Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
VIVENDO BEM
1[Data]
VIVENDO BEM
2[Data]
FICHA TECNICA
José Nilton Barbosa / Vivendo bem em todas as fazes da vida
E-BOOK GRÁTIS
VIVENDO BEM EM...
VIVENDO BEM
3[Data]
Amados irmãos e irmãs, prezados amigos, é motivos de alegria estarmos aqui
para nos alegrar e juntos a...
VIVENDO BEM
4[Data]
Pv 1.7 - “O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos
desprezam a sabedoria e a instruç...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Vivendo bem

384 views

Published on

Esse estudo nos dar uma visão geral de como podemos viver em cada faze da vida, à luz da Palavra de Deus.

Published in: Spiritual
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Vivendo bem

  1. 1. VIVENDO BEM 1[Data]
  2. 2. VIVENDO BEM 2[Data] FICHA TECNICA José Nilton Barbosa / Vivendo bem em todas as fazes da vida E-BOOK GRÁTIS VIVENDO BEM EM TODAS AS FAZES DA VIDA Uma realização: Pr. José Nilton Barbosa, Teólogo e Psicanalista Clinico www.psicanaliseemacao.blogspot.com.br Se quiser falar com o autor, e contato pelo e-mail: prjoseniltonbarbosa@gmail.com A distribuição desse e-book é gratuita A venda é proibida
  3. 3. VIVENDO BEM 3[Data] Amados irmãos e irmãs, prezados amigos, é motivos de alegria estarmos aqui para nos alegrar e juntos agradecermos a Deus neste culto de gratidão. VIVENDO BEM EM TODAS AS FAZES DA VIDA Introdução: Todo ser vivo passa por duas fases na vida: nascimento e morte. O intervalo entre esses dois períodos vai depender da espécie e vários outros aspectos, a exemplo da qualidade de vida. Um camundongo, por exemplo, não vive mais do que quatro anos. Já um gorila, pode ultrapassar os 40 anos de idade. O ser humano, por sua vez, pode chegar a até 120 anos. A ciência costuma considerar que a vida humana está dividida em quatro fases. Infância: vai do nascimento até os 11 anos. Marcada pela aprendizagem, é o período do descobrimento. Do início das relações, fala, começo das caminhadas. A noção de escola, regras e limites começa a ser gestada. Há dependência dos adultos. (Jesus no meio dos doutores) Lc. 2.44-48 - “Pensando, porém, eles que viria de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia, e procuravam-no entre os parentes e conhecidos; E, como o não encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dele. E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os. E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas. E quando o viram, maravilharam- se, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos. E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai? E eles não compreenderam as palavras que lhes dizia. E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas. E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.” Adolescência: vai dos 12 aos 20 anos. O corpo passa por várias transformações, no corpo. É nessa fase, que surgem os relacionamentos amorosos e também o desenvolvimento mais aprofundado dos estudos. É a melhor faze para o crescimento. (Jovens eu vos escrevi... / Lembra-te do teu criador...) 1 Jo 2.13,14 - “Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevi, filhos, porque conhecestes o Pai. Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o malígno.” Ec 12.1 – “LEMBRA-TE também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;” Adulto: começa a partir dos 21 anos de idade. É o momento de várias mudanças, chegada da responsabilidade. Em alguns casos, já há independência financeira e mais tarefas a serem executadas. O trabalho é um aspecto importante e muitos já começam a pensar na formação de uma família, com filhos, casamento e etc. (O temor do Senhor é o princípio da sabedoria)
  4. 4. VIVENDO BEM 4[Data] Pv 1.7 - “O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução” Velhice: também chamada de terceira idade ou, mais recentemente, melhor idade. É nessa faze ou um pouco antes dela que os fios do cabelo começam a ficar brancos. A pele já está bem mais envelhecida e enrugada. Problemas de saúde também são mais comuns nesse estágio. Com muita experiência de vida, o cidadão começa uma fase em que transmitir os conhecimentos acumulados é uma das formas de estar cumprindo seu papel aqui na sociedade. Antigamente, o início da velhice se dava ao completar 70 anos. Agora, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, a velhice está sendo iniciada aos 75 anos de idade. Isso foi modificado porque muitas pessoas com até 65 anos de idade continuavam ativas no mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento do país e com boa qualidade de vida. (A nossa vida, é como um conto ligeiro / Sl 90.9-12 – “Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; passamos os nossos anos como um conto que se conta. Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando. Quem conhece o poder da tua ira? Segundo és tremendo, assim é o teu furor. Ensina- nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.”

×