Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Licao 7 1 t - 2019 - betel

Slide Lição 7 – Reconhecer e Lidar com Casos de Bipolaridade
Slide Licao 7 1 t - 2019 - betel

  • Login to see the comments

Licao 7 1 t - 2019 - betel

  1. 1. ebd-betel.blogspot.com.br Reconhecer e Lidar com Casos de Bipolaridade
  2. 2. Buscando orientações Divinas e Bíblicas para o tratamento de distúrbios emocionais e outros transtornos Enfermidades da Alma II 1º Trimestre Ano 2019
  3. 3. Lição 1 – Enfrentando e Vencendo as Adversidades Lição 2 – Enfrentando o Sentimento de Solidão Lição 3 – Tratando de Comportamentos Persistentes de Desobediência Lição 4 – Enfrentando o Transtorno do Sono Lição 5 – Vencendo o Desespero e o Medo Lição 6 – Enfrentando os Traumas da Vida Lição 7 – Reconhecer e Lidar com Casos de Bipolaridade Lição 8 – Lidando com a Instabilidade e Hipersensibilidade Generalizadas Lição 9 – Conhecendo a Distimia para ajudar os que estão sofrendo Lição 10 – Como Ajudar os que Sofrem com o Narcisismo Lição 11 – Esgotamento Físico e Mental: Prevenção e Tratamento Lição 12 – Conhecendo e Lidando com os Transtornos Alimentares Lição 13 – Como Vencer a Desesperança
  4. 4. Mostrar o que é bipolaridade; Ensinar como identificar as características da bipolaridade; Apresentar a similaridade de sintomas. ❶ ❷ ❸
  5. 5. “Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e acho a ciência dos conselhos.” (Pv 8.12)
  6. 6. A perseverante prática da comunhão entre os discípulos de Cristo é um importante auxílio no cuidado de quem sofre com a bipolaridade.
  7. 7. 1 – Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus ! 2 – A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus ? 5 – Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim ? Espera em Deus, pois ainda o louvarei na salvação da sua presença. 6 – Ó meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida; portanto, lembro-me a ti desde a terra do Jordão, e desde os hermonitas, desde o pequeno monte. Salmo 42.1,2,5,6
  8. 8. Peça a Deus para levantar profissionais nas áreas da saúde, educação e segurança.
  9. 9. Estudaremos acerca de um transtorno de humor que tem causado muita confusão na cabeça das pessoas, devido à dificuldade de convivência com indivíduos que sofrem com o Transtorno Bipolar.
  10. 10. O Transtorno Bipolar, conhecido como transtorno maníaco-depressivo, também é chamado de transtorno de humor. O bipolar apresenta um comportamento no qual as variações de humor ocorrem com episódios de bom humor, tristeza e irritabilidade.
  11. 11. No Transtorno Bipolar, o indivíduo pode estar em duas fases, a saber : Fase Maníaca Fase Depressiva O indivíduo está muito feliz e com ânimo elevado. O indivíduo está muito triste.
  12. 12. 1.2 – Tipos de Bipolaridade 1.1 – Como se apresenta a Bipolaridade 1.3 – Ajudando nossos Irmãos
  13. 13. Estado Misto ocorre quando as fases maníacas (ou hipomaníacas) sobrepõe à depressiva. Fase Maníaca Fase Depressiva quadro de inquietação falta de interesse ou de prazer
  14. 14. Foto: Revista saúde No “estado misto” se desenvolve um quadro de angústia.
  15. 15. Nem sempre o surgimento destes sintomas é um sinal de bipolaridade. Somente o profissional adequado pode fazer um diagnóstico correto
  16. 16. "O SENHOR é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam." Naum 1:7
  17. 17. As oscilações do humor são a principal característica da bipolaridade Alegria Intensa melancolia forte depressão
  18. 18. A bipolaridade ainda pode ser classificada como: quando o indivíduo sofre com episódios maníacos e períodos de depressão profunda. quando as fases depressivas se intercalam com episódios maníacos menos intensos, ou seja, hipomania.
  19. 19. Há ainda a ciclotimia, uma forma disfarçada de transtorno bipolar, já que as oscilações ocorrem entre a hipomania e uma forma de depressão leve. A ciclotimia, às vezes, é confundida com depressão.
