Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Gramsci e Educação - JH Correa y L Ferreira

465 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Gramsci e Educação - JH Correa y L Ferreira

  1. 1. Secretaria da Fazenda do Estado de GoiásGrupo Estadual de Educação Fiscal – GEFE/GOGramsci e EducaçãoGramsci e EducaçãoVemConosco?
  2. 2. Secretaria da Fazenda do Estado de GoiásGrupo Estadual de Educação Fiscal – GEFE/GOFrases de Antonio Gramsci“A tendência democrática de escola nãopode consistir apenas em que um operáriomanual se torne qualificado, mas em quecada cidadão possa se tornar governante”“Todos os homens são intelectuais, masnem todos os homens desempenham nasociedade a função de intelectuais”
  3. 3. Secretaria da Fazenda do Estado de GoiásGrupo Estadual de Educação Fiscal – GEFE/GOGramsci e Cidadania Alguns conceitos criados ou valorizados por Gramscihoje são de uso corrente em várias partes domundo. Um deles é o de cidadania. Foi ele quemtrouxe à discussão pedagógica a conquista dacidadania como um objetivo da escola. Ela deveriaser orientada para o que o pensador chamou deelevação cultural das massas, ou seja, livrá-las deuma visão de mundo que, por se assentar empreconceitos e tabus, predispõe à interiorizaçãoacrítica da ideologia das classes dominantes.
  4. 4. Secretaria da Fazenda do Estado de GoiásGrupo Estadual de Educação Fiscal – GEFE/GOA Mente Antes do Poder Hegemonia significa, para Gramsci, a relação dedomínio de uma classe social sobre o conjuntoda sociedade. O domínio se caracteriza por doiselementos: força e consenso. A força é exercidapelas instituições políticas e jurídicas e pelocontrole do aparato policial-militar. O consensodiz respeito sobretudo à cultura: trata-se de umaliderança ideológica conquistada entre a maioriada sociedade e formada por um conjunto devalores morais e regras de comportamento.Segundo Gramsci, “toda relação de hegemonia énecessariamente uma relação pedagógica”, istoé, de aprendizado.
  5. 5. Secretaria da Fazenda do Estado de GoiásGrupo Estadual de Educação Fiscal – GEFE/GOFunção do IntelectualPara Gramsci, a função do intelectual(e da escola) é mediar uma tomada deconsciência (do aluno, por exemplo) quepassa pelo autoconhecimento individual eimplica reconhecer, nas palavras dopensador, “o próprio valor histórico”. “Nãose trata de um doutrinamento abstrato”
  6. 6. Secretaria da Fazenda do Estado de GoiásGrupo Estadual de Educação Fiscal – GEFE/GOAcesso ao Código DominanteO terreno da luta de hegemonias é a sociedadecivil, que compreende instituições de legitimação dopoder do Estado, como a Igreja, a escola, a família,os sindicatos e os meios de comunicação. Aocontrário do pensamento marxista tradicional, quetende a considerar essas instituições comoreprodutoras mecânicas da ideologia do Estado,Gramsci via nelas a possibilidade do início dastransformações por intermédio do surgimento deuma nova mentalidade ligada às classes dominadas.
  7. 7. Secretaria da Fazenda do Estado de GoiásGrupo Estadual de Educação Fiscal – GEFE/GOAcesso ao Código DominanteNa escola prevista por Gramsci, as classesdesfavorecidas poderiam se inteirar dos códigosdominantes, a começar pela alfabetização. Aconstrução de uma visão de mundo que desseacesso à condição de cidadão teria a finalidadeinicial de substituir o que Gramsci chama de sensocomum – conceitos desagregados, vindos de fora eimpregnados de equívocos decorrentes da religião edo folclore.
  8. 8. Secretaria da Fazenda do Estado de GoiásGrupo Estadual de Educação Fiscal – GEFE/GOAcesso ao Código DominanteCom o termo folclore, o pensador designatradições que perderam o significado, mascontinuam se perpetuando. Para que o alunoadquira criticidade, Gramsci defende para osprimeiros anos de escola um currículo que lheapresente noções instrumentais (ler, escrever, fazercontas, conhecer os conceitos científicos) e seusdireitos e deveres de cidadão.
  9. 9. Secretaria da Fazenda do Estado de GoiásGrupo Estadual de Educação Fiscal – GEFE/GOReferências
  10. 10. Secretaria da Fazenda do Estado de GoiásGrupo Estadual de Educação Fiscal – GEFE/GOVem? JOSÉ HUMBERTO CORREA DE MIRANDA– Auditor Fiscal e Coordenador do Programa Estadual de EducaçãoFiscal - GOjcorreademiranda@yahoo.com.br LUCIRENE FERREIRA SANTANA GUALBERTO- Professora e Coordenadora Pedagógica do Programa Estadual deEducação Fiscal – GOlucirenesantana@yahoo.com.br

×