Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Lição 1 - Lucas e seu Evangelho

18,981 views

Published on

Slide Lição 1 - Lucas e seu Evangelho
Slide Licao 1 3 t 2019 betel adultos

Published in: Spiritual

Lição 1 - Lucas e seu Evangelho

  1. 1. Lucas e seu Evangelho
  2. 2. Uma exposição bíblica e cristocêntrica do Evangelho, da misericórdia e do amor de Deus pela humanidade, através da vida e obra de Jesus, o filho do Homem. Lucas 3º Trimestre Ano 2019
  3. 3. Bispo Samuel Ferreira Presidente da Assembleia de Deus no Brás – SP, Presidente Executivo CONAMAD, Presidente da CONEMAD-SP, Gerente Executivo Editora Betel Bacharel em Direito, Doutor em Teologia, Escritor e Apresentador do Programa “Palavra de Vida”
  4. 4. Lição 1 – Lucas e seu Evangelho Lição 2 – O Espírito Santo no Evangelho de Lucas Lição 3 – Lucas o Evangelho da Alegria Lição 4 – O Poder de Jesus Cristo sobre os Demônios Lição 5 – A Autoridade e o Poder Demonstrados por Jesus Lição 6 – O Discípulo Diligente Lição 7 – O Valor do Indivíduo Lição 8 – O Dever de Orar Sempre Lição 9 – Recebendo o Reino de Deus como Menino Lição 10 – Acerca do Fim dos Tempos Lição 11 – A Páscoa Desejada Lição 12 – A Crucificação mais Impactante do Mundo Lição 13 – Mulheres: As Primeiras Testemunhas da Ressurreição
  5. 5. Mostrar as características gerais do evangelho de Lucas Conhecer um pouco mais do autor do evangelho de Lucas; Revelar acerca das origens e propósitos do evangelho de Lucas;
  6. 6. (Lucas 1.4) “Para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado."
  7. 7. “Em um tempo marcado pelo relativismo das "muitas verdades", não basta estarmos informados, é preciso firmeza na certeza de que o plano de Deus é perfeito."
  8. 8. 1 - Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram, 2 - Segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio e foram ministros da palavra, 3 - Pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelentíssimo Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio, 4 - Para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado Lucas 1.1-4
  9. 9. Ore para que Deus Levante pessoas para o trabalho da Tradução da Bíblia para outras línguas
  10. 10. Neste trimestre, estudaremos aspectos importantes do evangelho de Lucas, uma obra literária digna de confiança, cheia de beleza e repleta de ensinos. Nesta lição, trataremos do autor e da obra em si.
  11. 11. 1 – A Pessoa de Lucas. Embora o nome Lucas no grego seja "Loukãs", na verdade, este nome é de origem latina e trata-se de uma contração do nome Lucanus. Seu significado é “que dá luz”
  12. 12. Lucas é uma pessoa discreta no Novo Testamento, sendo citado três vezes, porém somente nos escritos paulinos (Cl 4.14; Fm 24; 2Tm 4.11). 1.1 – Lucas o Autor. Embora seu nome não apareça no evangelho, a autoria de Lucas desta obra não deixa dúvidas. citado 3 vezes
  13. 13. Segundo o Comentário Bíblico de Moody: "A íntima relação entre o Evangelho e o livro de Atos mostra que as duas obras têm o mesmo autor, e sejam quais forem as pistas que identifiquem o autor de uma aplicam-se à interpretação da outra. Os dois livros foram endereçados ao mesmo homem, Teófilo (Lc 1.3; At 1.1) [...]”
  14. 14. Síntese do evangelho de Lucas e Atos dos apóstolos:
  15. 15. 1.2 – Lucas um Grande Colaborador. ❶ Paulo o vê como médico amado (Cl 4.14), ❷ Paulo aponta-o como colaborador (Fm 24), ❸ Paulo aponta-o como uma pessoa de grande solidariedade (2Tm 4.11). Três atribuições são encontradas nas palavras do apóstolo Paulo acerca de Lucas, seu colaborador. Foto: Filme Paulo, Apóstolo de Cristo
  16. 16. 1.3 – Lucas um Grande Escritor Não é à toa que o evangelho de Lucas se tornou aceito e popularizado em toda a Igreja Primitiva. Sem dúvida as obras de Lucas, que são o seu evangelho e o livro de Atos, atestam a sua qualidade de escritor.
  17. 17. 1.3 – Lucas um Grande Escritor Era um homem culto, de origem pagã, muito provavelmente de Antioquia da Síria. Lucas não era judeu e não pertenceu ao grupo dos doze apóstolos.
