Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Lição 2 - O Espírito Santo no Evangelho de Lucas

11,788 views

Published on

Slide Lição 2 - O Espírito Santo no Evangelho de Lucas
Slide Licao 2 3 t - 2019 - betel

Published in: Spiritual

Lição 2 - O Espírito Santo no Evangelho de Lucas

  1. 1. O Espírito Santo no Evangelho de Lucas
  2. 2. Uma exposição bíblica e cristocêntrica do Evangelho, da misericórdia e do amor de Deus pela humanidade, através da vida e obra de Jesus, o filho do Homem. Lucas 3º Trimestre Ano 2019
  3. 3. Lição 1 – Lucas e seu Evangelho Lição 2 – O Espírito Santo no Evangelho de Lucas Lição 3 – Lucas o Evangelho da Alegria Lição 4 – O Poder de Jesus Cristo sobre os Demônios Lição 5 – A Autoridade e o Poder Demonstrados por Jesus Lição 6 – O Discípulo Diligente Lição 7 – O Valor do Indivíduo Lição 8 – O Dever de Orar Sempre Lição 9 – Recebendo o Reino de Deus como Menino Lição 10 – Acerca do Fim dos Tempos Lição 11 – A Páscoa Desejada Lição 12 – A Crucificação mais Impactante do Mundo Lição 13 – Mulheres: As Primeiras Testemunhas da Ressurreição
  4. 4. RELEMBRAR como a obra redentora contou com a ajuda do Espírito Santo. MOSTRAR que o Espírito Santo teve papel importante na vida de Jesus desde o início; APRESENTAR o ministério de Jesus em sua forma sobrenatural graças à ação do Espírito santo;
  5. 5. (Lucas 24.49) "E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder".
  6. 6. O evangelho de Lucas conta-nos a história de Jesus com a ativa participação do Espírito Santo.
  7. 7. 9 - E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-à; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; 10 - Porque qualquer que pede, recebe; e quem busca, acha; e a quem bate, abrir-se-lhe-á. 11 - E qual o pai dentre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? 12 - Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13 - Pois se vós, sendo maus sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? Lucas 11.9-13
  8. 8. Ore para que mais vidas sejam alcançadas por Deus.
  9. 9. Nesta Lição veremos o destaque dado a pessoa do Espírito Santo por Lucas.
  10. 10. 1 – Nascimento e Infância de Jesus. O Agir do Espírito Santo na pessoa de Jesus foi profeticamente registrado no Antigo Testamento... ... desde Sua concepção na jovem Maria até a Sua morte e ressurreição. Concepção Morte Ressurreição
  11. 11. O anjo Gabriel avisou Maria [...] que ela seria mãe daquele que herdaria o trono de Davi, seu pai, e que reinaria eternamente na casa de Jacó. 1.1 – Sua Concepção Sobrenatural.
  12. 12. Maria tratou logo de perguntar a Gabriel como sucederia isso, [...] e ele respondeu: 1.1 – Sua Concepção Sobrenatural. "descerá" sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo "te cobrirá" [...] (Lc 1.35).
  13. 13. 1.2 – Seu Nascimento. "E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel [...]" (Mq 5.2). Nessa passagem, percebemos o Espírito de Deus intervindo e conduzindo a história ...
  14. 14. 1.2 – Seu Nascimento. Dessa maneira José vai ao lugar de origem (Belém) com a gestante Maria e lá ela tem o bebê Jesus.
  15. 15. 1.3 – Seu Desenvolvimento. Jesus cresceu em uma família piedosa, lugar onde os filhos desde cedo eram orientados a temerem a Deus (Lc 2.39-52).
  16. 16. 1.3 – Seu Desenvolvimento. Lucas traz-nos um fato curioso. Por ocasião da páscoa Jesus tinha doze anos, seus familiares viajaram para Jerusalém e lá Ele permaneceu conversando com os doutores da Lei. [enquanto sua família retornou para Jerusalém].
