Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Lição 8 - Evidências da Realidade Histórica de Jesus Cristo

Slide Lição 8 - Evidências da Realidade Histórica de Jesus Cristo
Slide Licao 8 4 t - 2019 - betel

  • Login to see the comments

Lição 8 - Evidências da Realidade Histórica de Jesus Cristo

  1. 1. Evidências da Realidade Histórica de Jesus Cristo
  2. 2. 4º Trimestre Ano 2019 A Importância da defesa da fé diante dos desafios da sociedade atual
  3. 3. Lição 1 – Preparados para Responder sobre a Fé Cristã Lição 2 - Revelação Divina e a Razão são Dádivas de Deus Lição 3 - Único Deus Transcendente e Eterno Lição 4 - Deus é o Criador e se Relaciona Lição 5 - Evidências Externas da Veracidade da Bíblia Lição 6 - Evidências Internas da Autenticidade da Bíblia Lição 7 - A Bíblia e o Testemunho da Ciência Lição 8 - Evidências da Realidade Histórica de Jesus Cristo Lição 9 - A Singularidade de Jesus Cristo Lição 10 - Bíblia: Infalível Revelação de Deus Lição 11 - A Ressurreição de Jesus Cristo Lição 12 - O Testemunho dos Evangelhos sobre a Existência de Jesus Lição 13 - A Relevância da Experiência Cristã
  4. 4. Estudar o texto do Talmude que ratifica a historicidade de Jesus. Conhecer as citações do historiador Flávio Josefo sobre Jesus; Analisar o texto de Cornélio Tácito que faz referência a Jesus;
  5. 5. (2 Pedro 1.16) “Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas , mas nós mesmos vimos a sua majestade."
  6. 6. Todos os relatos históricos concernentes à existência de Jesus Cristo confirmam que não se trata de mito, mas de verdade inconteste.
  7. 7. 1 – E aconteceu, naqueles dias, que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse. 2 – (Este primeiro alistamento foi feito sendo Cirênio presidente da Síria) 3 – E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. 4 – E subiu também José, da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi) 5 – A fim de alistar-se com Maria, sua mulher, que estava grávida. 6 – E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. Lucas 2.1-6
  8. 8. Ore pelos pastores e suas esposas em todo o mundo.
  9. 9. 1 – Jesus e o Historiador Flávio Josefo 2 – Jesus e o Historiador Cornélio Tácito 1.1 – Jesus Cristo como Irmão de Tiago 1.2 – Jesus Cristo: Discípulos e Crucificação 1.3 – Relevância destas citações de Flávio Josefo 2.1 – Registro do Incêndio de Roma 2.2 – Cornélio Tácito e a citação de Jesus Cristo 2.3 – A Importância do relato de Cornélio Tácito 3 – O Talmude e a Historicidade de Jesus 3.1 – Talmude Mishná, na 43º seção do Sanhedrin 3.2 – A Termo “Yeshu” no texto do Talmude 3.3 – Magnitude da citação do Talmude sobre Jesus
  10. 10. Além dos registros fidedignos nas Escrituras Sagradas, há inúmeros outros documentos históricos que atestam a existência histórica de Jesus Cristo ...
  11. 11. 1 – Jesus e o Historiador Flávio Josefo Flávio Josefo (cerca de 37-103 d.C.) é considerado como um dos maiores historiadores judeus de sua época... No seu livro "História dos Hebreus", faz citações sobre a existência de Jesus.
  12. 12. 1.1 – Jesus Cristo como Irmão de Tiago "...Ele aproveitou o tempo da morte de Festo, e Albino ainda não havia chegado, para reunir um conselho diante do qual fez comparecer Tiago, irmão de Jesus chamado Cristo, e alguns outros; acusou-os de terem desobedecido às leis e os condenou ao apedrejamento..." O Testemunho de Flávio Josefo História dos Hebreus Capítulo 8 Parágrafo 856
  13. 13. 1.2 – Jesus Cristo: Discípulos e Crucificação "Nessa época havia um homem sábio chamado Jesus. Seu comportamento era bom, e sabe-se que era uma pessoa de virtudes. Muitos dentre os judeus e de outras nações tornaram-se seus discípulos. Pilatos condenou-o à crucificação e à morte. E aqueles que haviam sido seus discípulos não deixaram de segui-lo...” O Testemunho de Flávio Josefo História dos Hebreus Capítulo 4 Parágrafo 772