  20. 20. As oscilações de humor próprias dos sintomas da bipolaridade também estão presentes em membros da igreja. Um acompanhamento correto (eclesiástico e médico) será de grande valia na avaliação do caso.
  21. 21. É preciso estar alerta quando o discípulo de Cristo não desfruta da alegria de servir a Deus.
  22. 22. 2.2 – Níveis de Energias Alterados 2.1 – Dificuldade de se Concentrar 2.3 – Apetite Irregular Algumas características devem ser observadas e investigadas com o intuito de confirmar o diagnóstico da bipolaridade.
  23. 23. O indivíduo tem uma grande dificuldade de se concentrar na realização de atividades normais, como também tomar decisões. O indivíduo tem dificuldade de memorização.
  24. 24. Quem é bipolar na fase maníaca poderá apresentar um nível elevadíssimo de energia, apresentando disposição para realização de diversas tarefas.
  25. 25. No entanto, na fase depressiva, o nível de desânimo será impressionante para a realização de qualquer atividade.
  26. 26. Existe um perigo na fase depressiva, na qual o indivíduo apresenta pensamentos destrutivos, considerando, até o suicídio como uma opção.
  27. 27. Na fase maníaca, alguns indivíduos podem desenvolver um comportamento compulsivo por alimentos, ou bebidas alcoólicas e outras drogas.
  28. 28. Foto : Vix Na fase depressiva, o comportamento muda para queda no apetite, ocasionando uma perda excessiva de peso.
  29. 29. Esta regra não se aplica a todos portadores do transtorno, pois o sintomas podem aparecer invertidos em outros indivíduos Fase depressivaFase maníaca Perda de Apetite compulsão alimentar
  30. 30. A dificuldade de diagnosticar enfermidades da alma está na similaridade encontrada nos sintomas. 3.2 – Episódio Depressivo 3.1 – Perda de Horas de Sono 3.3 – Doença não é Desvio de Caráter
  31. 31. Na bipolaridade, o indivíduo na fase maníaca passa a sofrer com a perda de horas de sono, desenvolvendo um quadro de insônia.
  32. 32. O quadro de insônia é provocado pelos constantes episódios de euforia e agitação, comuns ao aparecimento da bipolaridade. É preciso estar atento, pois na fase maníaca o indivíduo resiste ao tratamento, alegando não estar doente.
  33. 33. Na bipolaridade, o indivíduo na fase depressiva experimenta uma sensação de esgotamento e desânimo profundos, passando a dormir mais do que o normal.
  34. 34. A sensação de falência física e mental surge mais acentuada, pois são próprias do quadro de depressão.
  35. 35. O profeta Elias, após experimentar uma grande vitória (1 Rs 18.37-40), viveu esta experiência de falência física e mental e prostrou-se embaixo de um zímbro (1 Rs 19.4-6).
  36. 36. Na fase maníaca, pode ocorrer alterações severas na libido, onde o indivíduo irá apresentar um desejo demasiado em ter relações sexuais. SEXO SEXO SEXO SEXO SEXO SEXO SEXO SEXO SEXO
  37. 37. Já na fase depressiva o comportamento pode ser oposto, apresentando total falta de prazer e interesse em ter relações sexuais.
  38. 38. A enfermidade não pode ser usada como pretexto para desvio de caráter, pois tal comportamento é condenado pela Palavra e punido como pecado. “Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira” (Ap 22.15).
  39. 39. A igreja de Cristo não pode agir como se tivesse medo de pessoas com Transtorno Bipolar ou maníaco-depressivo. A Igreja deve saber lidar, promovendo um ambiente de inclusão e acolhimento, que muito contribuirá no tratamento Medico-terapêutico.
  40. 40. 1. Por que em momentos de angústia devemos buscar paz em Deus ? R. Porque Ele é bom e uma fortaleza no dia da angústia (Na 1.7) 2. Quando é preciso estar alerta ? R. Quando o discípulo de Cristo não desfruta da alegria de servir a Deus (Sl 42.1-6) O que a Palavra de Deus nos orienta ? R. A sermos simples e prudentes (Mt 10.16) Qual profeta viveu a experiência de falência física e mental ? R. Elias (1 Rs 19.4-6). 5. O que não pode ser usada como pretexto para desvio de caráter ? R. A enfermidade (Ap 22.15).
  41. 41. ebd-betel.blogspot.com.br Lição 8 – Lidando com a Instabilidade e Hipersensibilidade Generalizadas
  42. 42. Deus Abençoe !

×