Aula IED (2) Voltage

657 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
657
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
19
Actions
Shares
0
Downloads
20
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Aula IED (2) Voltage

  1. 1. IED - Coolhunting
  2. 2. DREAMTELLIGENCE Não há limites para sonhar surpreenda-me criatividadeoportunidade desejos
  3. 3. DREAMTELLIGENCE Drivers/ Problemas globais de toda ordem geram incertezas e inseguranças quanto ao equilíbrio do indivíduo, seu bem estar atual e futuro. Contexto Vivemos em um mundo colapsado e chegamos ao nosso limite. Nossas vidas já são reguladas demais e estamos cansados do racional Transformar a crise em oportunidade: pensar além do que é lógico e possível, usar Tendência nossa imaginação, intuição e criatividade para identificar soluções visionárias para os problemas da atualidade. O que antes era considerado fantasia, agora se torna realidade: o escapismo é mais que um desejo, é uma realidade concretizada em produtos, serviços e ações de todo tipo que surpreendem e trazem um pouco de diversão e cor para nossa vida diária.Manifestações Criatividade e inovação em produtos, serviços, espaços, ações de comunicação e intervenções urbanas que possibilitam brincar com aspectos da normalidade e transformar nosso dia a dia em algo menos previsível e mais divertido.
  4. 4. DREAMTELLIGENCEAção IKEAEstação Atocha (Madrid) Balanço no ponto de ônibus - Londres Ação IKEA Estação Chatelie (Paris)
  5. 5. DREAMTELLIGENCE Campanha BarclayCard “Waterslide” - Reino Unido
  6. 6. DREAMTELLIGENCE Campanha BarclayCard “Rollercoaster” - Reino Unido
  7. 7. DREAMTELLIGENCE Coca-Cola "Happiness Machine” - USA
  8. 8. DREAMTELLIGENCE Ação Cerveja Andes - Argentina
  9. 9. BRANDTOCRACIES Preciso de uma relação democrática com as marcas de consumo
  10. 10. BRANDTOCRACIES A proliferação do uso da mídia social e o poder dos comentários “on time” via Drivers/ Twitter e blogs está redefinindo o relacionamento que os indivíduos traçam entre si Contexto e com seu entorno. Há uma demanda cada vez maior dos indivíduos em relação às empresas que também devem mostrar um lado mais humano. Tendência ´ 3 C´s: Conversação, Colaboração e Criação. Empresas investem em uma relação dinâmica e democrática com seus consumidores, na qual o indivíduo interage com a marca mais ativamente e é ouvido por ela. Cultive fãs e amigos, mais que clientes e consumidores: o ponto central é estabelecer conversas verdadeiras com esses indivíduos e construir uma relação mais próxima e transparente. Inserção das marcas em plataformas open-source e comunidades criativas, dandoManifestações abertura para escutar os seus clientes e respondê-los imediatamente - “real-time branding”. Marcas que desempenham uma participação mais ativa no desenvolvimento da comunidade e de seus cidadãos, sendo responsável e colaborativa.
  11. 11. BRANDTOCRACIES Campanha Dominos Pizza Turnaround- Parte I – EUA
  12. 12. BRANDTOCRACIES Campanha Dominos Pizza Turnaround- Parte II – EUA
  13. 13. BRANDTOCRACIES Campanha Telefônica em Ação - Brasil
  14. 14. BRANDTOCRACIES GM Laboratory Blog – Participação dos consumidores no desenvolvimento de novos modelos Projeto Open Innovation Cadbury - desafios de inovação
  15. 15. BRANDTOCRACIES Nike e Pepsi – Colaboração a projetos sociais
  16. 16. TEMPORALIZAÇÃO Outros tempos pulsam no presentecoexistênciasaudosismovintagismotempo
  17. 17. TEMPORALIZAÇÃO Drivers/ As últimas décadas foram marcadas pelo alargamento do presente. Por um lado, Contexto negava-se o saudosismo e apego às tradições, por outro, perdia-se a confiança no progresso. Tudo passou a se justificar pela intensidade com que era vivido o agora, mas esse desprendimento do tempo levou à fragilização da identidade do indivíduo. Na sociedade contemporânea, o tempo não é mais um inimigo. Tendência Passado, presente e futuro co-existem sem problemas e mais, se misturam. Lembrar o passado e imaginar o futuro são formas de humanizar o dia a dia, gerar momentos prazerosos de respiro e compensar o ritmo acelerado da rotina. O vintage e as estéticas retrôs estão em alta, objetos dão ao indivíduo aManifestações sensação de que possuem uma história. Aumenta o interesse na origem dos produtos, serviços e marcas; quando algo tem história, produz mais sentido. Valorização da artesania, da simplicidade, do provinciano.