  18. 18. 2 – Origem e Propósito do Evangelho.
  19. 19. O evangelho de Lucas foi escrito depois do de Marcos e Mateus. Não há consenso entre os comentaristas quanto à data, 2.1 – Data e Local. Uma delas é que provavelmente tenha sido escrito entre 62 e 64 d.C
  20. 20. 2.1 – Data e Local. Porém, não há nada que prove acerca de quando e onde o evangelho de Lucas foi escrito. Quanto ao local onde Lucas escreveu a sua obra, há três possíveis lugares: Antioquia da Síria, Roma ou Acaia.
  21. 21. 2.2 – Destinatário. Teófilo significa "amigo de Deus". Tanto o evangelho de Lucas quanto o livro de Atos dos Apóstolos se destinam ao "excelentíssimo Teófilo" (Lc 1.3; At 1.1).
  22. 22. O evangelho de Lucas em seu conteúdo cumpre a vários propósitos de modo simultâneo... Mas o principal deles : 2.3 – O Propósito. Trata-se de uma descrição pormenorizada da obra da salvação[...].
  23. 23. Lucas procura uma descrição confiável dos fatos da vida inicial e do ministério do Senhor Jesus em seu evangelho. 3 – Características do Evangelho de Lucas.
  24. 24. O contexto histórico inicia-se no tempo de Herodes, o Grande, e os fatos começam com a história de Zacarias, sacerdote do Senhor e também Maria : 3.1 – Contexto Histórico Inicial do Evangelho. Zacarias recebe uma mensagem de um anjo que sua esposa Isabel teria um filho. Maria, recebeu a visita do anjo Gabriel (Lc 1.26), anunciando- lhe o nascimento do Salvador.
  25. 25. Seu nome é Jesus, mas também será chamado de filho do Altíssimo e reinará eternamente na casa de Jacó e o Seu reino não terá fim (Lc 1.31-33) [...]. 3.2 – Como Lucas Apresenta Jesus. O Senhor Jesus é identificado como o homem perfeito.
  26. 26. Através da ótica de Lucas : 3.3 – Características Especiais. ❶ Jesus jamais desprezou as multidões, mas dá atenção especial ao indivíduo. ❷ Jesus ama e veio salvar a todos, porém dá uma atenção distinta às crianças, mulheres e necessitados. ❸ É digna de nota a ênfase dada sobre a pessoa do Espírito Santo do início ao término de Sua obra ❹ Lucas em seu Evangelho dá ênfase à oração em várias ocasiões e circunstâncias. ❺ Encontramos ao longo de suas linhas alegria, louvor e felicidade desde o começo até o fim.
  27. 27. Laurence E. Porter comentou sobre algumas ❶ Ele é o evangelho universal (o próprio autor, Lucas, é um gentio); ❷ É o evangelho da alegria (vide os cânticos nos dois primeiros capítulos); ❸ É o evangelho dos marginalizados e desprezados; ❹ É o evangelho das mulheres; ❺ É o evangelho do sobrenatural; ❻ É por excelência o evangelho da oração. características que de forma especial dão ao Evangelho de Lucas sua própria individualidade:
  28. 28. Acrescenta-se, ainda, o comentário de Roger Stronstad sobre outra relevante característica: "Em comparação com os outros evangelhos sinóticos, Lucas fornece as mais numerosas referências ao Espírito Santo:  Marcos tem seis referências.  Mateus tem doze referências  Lucas tem dezesseis referências". Roger Stronstad teólogo pentecostal canadense
  29. 29. A obra de Lucas está entre os mais importantes escritos do mundo. É leitura obrigatória não só para os cristãos em geral, mas também para eruditos. Através deste livro, compreendemos porque os cristãos se proliferaram no mundo: o amor sacrifical de Jesus e a ênfase na pessoa do Espírito Santo.
  30. 30. Quantas vezes Lucas é citado nos escritos paulinos ? Três vezes (Cl 4.14; Fm 24; 2Tm 4,11).
  31. 31. Como Lucas era visto por Paulo ? Como médico amado (Cl 4.14). Foto: Filme Paulo, Apóstolo de Cristo
  32. 32. Quem é o destinatário do evangelho de Lucas ? Teófilo (Lc 1.3).
  33. 33. Quem é a pessoa central do evangelho de Lucas ? Jesus (Lc 1.31-33; 2.11).
  34. 34. Qual talvez seja a declaração mais incisiva acerca da missão de Jesus ? "Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido" (Lc 19.10).
  35. 35. Deus Abençoe !

×