  14. 14. 1.3 – Relevância desta Citações de Flávio Josefo Estas informações de Flávio Josefo são confirmadas na Bíblia pois Jesus foi 1 – um homem sábio, cheio de virtudes; 2 – Tinha um irmão chamado Tiago; 3 – Teve seguidores de diferentes nacionalidades; 4 – Foi crucificado por Pilatos; 5 – Não foi abandonado por seus seguidores; 6 – Ressuscitou após três dias; Características semelhantes ao Messias anunciado pelas escrituras hebraicas.
  15. 15. Um romano do século I, chamado Cornélio Tácito (55-120 d.C.) é considerado um dos historiadores mais precisos do mundo antigo. 2 – Jesus e o Historiador Cornélio Tácito Ele nos oferece o registro do grande incêndio de Roma, pelo qual alguns culparam o imperador Nero.
  16. 16. 2.1 – Registro de Incêndio de Roma Ao relatar o Incêndio de Roma (64 d.C), Cornélio faz um registro importante sobre a existência de Jesus, ao mencionar que Nero acusou os cristãos pelo incêndio.
  17. 17. 2.2 – Cornélio Tácito e a Citação de Jesus Cristo
  18. 18. 2.3 – A Importância do relato de Cornélio Tácito ❶ O termo usado por Tácito “Christus” (Cristo em Latim) demonstra que ele tinha informações claras sobre o grupo de cristãos. ❷ O conceito claro da morte de Cristo por Pilatos é compatível com a descrição das Escrituras. ❸ Na visão de Tácito, Cristo é o originador de um grupo de pessoas chamadas cristãos, ou seja, ele é o fundador do movimento religioso que leva o seu nome. É importante porque :
  19. 19. 3 – O Talmude e a Historicidade de Jesus O Talmude é a obra mais respeitada, depois do Antigo Testamento pelos Judeus. O Talmude inclui leis, tratados, disposições e normas para regular a vida do povo. Escrito entre 100 e 500 d.C
  20. 20. 3 – O Talmude e a Historicidade de Jesus O Talmude em pouquíssimas citações que se faz, ou a Cristo ou aos cristãos, encontramos comentários hostis (com tom agressivo, com uma dose de rivalidade), no entanto serve para atestar a historicidade de Cristo.
  21. 21. Trecho abaixo: relatado no Talmude 3.1 – Talmude Mishmá, na 43ª seção do Sanhedrin
  22. 22. 3.2– O termo “Yeshu” no texto do Talmude Segundo os estudiosos não há duvidas de que a palavra “Yeshu”, apresentada no Talmude, é de fato Jesus.
  23. 23. 3.2– O termo “Yeshu” no texto do Talmude Autores judeus e romanos que nunca se tornaram cristãos, permitem afirmar de modo muito seguro que JESUS (YESHU) é um personagem histórico.
  24. 24. 3.3– Magnitude da Citação do Talmude sobre Jesus Esta expressão confirma a morte de Cruz de Jesus. Portanto, um registro com o objetivo claro de ferir a imagem de Jesus, serve como fortíssima prova da existência histórica de Jesus Cristo.
  25. 25. Conforme registros históricos, e alguns citados nesta lição, a teoria de que Jesus é um mito não tem sustentabilidade. Existem diversas evidências convincentes de que o texto bíblico sobre a existência de Jesus Cristo é um registro confiável. Jesus não é um mito, é real.
  26. 26. Qual o nome livro, escrito pelo historiador Flávio Josefo, que cita o nome de Jesus ? História dos Hebreus
  27. 27. Por que as citações de Flávio Josefo são relevantes ? Porque estas informações de Flávio Josefo são confirmadas pela Bíblia.
  28. 28. Qual é o nome do historiador romano que também faz referência a Jesus ? Cornélio Tácito
  29. 29. Por que Tácito utilizava a palavra “Christus” em latim ? Para demonstrar que ele tinha Informação clara sobre os cristãos.
  30. 30. O que confirma a expressão “e eles o penduraram” no Talmude ? Confirma a morte de Jesus, e morte de cruz.
  31. 31. Lição 9 – A Singularidade de Jesus Cristo
  32. 32. Deus Abençoe !

×