  18. 18. TEMPORALIZAÇÃOiRetrofone Handmade - Criada por Freeland Studios Askinosie Chocolates - EUA
  19. 19. TEMPORALIZAÇÃOBiscoitos da La Cure Gourmand – França
  20. 20. TEMPORALIZAÇÃOCampanha Panificadora Lieken-urkorn - Alemanha
  21. 21. TEMPORALIZAÇÃOCampanha Barilla - Itália
  22. 22. conforto satisfaçãoCOOL DESIGN humanização estética agradável Eu me identifico com o que é friendly
  23. 23. COOL DESIGN Drivers/ Os excessos invadem todas as esferas do cotidiano, gerando angústia no Contexto indivíduo que se vê exposto a um contexto de hiperestímulos e hiperescolhas. A introdução da tecnologia na vida das pessoas gera novas interfaces e modelos de interação que quebram com paradigmas e tradicionalismos. Tudo o que é atraente, inspirador, promissor e inusitado leva à uma melhor Tendência aceitação por parte do indivíduo. A mensagem positiva através da imagem ganha importância. Cool Design é a estética qualificada para se destacar, surpreender, fugir do convencional e, acima de tudo, agradar. Ajustar as esferas humana e tecnológica é fundamental, em um mundo onde asManifestações interfaces tornam-se cada vez mais importantes. Designs agradáveis, tanto estética quanto ergonomicamente, são importantes.
  24. 24. COOL DESIGN “My sweets” – Tithi Kutchamuch. Conceito e promessa de produto aliado ao design - Reino Unido
  25. 25. COOL DESIGN LG com projetor
  26. 26. COOL DESIGN MSN Talk
  27. 27. TRANSITABILIDADEPreciso ser versátilem um mundo cheiode possibilidadesTransitarFlexibilidadeLiberdadeVersatilidade
  28. 28. TRANSITABILIDADE Drivers/ O excesso de compromissos e tarefas exige que o indivíduo seja cada vez mais Contexto dinâmico. A busca constante da realização profissional e pessoal cria adaptações às diversas exigências , aprendizados e atuações em qualquer contexto. É preciso ser versátil em um mundo repleto de possibilidades. Tendência Sistemas interligados se tornam fatores importantes que aceleram a transformação do indivíduo e o tornam capaz de transitar entre diversos universos – reais ou virtuais. Flexibilidade: interpretação de diversos papéis e funções, através de estratégiasManifestações de adaptação, readequação, fusão e ecletismo. O desapego às referências fixas é elemento necessário para a sobrevivência e leva à liberdade de trânsito.
  29. 29. TRANSITABILIDADE Campanha Nike
  30. 30. PERTENCIMENTOPreciso pertencerpara serIdentificaçãoOrigemTribosInclusãoRedes Sociais
  31. 31. PERTENCIMENTO Drivers/ Contexto As referências tradicionais – tais como família e casamento – já não possuem a mesma força de antes e o indivíduo passa a buscar proteção e conforto através do elo com grupos de interesses e estilos semelhantes ao seu. Tendência Os indivíduos querem e gostam de sentir-se incluídos, protegidos por comunidades com interesses e estilos semelhantes. Buscam pertencer à grupos culturais para construir uma identidade. Necessidade de inserção em grupos, sejam eles reais ou virtuais.Manifestações As pessoas passam a formar grupos “que falam a mesma língua”, descobrindo características comuns entre todos. A busca por semelhanças de gênero, etnia, idéias e estilos de vida passa a aproximar os indivíduos. A relação com o grupo de amigos ganha força e importância primordial.
