Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Lição 11 - A Igreja no Poder do Espírito Santo

34,476 views

Published on

Slide Lição 11 - A Igreja no Poder do Espírito Santo
Slide Licao 11 2 t - 2019 - betel

Published in: Spiritual
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Lição 11 - A Igreja no Poder do Espírito Santo

  1. 1. A Igreja no poder do Espírito Santo
  2. 2. A relevância de conhecermos sua origem, propósito, fundamento, história e missão. Igreja, povo escolhido e nomeado por Deus 2º Trimestre Ano 2019
  3. 3. Lição 1 – A Igreja e o Plano Divino Lição 2 – O Fundamento e a Edificação da Igreja Lição 3 – Conhecendo a Igreja a partir dos Títulos e Símbolos Bíblicos Lição 4 – A história da Igreja até a Reforma Protestante Lição 5 – Avivamento e Missões na história da Igreja Lição 6 – A Igreja Atual e alguns desafios Lição 7 – O desafio das novas Teologias e Modismos Lição 8 – A Igreja e sua Influência na sociedade Lição 9 – A Igreja e sua Organização Lição 10 – O Culto Racional Lição 11 – A Igreja no poder do Espírito Santo Lição 12 – A Igreja de Filadélfia, um Modelo para os nossos dias Lição 13 – A Igreja e as Últimas Coisas
  4. 4. EXPLICAR a importância da atuação do Espírito para o sucesso da obra. APRESENTAR os dons ministeriais que a igreja de Antioquia possuía; MOSTRAR que uma igreja saudável deve agir de acordo com a tríade da saúde espiritual: ensino, comunhão e missão;
  5. 5. “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Marcos 16.15)
  6. 6. Uma igreja que age no poder do Espírito busca em seu viver o ensino e a proclamação do Evangelho.
  7. 7. 26 – E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos. 27 – E, naqueles dias, desceram profetas de Jerusalém para Antioquia. 28 – E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender, pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César. 29 – E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia. 30 – O que eles com efeito fizeram, enviando-o aos anciãos por mão de Barnabé e de Saulo. Atos 11.26-30
  8. 8. Ore pelas missões mundiais e pelos países menos evangelizados do mundo.
  9. 9. “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito.” (Efésios 5.18) O Espírito Santo deve ser o agente principal para uma igreja bem-sucedida. Como disse o apóstolo Paulo:
  10. 10. 1 – A Igreja de Antioquia, um exemplo A Igreja de Antioquia era um igreja ativa, que possuía em seu seio pessoas dotadas com dons ministeriais, que a tornam uma igreja exemplar para os nossos dias.
  11. 11. 1.1 – Profetas Uma das características da igreja de Antioquia era a presença de profetas em seu meio (At 13.1). e no testemunho dos apóstolos, edificando, fortalecendo e consolando assim a comunidade cristã. No NT, o profeta falava baseado na revelação do AT
  12. 12. 1.1 – Profetas A mensagem anunciada pelo profeta hoje deve estar sempre de acordo com a revelação contida na Bíblia. “O profeta... Edifica o corpo de Cristo mediante o inspirado e inspirador dom dum ministério que interpreta e aplica essas Escrituras com nova luz, vida e poder...” Teólogo e Pastor Donald Gee
  13. 13. 1.2 – Doutores Também presentes naquela Igreja (At 13.1), os doutores ou mestres são aqueles que procuram ensinar verdades divinas tanto prática quanto pessoal São aqueles que amam a Palavra de Deus e o Povo de Deus.
  14. 14. 1.2 – Doutores O foco daqueles que lecionam a Palavra de Deus deve ser a Bíblia Sagrada, deve haver dedicação e zelo por parte do mestre: “Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino” (Rm 12.7).
  15. 15. 1.3 – Missionários O Missionário dos dias de hoje exerce o ministério dos apóstolos da Igreja Primitiva. Paulo foi um dos missionários da igreja de Antioquia (At 11.25-26).
  16. 16. 1.3 – Missionários São os Missionários que assentam os fundamentos de novas igrejas. Designam os líderes locais e os aconselham após partir e seguir adiante, ficando no local o tempo que for necessário.
