANDISING ATIVIDADES RESPONSABILIDADE 1. Iluminação Arquiteto + Visual Merchandiser 2. Fachada Arquiteto 3. Arquitetura Arquiteto 4. Design de interiores Arquiteto + Visual Merchandiser 5. Vitrinas Vitrinista 6. Exibitécnica Visual Merchandiser 7. Elementos decorativos Visual Merchandiser 8. Alocação de espaços Comercial + Visual Merchandiser 9. Layout de loja Comercial + Visual Merchandiser 10. Marketing Sensorial Marketing + Visual Merchandiser 11. Expositores Visual Merchandiser 12. Mobiliário Visual Merchandiser 13. Sinalização Marketing + Visual Merchandiser 14. Material Promocional Marketing + Visual Merchandiser 15. Imagem da equipe de vendas RH + Visual Merchandiser 16. Cores Marketing + Visual Merchandiser
  11. 11. VITRINAS  Exponha os produtos de forma valorizada;  Traduza o conceito e a dinâmica do produto, loja ou marca;  Atraia e desperte o desejo do consumidor. “A vitrina é um veículo de comunicação [mídia] que o varejista utiliza para prestar serviços àqueles que passam diante dela e, consequentemente, convidá-los a entrar na loja e comprar” (DAUD; RABELLO, 2007).
  12. 12. REPENSE SUAS VITRINAS - VITRINA NÃO É ESTOQUE - CONTE UMA HISTÓRIA - SELECIONE O MESMO ESTILO - NO MÁXIMO TRÊS CORES - TENHA UM PONTO FOCAL
  13. 13. 25% 53% 22% EXPOSIÇÃO VERTICAL
  14. 14. 7% 70% 23% EXPOSIÇÃO HORIZONTAL 91 cm 182 cm
  15. 15.  Colocar algumas criativas PLANEJAMENTO, TÉCNICA E CRIATIVIDADE
  16. 16. FACHADA “[...] é considerada a forma de comunicação mais eficaz e eficiente, em termos de custo, disponível ao comércio varejista [...] cria forte identidade visual do ponto de venda” (CRESCITELLI; SHIMP, 2012).
  17. 17. - Vendas cresceram 30% (esp. em produtos diferenciados) - Ouviram mais comentários, mais divulgação boca a boca e mídias sociais.
  18. 18. EXIBITÉCNICA o É a “arte e a técnica” de exibir produtos no ponto de venda. o Soluções utilizadas para dar maior visibilidade a marcas e produtos, facilitando o contato visual e físico, além da valorização dos produtos. 1. Demonstração 2. Degustação 3. Exposição 4. Cromologia Padaria Merci
  19. 19. EXIBITÉCNICA Demonstração Degustação Exposição Cromologia
  20. 20. FUNCIONAL – ESQUERDA HEDONISTA – DIREITA Setor masculino Setor feminino Produtos básicos Produtos fashion e vanguarda Produtos secundários Produtos prioritários Produtos atemporais Produtos baratos Categorias de destino Produtos sazonais RESPEITE ESQUERDA E DIREITA NA EXPOSIÇÃO
  21. 21. LAYOUT DE LOJAS Zona de Descompressão são os primeiros metros de entrada da loja, espaço no qual o shopper está se ambientando a atmosfera da loja. Zona Bronze Zona Prata Zona Ouro Zona Platina Zona de Descompressão Zona Bronze representa os produtos e serviços de destino da loja. Zona Platina é área de maior circulação do shopper, no entanto, identifica a loja e não o espaço em si; Zona Ouro é a primeira área na qual o cliente se reconhece dentro da loja. Representa o maior percentual de vendas e está caracterizada pelas compras por impulso e promoções; Zona Prata é a área de cognição, isto é, produtos e serviços que o cliente analisa com mais cautela;
  22. 22. MARKETING SENSORIAL  É um conjunto de ações de comunicação não-verbal, de baixo custo, usado principalmente no ponto de venda.  O objetivo é deixar o consumidor mais tempo na loja, o que gera maior possibilidade de compra. TORNE O PRODUTO DISPONÍVEL AO TOQUE: pode ser uma estratégia de abordagem para induzir o gosto, preferências e uma atividade mais positiva.
  23. 23. SINALIZAÇÃO  A sinalização ajuda na orientação do consumidor dentro do espaço comercial.  O consumidor possui curtos períodos de atenção dentro da loja, por isso a sinalização precisa ser: 1. Bem posicionada 2. Bem escrita 3. Coerente com a imagem da marca Latife Kilo Árabe - Shopping Center 3
  24. 24. MATERIAIS PROMOCIONAIS “[...] emoções podem ser influenciadas não somente por fatores ambientais, [...] mas também por materiais gráficos (fotos, pôsteres e outros) dentro da loja” (EBSTER et al, 2013, p.101)
  25. 25. CORES “Devido seus significados simbólicos, cores desempenham um papel importante na construção da imagem de varejo. Além disso, podem ser usadas para criar facilmente uma ambientação atraente na loja” (EBSTER et al., 2013). o 52% dos compradores não voltam a uma loja devido à estética geral o 62% dessa avaliação está pautada nas cores.
  26. 26. CORES CLASSIFICADORA DESCLASSIFICADORA
  27. 27. Eduardo Vilas Bôas www.mmdamoda.com.br contato@mmdamoda.com.br

×