  32. 32. PERTENCIMENTO Novas mídias sociais que combinam hábitos de TV – “co-viewing “ http://www.TVloop.com http://www.view2gether.com/TV Loop, View2gether & JustinTV: redes sociais que permitem o usuário navegar entre “salas virtuais”para assistir, compartilhar e discutir filmes e programas de TV com outros usuários.
  33. 33. SINGULARIZAÇÃO Único Quero que minhas escolhas Exclusivo me diferenciem Especial porque sou único Diferenciação
  34. 34. SINGULARIZAÇÃO Drivers/ Contexto Ser diferente é um dos requisitos para ser bem aceito pelo grupo, portanto se destacar culturalmente da maioria é essencial. É necessário ser único, criativo e ousado, ter idéias e projetos especiais. Tendência Se destacar da massa, mesmo pertencendo a um grupo com estilo e interesses homogêneos, é uma necessidade. Ser diferente é essencial. Como consumidor, o indivíduo busca produtos e serviços exclusivos, visibilidade,Manifestações customização e releitura do que já existia. O empreendedorismo ganha novo significado, mais democrático, por meio da internet que possibilita visibilidade e diferenciação.
  35. 35. SINGULARIZAÇÃO Boxee (US): software no PC, no Apple TV ou hardware (Box). Acessa a portais multimídia próprios ou de parceiros, armazenam, gerenciam e compartilham o conteúdo acessado. http://www.boxee.TV/Apple TV (US): acesso à galeria iTuneshttp://www.apple.com/appleTV/
  36. 36. INTENSIDADETudo ao mesmo tempoagorapreciso aproveitarcada instantePouco tempoHiperCorreriaRotina IntensaSimultâneo
  37. 37. INTENSIDADE Drivers/ Crescente sensação de encurtamento do tempo gera a necessidade de Contexto transformar hábitos e criar mecanismos para manter o bem estar e cumprir numerosas tarefas. É preciso aproveitar de forma intensa e profunda cada momento. Tendência Fazer muitas coisas ao mesmo tempo, descartar da memória informações inúteis e gerenciar cada minuto do dia são algumas das habilidades que o indivíduo desenvolveu para lidar com o ritmo de vida atual. A tecnologia se torna aliada imprescindível das pessoas, pois gera aManifestações convergência de comunicação. A necessidade de ser eficiente e competente a todo momento faz com que o indivíduo exija o mesmo de empresas e serviços. Cada centavo gasto deve ser revertido em resultados positivos, prazer e satisfação total.
  38. 38. INTENSIDADENovas possibilidades de serviços da plataforma: realidade aumentada, mobilepayment, GPS e telefonia IP Mobile Payment Desenvolvimento de novas tecnologias que permitem a interface do celular com uma leitora de cartão de crédito
  39. 39. PLEASURE Quero a certeza do prazer, já! Gozo Instantâneo Aqui + Agora Recompensa
  40. 40. PLEASURE Drivers/ As referências de felicidade de antigamente já não possuem a mesma influência. Contexto Hoje, uma pessoa não precisa mais se encaixar nos padrões estabelecidos por tradições, crenças e normas familiares para ser feliz. A pressão do dia-a-dia e o ritmo de vida acelerado resultam na busca de mecanismos compensatórios. A busca por prazer e realização adquirem suprema importância, e uma espécie Tendência de hedonismo pós-contemporâneo ganha força. A inclusão de pequenos e grandes prazeres na rotina passa a ser indispensável e o imediatismo está presente no processo: o cidadão globalizado quer prazer, e quer agora. Agir e ter prazer são necessidades imediatas.Manifestações Produtos e serviços que gerem instantes de prazer são desejados sem culpa, o importante é usufruir e ter satisfação diferenciada e imediata.