  17. 17. 2 – Uma Igreja Saudável Uma igreja para seguir o caminho da saúde espiritual deve ter seu compromisso com Ensino Missão Comunhão
  18. 18. 2.1 – Ensino Profeta Amós A Igreja tem a tarefa de ensinar a verdade de Deus como revelada nas Sagradas Escrituras. Ela tem, por implicação, o dever de crescer na compreensão dessa revelação. Foto Culto de Ensino ADBras SP
  19. 19. 2.1 – Ensino Profeta Amós  Escola Bíblica Dominical  Cultos de Doutrinas  Cultos de Ensinos  Pregações  Seminários  Faculdade de Teologia Quais são os meios pelo qual a igreja pode cumprir a responsabilidade de instruir, de elucidar e fazer aplicação da verdade divina através da Bíblia ?
  20. 20. 2.2 – Comunhão Um dos meios pelos quais os membros da igreja são edificados é através da comunhão. E de fato, conforme Atos 5, os membros da Igreja Primitiva mantinham até mesmo as posses materiais em comum. "ter ou manter todas as coisas em comum".
  21. 21. 2.2 – Comunhão Paulo fala de compartilhar as experiências : “De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.” (1Co 12.26) Através do Compartilhamento  A dor é diminuída  A Alegria é aumentada
  22. 22. 2.2 – Comunhão Devemos nos encorajar mutuamente e demonstrar empatia uns pelos outros. Os cristãos devem carregar os fardos uns dos outros (Gl 6.2)
  23. 23. 2.3 – Missão Jesus nos comissionou como Seus agentes. Não devemos realizar esta missão com nossas próprias forças, mas, sim debaixo do poder do Espírito Santo. O chamado para evangelizar é uma ordem do Cristo ressurreto.
  24. 24. 3 – A Igreja usada pelo Espírito Santo Somente é possível uma viva relação com Cristo pela ação do Espírito Santo. O cristão deve deixar-se ser usado por Ele Através da obra e da transformação do caráter.
  25. 25. 3.1 – O Espírito Santo e o Cristão A Salvação é o primeiro objetivo que o Espírito Santo procura produzir na vida de uma pessoa. Nunca estamos sozinhos o Espírito Santo habita em nós. O poder para uma vida e serviço santo é o Seu segundo objetivo em nós.
  26. 26. 3.2 – O Fruto do Espírito O apóstolo Paulo, em Gálatas 5.22, elenca as virtudes na vida do cristão produzidas pela ação do Espírito Santo. O Fruto do Espírito é o ideal de santificação para a vida do cristão.
  27. 27. 3.2 – O Fruto do Espírito Em contraste com as obras da carne, temos o modo de viver íntegro e honesto que a Bíblia chama de “fruto do Espírito”. Uma obra é algo que o homem produz por si mesmo; um fruto é algo que é produzido por um poder que não é dele mesmo.
  28. 28. 3.2 – O Fruto do Espírito O apóstolo Paulo, em Gálatas 5.22, elenca as virtudes na vida do cristão produzidas pela ação do Espírito Santo. O fruto do Espírito é : ❶ Amor; ❷ Alegria; ❸ Paz; ❹ Longanimidade; ❺ Benignidade; ❻ Bondade; ❼ Fidelidade; ❽ Mansidão; ❾ Domínio próprio
  29. 29. 3.3 – Os Dons do Espírito São muitos os dons pentecostais ... (Romanos 12.3-8; ICoríntios 12.8-10; 28-30; Efésios 4.11) Os dons podem ser classificados em Verbais Revelação Habilidades Conhecimento
  30. 30. Não há como conter uma igreja movida pela ação do Espírito Santo. "Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós.“ (1 Ts 1.5)
  31. 31. Qual era uma das características da Igreja de Antioquia? A presença de profetas em seu meio (At 13.1)
  32. 32. Quem foi um dos missionários da Igreja de Antioquia ? Paulo (At 11.25-26)
  33. 33. O que os cristãos devem carregar ? Os fardos uns dos outros (Gl 6.2)
  34. 34. O que Jesus nos prometeu ? Que enviaria outro Consolador e que Ele estaria conosco para sempre (Jo 14.16);
  35. 35. O que o apóstolo Paulo elenca em Gálatas 5.22 ? As virtudes na vida do cristão produzidas pela ação do Espírito Santo (Gl 5.22).
  36. 36. Lição 12 – A Igreja de Filadélfia, um modelo para os nossos dias
  37. 37. Deus Abençoe !

×