Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Aula 3ª recreação parâmetro procedimental da recreação (1)

307 views

Published on

AV1

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Aula 3ª recreação parâmetro procedimental da recreação (1)

  1. 1. TEÓRIA E PRÁTICA DATEÓRIA E PRÁTICA DA RECREAÇÃO E LAZERRECREAÇÃO E LAZER Professora Patrícia Cavalcanti
  2. 2. RECREAÇÃO • DIMENSÃO PROCEDIMENTAL  Vivenciar as atividades recreativas na busca de novas aprendizagens cognitivas e motoras.  Vivenciar os diferentes objetivos e pilares que norteiam as práticas recreativas em sua função educativa.  Fomentar a pratica de atividades físicas na busca de uma melhor qualidade de vida.
  3. 3. RECREAÇÃO • DIMENSÃO PROCEDIMENTAL  Promover condições de reflexão, lazer e construção de conhecimentos.  Aprimorar a corporeidade.  Estabelecer relações equilibradas e construtivas com outras pessoas.
  4. 4. CARACTERÍSTICAS  Tem um fim em si mesmo, sem que espere benefícios ou resultados específicos;  Deve ser escolhida livremente e praticada espontaneamente, segundo os interesses de cada um;  Como resultado, leva o praticante a estados psicológicos positivos; Deve ser de natureza a proporcionar à pessoa o exercício da criatividade; Pessoas com as mesmas características (econômicas, sociais, políticas e culturais), tem uma tendência natural de se agruparem. FONTE: Vinícius Ricardo
  5. 5. FORMAS  Passiva  Ativa  Livre  Dirigida  Participativa Terapêutica
  6. 6. FORMAS • RECREAÇÃO PASSIVA  ATIVIDADES SENSORIAIS Tem uma participação interativa com a atividade. Exemplo: Torcida no estádio = grita, balança os braços, salta participando emotiva e fisicamente.  ATIVIDADES TRANSCENDENTAIS Confunde-se com o Ócio pela participação de expectador. Exemplo: Ver pinturas no museu, contemplar o pôr-do-sol.
  7. 7. FORMAS • RECREAÇÃO ATIVA  ATIVIDADES MOTORAS Exigência maior do físico. Exemplo: Jogos infantis e esportes em geral.  ATIVIDADES INTELECTUAIS A mente é mais utilizada Exemplo: Xadrez e quebra-cabeça.
  8. 8. RECREAÇÃO • RECREAÇÃO ATIVA  ATIVIDADES ARTISTÍCAS E CRIADORAS O praticante explora sua capacidade de expressão e criação. Exemplo: Pintura, desenho, carpintaria, escultura, teatro, música, etc.  ATIVIDADES DE RISCO Àquela na qual o praticante coloca à prova sua integridade Exemplo: Paraquedismo, mergulho profundo, voo livre.
  9. 9. RECREAÇÃO • RECREAÇÃO LIVRE  Objetiva a busca do prazer pela atividade em si. Estimula a criatividade, a autonomia, a cooperação e solidariedade, além de promover o tempo livre saudável.
  10. 10. RECREAÇÃO • RECREAÇÃO DIRIGIDA  Atividades com objetivo educacional que varia conforme o tema proposto, de forma lúdica, onde se aprende brincando.  Tem como objetivo a socialização, atenção, limites, o desenvolvimento da autoconfiança, da autoestima, além de conhecer melhor as habilidades das crianças para lidarem com as regras e com as instruções.
  11. 11. RECREAÇÃO • RECREAÇÃO PARTICIPATIVA  Atividades com objetivos educacionais estimulando a usar a imaginação, desenvolvendo sua criatividade no brincar ou no jogar, participando diretamente da construção das atividades.
  12. 12. RECREAÇÃO • RECREAÇÃO TERAPÊUTICA  Visa o resgate da possibilidade de vida sadia, através da estimulação da criatividade, das manifestações de alegria, energia e vitalidade conseguidas por atividades que são percebidas como lazer por parte dos pacientes que se encontram internados ou em tratamento em instituições hospitalares.
  13. 13. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES  BRINCADEIRAS Acontece no momento da motivação, principalmente quando houver interesse e prazer. Não existe a intenção de descobrir um ganhador.  JOGOS Atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, segundo certas regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e alegria e de uma consciência de ser diferente da vida cotidiana
  14. 14. A Recreação como Área de Conhecimento  A recreação, nessa perspectiva, deve ser pautada em três pilares básicos, desenvolvendo o indivíduo com harmonia na realidade do seu cotidiano  Biofisiológico  Social  Cultural
  15. 15. o Biofisiológico
  16. 16. O Cultural
  17. 17. O Social
  18. 18.  “Se os teus projetos forem para um ano, semeia o grão.  Se forem para dez anos, planta uma árvore.  Se forem para cem anos, educa o povo”. (Provérbio Chinês)

×