  41. 41. PLEASURECampanha Frappuccino Starbucks Cofee - EUA
  42. 42. POWEARVisto-me de poder,porque precisosuperar meus limitese ter controleno meu cotidianoSuperaçãoSou capazControleObstinaçãoAtividade
  43. 43. POWEAR Drivers/ As transformações na economia diluem a sensação de estabilidade e o clima de insegurança aumenta a necessidade de manter-se no controle de sua própria Contexto vida. O indivíduo é sua própria referência e nada é impossível em um mar de opções. As descobertas científicas, os avanços tecnológicos e a superação de novos Tendência desafios que surgem diariamente emprestam ao indivíduo sensação de invencibilidade. A auto-suficiência na superação de responsabilidades de toda ordem gera o sentimento de que nada está fora do alcance. Ganham força e se inserem cada vez mais na sociedade, os grupos e minoriasManifestações tradicionalmente excluídos, todos os indivíduos são poderosos e capazes de se manifestar.
  44. 44. POWEAR G-speak: novas tecnologias que vão além na interface do indivíduo com o computador.The Microsoft Future: novas plataformas etecnologias redefinem o espaços virtual e real.
  45. 45. CONSCIACTION atitude preocupaçãoCuido-me- responsabilidade Preocupo coletividade
  46. 46. CONSCIACTION A sensação de amparo e proteção que as instituições públicas transmitiam no Drivers/ passado desapareceu. O individuo é responsável pelo próprio destino e assume o Contexto peso das responsabilidades sociais e ambientais. O ritmo acelerado do dia-a-dia cria o desejo quase desesperado pela humanização e desaceleração da vida, por outro lado a sede por novidades é uma característica inerente à sociedade contemporânea. Novas idéias e produtos que tornem a vida mais fácil e não poluam o meio Tendência ambiente são muito bem-vindos. O ser humano ganha uma postura mais propositiva e empreendedora diante dos problemas, oportunidades e soluções. Pessoas, empresas e ONGs passam a agir paralelamente e fomentar ações positivas. O consumo responsável, que evita o desperdício e elege marcas e produtos queManifestações não agridem a natureza ou exploram mão-de-obra escrava, está na ordem do dia. Produtos, idéias e serviços que humanizem e simplifiquem as tarefas cotidianas assim como ações com resultados positivos no dia-a-dia são valorizados.
  47. 47. CONSCIACTION Filosofia da empresa: “Proporcionar produtos verdes de qualidade de modo que o jeito de construir e viver verde seja fácil, acessível e gratificante”. Meca Verde- produtos eco-friendly para casa – EUA
  48. 48. CONSCIACTION Campanha Innocent Smoothies- Reino Unido
  49. 49. NOVA APROPRIAÇÃOPreciso incorporar as mudanças para expandir minhas qualidades revolução tecnologia metamorfose novos meios
  50. 50. NOVA APROPRIAÇÃO Drivers/ O ritmo das mudanças exige a readequação de qualidades, características e Contexto atitudes todos os dias, de forma natural e em sintonia com as novas tecnologias que em pouco tempo já se tornam obsoletas. Tendência É preciso incorporar as mudanças para expandir as qualidades. Diariamente os indivíduos se apropriam de novas linguagens, referências, tempos e espaços sem muito esforço ou sofrimento.Manifestações As formas de expressão ganharam velocidade e democratização. As relações criadas a partir da internet geram novos meios e se apropriam da velha gramática para criar uma linguagem particular.
  51. 51. NOVA APROPRIAÇÃOCampanha - Google - EUA
  52. 52. SAFEELING Quero me sentir seguro, apesar detodas as incertezas acolhimento segurança blindagem confiança
  53. 53. SAFEELING Drivers/ O clima caótico e banalização da violência perseguem o indivíduo em diferentes Contexto contextos. O ambiente hostil e a paranóia diária que envolvem o homem estimulam continuamente a desconfiança e a fragilidade. Para fugir das ameaças que habitam o lado de fora, o indivíduo escolhe a Tendência reclusão para compensar a ansiedade. Ficar em casa é seguro e charmoso: as casas se transformam em microcosmos do mundo, verdadeiras bolhas de tranqüilidade que possuem tudo o que o morador julga necessário. Produtos, serviços e ambientes que transmitam segurança e livrem as pessoas dosManifestações perigos ocultos e declarados são mais que bem vindos. Cool Islands: spa, retiros espirituais e ambientes indoors são procurados para vencer a paranóia e lidar melhor com as seguranças psicológicas e físicas.
