Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Lição 1 - A Doutrina da Trindade

20,025 views

Published on

Slide Lição 1 - A Doutrina da Trindade
Slide Licao 1 jovem - 3 t - 2019 - betel

Published in: Spiritual

Lição 1 - A Doutrina da Trindade

  1. 1. Ebd-betel.blogspot.com A Doutrina da Trindade
  2. 2. A Trindade Divina Na Vida do Jovem 3º Trimestre Ano 2019
  3. 3. Lição 1 - A Doutrina da Trindade Lição 2 - Deus, o Criador Lição 3 - O Deus Justo Lição 4 - O Deus Pai e Seu Santo Nome Lição 5 - A Soberania de Deus Lição 6 - Jesus Cristo o Filho de Deus Lição 7 - Jesus, o Salvador do mundo Lição 8 - Jesus, o Deus de Amor Lição 9 - Espírito Santo, o Consolador Lição 10 - Convencendo o Pecador Lição 11 - No dia de Pentecostes Lição 12 - Um Amigo Chamado Espírito Santo Lição 13 - Trindade, tudo que precisamos
  4. 4. (2 Coríntios 13.13) "A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com vós todos. Amém."
  5. 5. "A Trindade é definida como um ser Divino, dividido em três pessoas distintas, mas com os mesmos atributos e poder.”
  6. 6. APRENDER que Deus, Jesus e o Espírito Santo têm o mesmo padrão de Poder e Glória. ENTENDER as Três pessoas de Deus. COMPREENDER o que significa Trindade.
  7. 7. Mateus 3.13-17 13 - Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. 14 - Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? 15 - Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu. 16 - E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. 17 - E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
  8. 8. Neste Trimestre trataremos da Trindade, um tema complexo, mas fundamental no auxílio do Crescimento espiritual. Aprender sobre a trindade, é buscar entender a grandeza do Deus Pai, do Filho e do Espírito Santo.
  9. 9. A Trindade deve ser entendida como três seres Divinos e distintos, mas com mesmo poder e Glória, ou seja, apesar de três, a essência é única.
  10. 10. 1 – Conceito de Trindade O Credo Niceno-Constantinopolitano estabelecendo de uma vez por todas a doutrina da Santíssima Trindade (Ano 381 d.C).
  11. 11. Importante Na Bíblia não consta a palavra TRINDADE, todavia, encontramos tanto no Antigo Testamento quanto no Novo, evidências desta relevante doutrina.
  12. 12. 1.1 – Entendendo a Trindade A Trindade deve ser entendida como três seres Divinos e distintos, mas com mesmo poder e Glória, ou seja, apesar de três, a essência é única. “Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19 e Mc 12.29)”
  13. 13. 1.1 – Entendendo a Trindade Não podemos tratar Trindade como três Deuses, pois a essência de ambos está sobre um mesmo alicerce, Deus.
  14. 14. 1.2 – Não há Contradição Apesar da complexidade ... podemos afirmar que esta doutrina não apresenta contrariedade, Deus Criador pois cremos em um Deus único, onde três pessoas distintas estão arraigadas à mesma essência e natureza. Deus Salvador Deus Consolador+ + = O Deus Todo-Poderoso Seria como fazer um somatório simples:
  15. 15. Ilustração do Ovo para Explicar a doutrina da Trindade Esta Ilustração falha porque a casca, a clara e a gema são partes do ovo, não o ovo em si. O Pai, Filho e Espírito Santo não são partes de Deus, cada um deles é Deus. Clara (Deus Filho - Jesus) Gema (Espírito Santo) Casca (Deus Pai)
  16. 16. Ilustração da água para Explicar a doutrina da Trindade O Estado líquido, vapor e gelo são formas de água. O Pai, Filho e Espírito Santo não são formas de Deus, cada um deles é Deus. Essa ilustração é melhor mas não é totalmente exata. Um Deus infinito não pode ser totalmente descrito por uma ilustração finita. Fonte: http://www.allaboutgod.com/portuguese/doutrina-da-trindade.htm
  17. 17. 2 – Pessoas Distintas, Um mesmo Deus !
  18. 18. 2.1 – Deus Pai e Deus Filho O Batismo de Jesus deixa muito claro a existência da Trindade.
  19. 19. 2.2 – Deus Espírito Santo Quando o Senhor Jesus faz referência a descida do Espírito Santo de Deus, Ele o chama de Consolador.
  20. 20. 2.2 – Deus Espírito Santo Ainda traz em seu sentido mais amplo, que o Consolador veio com a responsabilidade de representar Cristo na vida do ser humano, mas em um mesmo grau de poder e glória.
  21. 21. 3 – O que a Trindade não é Muitas seitas tratam a Trindade como uma heresia, pois não conseguem entender que o Pai, o Filho e o Espírito estão arraigados na mesma natureza de Deus.
  22. 22. 3.1 – Três deuses distintos Dentre as ideias absurdas que surgem de maneira sorrateira dentro das novas teologias, algumas são extremamente perigosas.  tratam os três como deuses distintos, ou seja, aceitam o politeísmo (crença em vários deuses),  Tratam como se Deus Pai fosse o ser supremo, Jesus como um ser um pouco menos poderoso e que o Espírito Santo seria o menor dos três. Algumas pessoas :
  23. 23. 3.2 – Espírito Santo como Energia Dentro dos equívocos teológicos sobre a Trindade, um erro grave é tratar o Espírito Santo como uma fonte de energia vinda da parte de Deus. Veja, o Espírito Santo é Deus. O Espírito Santo Fala (Atos 13.2), O Espírito Santo Pensa (1 Coríntios 2.10-11), o Espírito Santo Sente (Efésios 4.30)
  24. 24. Concernente a Trindade porém o que a Bíblia revela é que o Pai, o Filho e o Espírito Santo existem muitas perguntas que o ser humano, dentro de suas limitações, não terá condições de responder, são três pessoas distintas, mas o mesmo Deus Soberano.
  25. 25. Lição 2 - Deus, o Criador
  26. 26. Deus Abençoe !

×