  17. 17. 1.3 – Seu Desenvolvimento. A inteligência, submissão e desenvolvimento de Jesus não deixa dúvida de que também era assistido pelo Espírito Santo.
  18. 18. 2 – O Ministério Profético de Jesus. Constataremos o agir do Espírito Santo na vida de Jesus em três pontos principais : Sua autoridade sobrenatural Seus EnsinosO Batismo em água
  19. 19. Jesus ao ser batizado por João Batista, permaneceu em oração, o céu se abriu e veio sobre Ele o Espírito Santo em forma corpórea como pomba. 2.1 – O Batismo em Água. (Lc 3.22)
  20. 20. 2.2 – O Ministério de Milagres. Moisés e Isaías profetizaram acerca do ministério de Jesus. Este profeta seria ungido de tal maneira pelo Espirito Santo, que teria um ministério de milagres.
  21. 21. 2.3 – Seus Ensinos . Toda a sabedoria e ensino do Mestre vêm do fato dEle ser ungido pelo Espírito. Os ensinos de Jesus são os ensinos do Espírito Santo dados aos Seus discípulos e à multidão em Seu ministério profético.
  22. 22. Veremos como Jesus se alegrou no Espírito e dois de Seus principais ensinos apresentados por Lucas em seu evangelho. 3 –Jesus e o Espírito Santo.
  23. 23. 3.1 – Jesus se Alegra no Espírito Santo. A alegria de Jesus Cristo no Espírito Santo diz respeito ao progresso de Seu ministério através de Seus discípulos (Lc 10.21). Inicialmente, Jesus preparou e enviou doze discípulos (Lc 9.1-6).
  24. 24. 3.1 – Jesus se Alegra no Espírito Santo. Dada, porém, a grandeza do desafio, Ele preparou e enviou mais setenta para que pregassem, curassem e libertassem ... (Lc 10.1). Ao regressarem os setenta com alegria, com relatório positivo e testemunhando ... Jesus se alegrou no Espírito Santo.
  25. 25. O segredo do êxito ministerial de Jesus era agir em perfeita sintonia com o Espírito Santo (Lc 11.9-13). 3.2 – Jesus Ensina como Receber o Espírito Santo. Tal êxito também procede da oração perseverante a Deus (Lc 11.9).
  26. 26. Jesus não está falando de buscar coisas, mas de buscar arduamente o Espírito Santo até recebê-lo da parte do Pai. 3.2 – Jesus Ensina como Receber o Espírito Santo.
  27. 27. Promessa de poder é também chamada de virtude do Espírito Santo, ou ainda batismo com Espírito Santo (Lc 24.49; At 1.5,8). 3.3 – Jesus Envia a Promessa de Poder.
  28. 28. 3.3 – Jesus Envia a Promessa de Poder. se torna uma testemunha eficaz, tanto em palavras quanto no uso dos dons espirituais. A virtude do Espírito Santo ou Batismo com o Espírito Santo significa mergulhar no Espírito Santo de tal forma que a pessoa
  29. 29. O segredo do êxito do Senhor Jesus Cristo em alcançar os corações estava na sua dependência estrita ao Espírito Santo, o que se tornou um exemplo a ser seguido por nós, seus discípulos, de modo imperativo.
  30. 30. O que o anjo Gabriel disse a respeito de João Batista ? Que João seria cheio do Espírito Santo desde o ventre de Ana, sua mãe (Lc 1.15,44).
  31. 31. O que Moisés profetizou ? Que Deus levantaria dentre os filhos de Israel um profeta semelhante a ele (Dt 18.15,18-19).
  32. 32. Que ensina como convém falar ? O Espírito Santo (Lc 12.12).
  33. 33. A alegria de Jesus Cristo no Espírito Santo diz respeito a quê ? Ao progresso de Seu ministério através de Seus discípulos (Lc 10.21).
  34. 34. Qual foi o segredo do êxito ministerial de Jesus ? Agir em perfeita sintonia com o Espírito Santo (Lc 11.9-13).
  35. 35. Lição 3 - Lucas o Evangelho da Alegria
  36. 36. Deus Abençoe !

×