  54. 54. SAFEELINGSofa Ultra relaxante – concursode design de móveis realizado pela Yanko Design
  55. 55. HIPERESTESIATenho meu corpocomo receptáculoda vida e deminhas emoções bem-estar sensações auto preservaçãoautoestima
  56. 56. HIPERESTESIA Nas últimas décadas a sociedade passou por duas fases, a primeira ditada pelo Drivers/ intelecto, e a segunda representada pelo culto obsessivo pela beleza. Contexto Uma relação de exclusividade e rivalidade criou-se entre estes dois movimentos, ou uma pessoa era inteligente, ou era bonita. Os tempos mudaram, hoje, cuidar da imagem é uma decisão louvável. É considerado inteligente quem cultiva mente e corpo, sem descuidar da imagem Tendência e estilo. A beleza e a vaidade viraram sinônimos de bem estar e qualidade de vida. Os cuidados pessoais passam a ser boas maneiras de neutralizar as pressões diárias, uma forma inteligente de preservar a identidade pessoal. Todos os cinco sentidos ganham importância e atenção como uma nova razão eManifestações trabalham juntos e simultaneamente na interação com a sociedade. O grande bombardeamento de estímulos com foco em um único sentido acabou por anestesiar as pessoas. A noção de beleza está relativizada e ganha status de inteligência, de sentir-se feliz, cheio de vigor e saúde.
  57. 57. HIPERESTESIACampanha Pioneer para o produto Kuro.
  58. 58. HIPERESTESIA O jantar no escuro no restaurante O.Noir propicia experiência culinária única. Ao neutralizar a visão os outros sentidos são aguçados, fazendo com que o aroma e sabor da comida sejam degustados de maneira intensa.Restaurante O.Noir intensifica experiência com os sentidos
  59. 59. HIPERESTESIAA Casa Natura ofereceao público apossibilidade deprovocar seus sentidoscom todos os produtosda empresa. Nenhumdeles é vendido naCasa, mas o clientepode experimentartexturas, aromas e corese vivenciar o conceitoda marca”Bem estarbem”. Casa Natura propicia experiência sensorial.
  60. 60. HIPERESTESIARede de supermercados – Mpreis – Áustria
  61. 61. HIBRIDIZAÇÃO Busco o diferente e o inusitado para descobrir quem sou e comunicar ao mundoexperimentaçãodiversidadeinovarlaboratório
  62. 62. HIBRIDIZAÇÃO Drivers/ Foi-se o tempo em que pureza era mais bem vista que multiplicidade. Contexto As diferenças só têm a agregar e quanto mais misturado melhor. A noção de “pureza” virou estigma obsoleto e foi completamente descartada pela sociedade contemporânea, sendo sinônimo de limitação e tédio. A tendência é negar tudo que soar previsível demais, é sair da rotina. Interagir com Tendência universos diferentes agrega valor. Mesclar diferentes culturas, ideologias, artes e estilos gera riqueza e complexidade, novidade e dinamismo. A idéia é misturar referências até achar algo único e surpreendente: o resultado que se busca é a fuga do óbvio. Parcerias entre marcas e empresas não concorrentes para somar potenciais deManifestações identificação com o público: atração de opostos. Causar sensações e perturbar a lógica pré-estabelecida, destruindo pré-conceitos, tirando da rotina, fugindo do lugar comum e do que é previsível demais. Destacam-se as novas mídias e o uso de novos espaços para comunicação.
