Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Domínio da linguagem

5,061 views

Published on

“A importância da fala, da escrita e da oralidade na formação da cidadania”

Published in: Education
  • Be the first to comment

Domínio da linguagem

  1. 1. Domínio da Linguagem
  2. 2. “A importância da fala, da escrita e da oralidade na formação da cidadania”
  3. 3. “A linguagem équalquer processo de comunicação”(Rocha Lima, Gramática Normativa da Língua Portuguesa)
  4. 4. A linguagem e suas diversas formas de comunicação verbais e não verbais (olhares, gestos e movimentos), permite aos sujeitosinteragirem uns com os outros e com o mundo que os rodeiam.
  5. 5. Através desses diferentes momentosinterativos, além da comunicação há a produção do conhecimento.
  6. 6. Refletir sobre osestudos da língua e desenvolver o domínio dalinguagem deve serum compromisso de todas as áreas. “A aprendizagem e a linguagem são indissociáveis.” (Vygotsky)
  7. 7. Escrever bem não significa necessariamente dominar a linguagem. Comunicação em contexto. Leitura , escrita, oralidade e vocabulário.
  8. 8. Domínio da Linguagem é: decodificar formas e símbolos e relacioná-los a diversos campos doconhecimento, envolvendo componentessensoriais, emocionais, intelectuais, eco nômicos e culturais.
  9. 9. O que propicia um bom domínio da linguagem? O ato de ler e escrever deixam de ser atividades mecânicas para se tornarem mecanismos de informação de extrema importância para a formação de jovens críticos e conscientes de seu papel na sociedade.
  10. 10. Dominar a linguagem para se fazer respeitar ese fazer reconhecer como cidadão de um dado momento sociocultural.
  11. 11. Vídeo: o Camelô que virou marketeiroComo Transformar R$12 em R$120.000
  12. 12. “Ler e escrever leva a ampliação doconceito de leitura para „um processode decodificação e compressão deexpressões formais e simbólicas, queenvolvem tanto componentessensoriais, emocionais, intelectuais eneurológicos quanto culturais eeconômicos‟.”(EDUCATRIX: A revista que pensa a educação.Ano I. Nº 1. Editora Moderna. Setembro de2011. P. 36.)

×