  63. 63. HIBRIDIZAÇÃO
  64. 64. HIBRIDIZAÇÃOLona interativa de 1.500 metros com a mensagem: “Envie ZERO para 7051 epegue sua lata aqui e agora.”“Campanha mobile de Coca-cola Zero - Espanha
  65. 65. FLUIDEZO meu mundo écomplexo demais paraapenas uma explicaçãocomplexidadeparadoxoexperimentaçãotransdisciplinar
  66. 66. FLUIDEZ Drivers/ O mundo virtual e os diversos meios de comunicação da contemporaneidade Contexto abrem janelas para universos diferentes que transformem o cotidiano das pessoas em trajetos não lineares e nada óbvios. Na nossa sociedade, rótulos e estereótipos se tornam barreiras que limitam a capacidade de criar e aprender. O que é definitivo atrapalha o fluxo. As informações transitam sem relação direta ou previsível, a singularidade faz Tendência com que as pessoas criem redes próprias e flexíveis altamente instáveis. O indivíduo circula por contextos diversos experimentando e compreendendo o universo de forma múltipla, mesmo que efêmera. Fugir do óbvio parece uma regra contemporânea. É preciso mudar, a qualquerManifestações momento, de assunto, de ponto de vista e de abordagem. Parcerias com marcas de produtos fora da área conhecida, serviços alternativos que mostrem a personalidade da empresa por meios indiretos e não convencionais são iniciativas bem recebidas. As informações devem ser de fácil assimilação, apresentadas de modo simples e para consumo rápido, imediato.
  67. 67. FLUIDEZ Os esmaltes serão não apenas comercializados em lojas no Reino Unido como também adquiridas como brindes pelos consumidores da bebida.Parceria Diet Coke e marca de cosmético Nails Inc
  68. 68. consumo igualdadeONTOBUSINESS livre mercado identificaçãoAs empresas fazem parteda minha vida, exijotransparência
  69. 69. ONTOBUSINESS Drivers/ No passado, o setor privado era visto como um dos grandes vilões da sociedade. Contexto Empresas e indivíduos mantinham uma relação passiva e hierárquica. Hoje, após um período de crise econômica mundial, os questionamentos sobre consumo e empresas parece afetar a relação dos indivíduos com o setor privado, gerando um pouco de desconfiança e ceticismo em relação à atividade corporativa. O individuo deixa de ser uma vítima passiva do capitalismo e se torna um agente. Tendência Empresa e consumidor mantêm uma relação saudável e igualitária, onde quem consome passa a ter o poder de escolher. Assim, uma empresa passa a ser escolhida ou vetada de acordo com a ideologia e estilo do indivíduo, promessa e comprometimento com o consumidor. Maior cobrança por transparência em relação as empresas. Mais que simplesmenteManifestações vender produtos e serviços, é preciso abrir um dialogo verdadeiro e construir uma relação concreta, fornecendo experiências que tenham um sentido para o indivíduo. O público mantêm uma forte disposição em compartilhar e ecoar informações – positivas ou negativas – sobre fatos, serviços e produtos com os quais se relacionam.
  70. 70. ONTOBUSINESS Starbucks e Best Buy – Canais de relacionamento online
  71. 71. TRANSVALORAÇÃOMeus valores nãosão mais fixos presente busca niilismo metamorfose
  72. 72. TRANSVALORAÇÃO Drivers/ Conceitos antes muito bem definidos, como certo e errado ou bem e mal, se Contexto tornam relativos e discutíveis, trocando de posição livremente de acordo com as circunstâncias em jogo. Hoje, a verdade não é tão facilmente definida e identificada, pois os parâmetros nos quais ela se baseia – crenças, tradições e etc – já não possuem grande influência no mundo contemporâneo. A ausência total de referências fixas levou a sociedade a uma versão moderna Tendência de niilismo. O respeito a liberdade e à diversidade se mantém acima de quase tudo; a ética e a moral são definidas através de ações com resultados positivos e práticos para todos os envolvidos. Atitudes que geram benefícios ao planeta são valorizadas e comemoradas.Manifestações É preciso ser um agente multiplicador de fatos e conceitos que garantem bem estar coletivo. O comportamento ético esperado segue a linha de idéias como o desenvolvimento sustentável, consumo consciente, responsabilidade social, respeito a diversidade e á opinião de parceiros, clientes e amigos. Mais importante que afirmar um valor é compartilhá-lo.
  73. 73. TRANSVALORAÇÃO Campanha Starbucks Coffee - EUA
  74. 74. FABLE LIFENo meu mundotudo é possível subversão novo olhar escapismo emocional
  75. 75. FABLE LIFE Drivers/ Contexto A hiper-regulação, a competitividade, o excesso de pragmatismo e a frieza da vida prática fazem com que os indivíduos almejem a fuga para uma nova realidade. Os indivíduos desejam o afastamento momentâneo da racionalidade Tendência contemporânea, algo que propicie a imersão ao inconsciente e a profusão de sensações provocadas pela descoberta do desconhecido. As ferramentas de simulação ajudam a desenhar e testar cenários potenciais, possibilitando ultrapassar a barreira do possível para construir novos mundos. A aproximação dos referenciais da inocência e da despreocupação infantis como forma de refúgio de um mundo competitivo e veloz produz um ambienteManifestações de afetividade e de doçura. Tomam destaque artifícios que permitem o real se parecer com fantasia e jogos. Animismo: explorar um amplo universo de fantasias, dar vida as coisas, exploração do universo das fábulas.
  76. 76. FABLE LIFE Mundo mágico das fábulas Lata musical, toca de forma bem tranqüila o tema oficial da fábula – Biscoito Disney
  77. 77. Quero um mundo IN-MUTABILIDADEdurável em suastransformações durabilidade atualização reprogramação liberdade + permanência
  78. 78. IN-MUTABILIDADE Drivers/ Após a cultura dos excessos que provou que abundancia não traz felicidade, o Contexto mundo passou a se preocupar com questões relacionadas à sustentabilidade. Este comportamento não é uma novidade, porém algumas mudanças começam a ser observadas. O indivíduo anseia por produtos e serviços que durem mais, mas que estejam Tendência alinhados a novidades e atualizações. Os bens devem se conservar, mas devem ser mutáveis e dinâmicos para acompanhar as suas necessidades. Uma nova lógica de sustentabilidade se forma: para além da esfera do consumo, cada pessoa carrega consigo o devir e a potencialidade de diversos desejos e necessidade futuras. Produtos e serviços desenvolvidos para serem profundamente transformadosManifestações conforme necessidades; o que vale é a possibilidade de reprogramar um objeto para que ele responda a problemas ainda não detectados. O consumidor busca soluções que não sejam descartadas rapidamente. Através dos conceito “skin e widgets”, a aparência e a funcionalidade das coisas podem ser redesenhadas.
  79. 79. IN-MUTABILIDADE Embalagem pode ser transformada de acordo com necessidades específicas. Ela consiste de chapas de papelão reciclado que se dobram conforme o formato do pacote a ser envolvido.Criação pelo designer Patrick Sung
  80. 80. CURADORIAPARTICIPATIVA Quero me enxergar na coletividade a que pertençoco-criaçãoseleção de conteúdocoletivodecisão
  81. 81. CURADORIA PARTICIPATIVA A velocidade das mudanças, incluindo a da própria identidade, somada ao Drivers/ rompimento com as referências tradicionais geram uma insegurança no indivíduo. Contexto Não há mais um “status quo” que forneça normas e condutas, mas também não é aceitável a submissão aos poderes conservadores e tradicionais. Tudo isso resulta na falta de assertividade, de posicionamento individual, e na dificuldade de se comprometer em relação à tomadas de decisão. Indivíduos querem se enxergar na coletividade a que pertencem. Tendência Emergem as redes de compartilhamento, físicas ou virtuais, como alternativas compensatórias. Estas redes, formadas a partir de afinidades e interesses pontuais, permitem o livre trânsito de opiniões, informações, idéias e experiências sem constrangimento ou provação. Atividades sociais, reuniões ou espaços físicos apropriados por uma coletividadeManifestações ganham notoriedade na comunhão de realizações e partilhamento das conseqüências. Junto ao poder de escolha que ganhamos com a internet, veio também o excesso. Podemos escolher o que queremos consumir, mas determinar aquilo que queremos não é tarefa fácil.
  82. 82. CURADORIAPARTICIPATIVA Personal News Project: parceria do Swiss Post e da empresa de tecnologia alemã Syntops. Serviço experimental disponível apenas em Zurich Entrega matinal de um jornal montado de acordo com o perfil de cada cliente, usando como fonte diversos jornais europeus e norte-americanos.
  83. 83. HOMESTEAD 3.0Home switch Home multi-funcionalidade integração ficar em casa tecnologia
  84. 84. HOMESTEAD 3.0 Drivers/ O lar está se tornando um espaço multifuncional, integrado e conectado e cada Contexto vez mais abriga várias gerações. As pessoas passam cada vez mais tempo em casa e formas novas de aproveitar esse tempo surgem. Cada espaço doméstico possui suas próprias especificidades e é pensado e Tendência customizado de acordo com as necessidades de cada um. A tecnologia está presente em todos os cômodos da casa e integrada na própria arquitetura do lar, a fim de criar a privacidade que os lares compartilhados trazem, e acompanhar o aumento de indivíduos que trabalham desde casa.Manifestações Mesmo que passar mais tempo em casa seja uma reflexão dos efeitos da crise, famílias gastam cada vez mais em aparelhos tecnológicos. Marcas que consigam aliar os princípios do consumo consciente com design criativo têm maior capacidade de gerar buzz e atração imediata.
  85. 85. HOMESTEAD 3.0Vídeo games interativos e comtecnologia “motion control” Project Natal: com lançamento previsto para dezembro de 2010, plataforma elimina o controle remoto completamente
  86. 86. FREESUMERISM Use antes de comprar troca conquista experimentação valor
  87. 87. FREESUMERISM Drivers/ Quando escolhemos entre dois produtos a tendência é reagir exageradamente Contexto ao que está sendo oferecido de graça. Esse comportamento natural de compra está criando formas cada vez mais inovadoras de vender produtos e descobrir novas fontes de renda. A internet e a acessibilidade da tecnologia são as forças propulsoras por trás deste movimento em direção ao gratuito. Não queremos mais pagar por conteúdo, e estamos optando por consumir aquilo Tendência que tem custo zero. Com bens materiais de graça, é a experiência que agrega valor para os indivíduos, e é neste âmbito em que marcas podem colocar um preço em sua oferta. Hoje há uma infinidade de opções para atingir públicos cada vez mais específicos com ofertas personalizadas. Potenciais clientes experimentam o produto, ou usufruam do serviço antes de seManifestações comprometerem financeiramente, e livre de condições. Com o preço de commodities tendendo ao zero, os benefícios intangíveis propulsionarão o negócio.
  88. 88. FREESUMERISM Loja onde o cliente escolhe o produto e leva sem pagar. Em troca, após o uso, o cliente deve responder a um questionário apontando defeitos, qualidades, pontos positivos, prós e contras. http://www.clubeamostragratis.com.br/
  89. 89. FREESUMERISM Projeto Chirs Woebken – “desaparecimento do dinheiro físico” – Universidade RCA - Inglaterra
  90. 90. IMPRESSIONMANAGEMENTEu sou o termômetroon line da sua marca
  91. 91. IMPRESSION MANAGEMENT Drivers/ Ao passo que a internet amplia a visibilidade de indivíduos e marcas surge a Contexto necessidade de construir uma “Brand Me”, com base nas características que as marcas sempre tiveram na sociedade offline. É preciso que as marcas garantam uma forte presença online e bom Tendência relacionamento com pessoas populares nas redes de relacionamento. É mais importante para a marca estar associada à imagem de pessoas tomadas como referência e populares na web do que ter seu próprio blog ou site, de modo a aumentar os pontos de difusão da marca. Criação de espaços para que os indivíduos falem bem ou falem mal da marca,Manifestações caso contrário eles arranjarão outros meios. Envolver as pessoas, monitorar seus comentários e abrir um diálogo transparente com elas. Os comentários negativos devem ser vistos como oportunidade para implementar melhorias e expor-las, primeiramente, aos que se queixaram.
  92. 92. IMPRESSIONMANAGEMENT Google associa a sua imagem ao Mistery Guitar Man através de um patrocínio. Famoso na web por seus vídeos no You Tube com mais de um milhão de exibições, foi convidado pela empresa a criar um vídeo para a campanha do Nexus One Google Phone. http://www.youtube.com/watch?v=e7KneFb3weE
  93. 93. IMPRESSIONMANAGEMENT A varejista inglesa Topshop convida clientes da loja a interagir com profissionais da indústria de cosméticos através de plataforma interativa online.
  94. 94. IED - Coolhunting

×